Cobrança indevida

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
13/05/2026 às 16:36
ID: 248560913
Venho por meio deste, registrar minha indignação com a conduta da *****, responsável pelo imóvel que ocupei durante aproximadamente *****.
Durante todo o período do contrato, mantive os pagamentos do aluguel e demais obrigações rigorosamente em dia, sempre buscando resolver tudo da forma mais correta e transparente possível. No entanto, fui surpreendido com um reajuste abusivo no valor do aluguel, superior ao dobro do valor anteriormente praticado, tornando completamente inviável a permanência da minha família no imóvel.
Diante dessa situação, não tive outra alternativa senão buscar outro local para morar. A mudança ocorreu de forma emergencial, inclusive porque encontrei uma oportunidade de moradia dentro das minhas condições financeiras e precisava garantir estabilidade para minha esposa e meus três filhos.
Após a entrega do imóvel, fui surpreendido novamente pela imobiliária, que passou a exigir o pagamento de aproximadamente R$ 12.000,00, alegando falta de aviso prévio de 30 dias, além de cobranças relacionadas a reparos e pintura.
O que mais causa indignação é perceber que toda essa cobrança excessiva só está ocorrendo porque existe um seguro fiança vinculado ao contrato, dando a impressão de que a imobiliária está tentando transferir toda e qualquer cobrança possível ao seguro, sem considerar os ***** de pontualidade, boa-fé e compromisso que sempre tive como inquilino. Esta bem evidente, a tentativa de enriquecimento ilicito.
Entendo que existe previsão contratual sobre aviso prévio e conservação do imóvel, porém considero extremamente desproporcional a forma como toda a situação foi conduzida, especialmente após ***** de pontualidade e boa-fé da minha parte. Em nenhum momento houve tentativa de diálogo razoável ou consideração pelas circunstâncias que me levaram à saída do imóvel.
Ja se esgotaram as tentativas de resolução amigável. Ate com a proprietária, eu tentei conversar.
Sinto-me [Editado pelo Reclame Aqui] e pressionado por cobranças excessivas, principalmente porque a necessidade da mudança surgiu justamente em razão do aumento abusivo imposto pela própria imobiliária.
Registro aqui minha reclamação para que o caso seja analisado com mais equilíbrio, bom senso e respeito ao consumidor
Compartilhe
Resposta da empresa
14/05/2026 às 17:34
Sr. Leandro, boa tarde!
Recebemos sua manifestação e compreendemos o seu descontentamento. Valorizamos imensamente os três anos de parceria e a pontualidade que o senhor sempre demonstrou.
Gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes para que possamos alinhar o que ocorreu: a proposta enviada antes do término da vigência do seu contrato de locação, visava a adequação da locação ao valor de mercado atual, visto que o contrato estava chegando ao fim. Lamentamos muito que o valor tenha ficado fora das suas expectativas. Ressaltamos que nossa intenção sempre foi manter a parceria e estávamos abertos a ouvir e a levar para a locadora uma contraproposta sua, antes da sua decisão de saída.
Fomos pegos de surpresa ao saber, durante nosso contato, que o senhor já havia desocupado o imóvel e deixado as chaves na portaria. Entendemos que mudanças emergenciais geram um grande estresse familiar, mas essa falta de comunicação formal impediu que fizéssemos a vistoria de saída juntos, um rito essencial para garantir a transparência de ambas as partes.
A cobrança do aviso prévio e dos reparos não é uma tentativa de uso indevido do seguro fiança, mas sim o cumprimento do que determina a Lei do Inquilinato e o contrato. Como não houve a vistoria conjunta, precisamos basear os valores em orçamentos técnicos de terceiros para garantir que o imóvel retorne à locadora nas mesmas condições em que foi entregue.
Não temos qualquer interesse em manter um conflito financeiro ou causar mais desgaste. Nosso objetivo é apenas garantir que o encerramento deste ciclo ocorra de forma justa e dentro da legalidade.
Estamos à sua disposição para conversarmos e ajustarmos os detalhes necessários para uma conclusão amigável.
Atenciosamente,
Equipe Corteze Imóveis.
Réplica do consumidor
14/05/2026 às 19:39
Justa? Infelizmente, justiça não é uma palavra do vosso vocabulário, não mesmo.
Pois bem, em nenhum momento na informação da imobiliária, passada a mim, havia menção à negociação do aumento do aluguel. Muito pelo contrário, a informação dizia, que a partir daquele mês , o valor passaria para R$ 1700,00, mais que o dobro do valor atual. Diante disso e tão somente por isso, foi que eu resolvi desocupar o imóvelessa minha atitude, visou a preservação da integridade da minha família, diante de um provável despejo. Quanto a vistoria, por pior que seja o estado do imóvel, esse valor que estão a me cobrar, é absurdo demais! É um valor de reforma de apartamento de alto nível, isso é inaceitável. Um apartamento, onde a maioria dos moradores fizeram diversas trocas , por conta da baixa qualidade de material, e agora vem a imobiliária, que não fez uma vistoria justa, pois justiça, seria uma vistoria assistida por mim, por vídeo conferência, assim como foi feita por ocasião da entrega do imóvel a mim.
Agora , se eu desisti de ficar no imóvel por conta desse aumento desproporcional, como a imobiliária acha que eu teria condições de arcar com esse absurdo que estão a me cobrar? É óbvio que a intenção é tão somente enriquecer as custas de outremuso indevido do seguro fiança.
Já enviei a minha proposta, de acordo com as minhas condições financeiras e de acordo com o que eu entendo, que seria justo, na reforma de um apartamento desse porte. Estou a disposição para solucionar esse problema amigavelmente
Consideração final do consumidor
25/05/2026 às 02:58
Essas empresa, infelizmente, tem esse hábito. Enriquecer as custas de outrem
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
25/05/2026 às 17:02
Sr. Leandro,
Entendemos perfeitamente o seu posicionamento e a insatisfação com o desfecho dessa situação. Sabemos que processos de mudança e encerramento de ciclos contratuais envolvem expectativas e momentos de estresse para toda a família. Por isso, fizemos questão de analisar o seu caso e a sua contraproposta com muita atenção e respeito ao histórico dos três anos em que esteve conosco.
Gostaríamos de esclarecer que todas as análises realizadas após a entrega das chaves seguem critérios estritamente técnicos e legais. O laudo de vistoria de saída é um documento padrão que confronta o estado atual do imóvel com as condições em que ele foi entregue no início da locação.
Diante disso, e após uma avaliação criteriosa de todo o cenário junto à locadora, identificamos que os apontamentos constantes no laudo tratam-se de manutenções essenciais para a recomposição do imóvel ao seu estado original, conforme previsto em contrato. Por essa razão técnica, infelizmente não foi possível aplicar abonos ou desconsiderar os itens apontados para a finalização deste ciclo.
Nosso objetivo nunca será o conflito, mas sim garantir que o encerramento ocorra de forma transparente, justa e respaldada pelo que foi acordado entre as partes.
Atenciosamente,
Equipe Corteze Imóveis.