Cobrança indevida após solicitação de distrato de contrato com cooperativa de energia solar.

Não respondida
Campo Grande - MS
02/07/2026 às 16:08
ID: 252932943
No dia 13 de abril de 2026, solicitei formalmente o distrato do meu contrato com a COOPERATIVA DE CONSUMIDORES DE ENERGIA LUGAR AO SOL DE MATO GROSSO DO SUL (AL-Sol) CNPJ: 49.132.209/0001-06. O motivo do cancelamento foi a aquisição de uma usina de energia solar particular em minha residência.
Na ocasião, fui informado de que seria feita uma validação final e que o distrato seria aprovado assim que a distribuidora de energia encerrasse o projeto de admissão da usina em meus registros internos. Após essa validação, recebi apenas a cartilha de desconexão anexa abaixo.
Ocorre que, mesmo ciente de todo o processo e sem que eu possua qualquer débito pendente com a cooperativa, a AL-Sol continua emitindo boletos contra o meu CPF. Hoje, 02/07/2026, verifiquei que as cobranças persistem.
Ao entrar em contato por telefone para contestar, fui surpreendido com a informação de que a empresa continuará emitindo boletos por 90 dias após o distrato, sob a justificativa de um suposto "aviso prévio de encerramento".
Considero essa prática abusiva, desproporcional e em total desacordo com a regulamentação de proteção ao consumidor. Exijo o cancelamento imediato de todo e qualquer boleto emitido após a minha solicitação de distrato em abril, bem como a baixa definitiva do contrato sem a aplicação dessa cobrança infundada de 90 dias.
No aguardo de uma solução urgente.