O que aconteceu
Recebi contato telefônico da atendente Rosângela para tratar de anuidades em atraso junto ao CRT-SP. Após fornecer as informações cadastrais solicitadas, busquei esclarecimentos sobre os valores cobrados e a possibilidade de negociação com desconto para quitação à vista.
Contudo, minhas dúvidas não foram devidamente respondidas. A atendente demonstrou falta de cordialidade, adotou postura intransigente e encerrou a ligação sem prestar os esclarecimentos solicitados.
Reconheço minha responsabilidade em regularizar eventuais débitos, porém solicito:
Detalhamento completo dos valores cobrados;
Esclarecimento sobre juros, multas e demais encargos;
Informação sobre a possibilidade de desconto para pagamento à vista;
Atendimento respeitoso e transparente.
Aguardo retorno formal para que possamos resolver a situação de maneira amigável e transparente.
Alex Pereira da Silva
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo respondeu
23/09/2026 às 11:27
Prezado Sr. Alex,
Realizamos a audição e avaliação ao atendimento prestado ao Sr., reconhecemos que a atendente não cumpriu 100% em determinados momentos ao nosso padrão que buscamos manter, ou seja, de cordialidade. Lamentamos o ocorrido, pedimos desculpas. Estamos tomando as medidas necessárias para que isso não volte a ocorrer.
Relativo aos questionamentos do Sr., relativo ao registro no Conselho ser obrigatório, pois não apresentaria nenhum benefício, salientamos que o registro no conselho de classe, é obrigatório, não só exclusivamente do CFT/CRT SP (CAU, CREA E OAB), pois regulamenta a profissão, ou seja, registra, orienta e fiscaliza. O benefício é a credibilidade junto a sociedade, uma vez que para obter o registro, é necessário encaminhar documentos oficiais e diploma reconhecido pelos órgãos competentes. A anuidade é um tributo, portanto, obrigatório segundo a Lei 13.639 de 26 de março de 2018, no entanto, paralelamente, o Sistema CFT/CRTs desenvolve iniciativas voltadas à valorização e ao desenvolvimento dos técnicos industriais, como a plataforma Técnico que Faz, o Técnico Plus, ações de representação e valorização da categoria e oportunidades de capacitação, que são divulgadas nos canais oficiais.
Com relação a seus questionamentos da anuidades, favor entrar em contato com o departamento responsável através do e-mail [email protected]
Agradecemos o contato e permanecemos a disposição.
CRT SP
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Nada foi resolvido