Não resolvido

DESISTÊNCIA DO CURSO - DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO

Curso Sapientia

cidade: Campos do Jordão

O que aconteceu

Por razões pessoais desisti de um curso que havia contratado com a Sapientia, e apesar de constar em contrato, considero excessivo o prazo de 60 (sessenta) dias para devolução do valor pago antecipadamente, para mim trata-se claramente de uma cláusula abusiva e prejudical ao consumidor, uma vez que já perdi bastante dinheiro com multas, taxas e juros.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Curso Sapientia respondeu

    25/05/2017 às 13:06

    Prezado Cliente,

    Conforme exposto pela colaboradora do departamento de relacionamento desta Instituição, através de contato telefônico no dia (12/05/*******), em nenhum momento você nos demonstrou qualquer tipo de descontentamento com o prazo do reembolso que lhe foi passado pelo Departamento Financeiro. Apenas temos o registro com a sua concordância em relação aos prazos e cálculos que são parâmetros padronizados pelos motivos a você já explicados.

    Desta forma, não tínhamos como lhe prestar o atendimento adequado a partir das suas insatisfações (porque sequer sabíamos que você estava insatisfeito!). Enfim, o que nos importa agora é que:

    Apesar de:

    1) O prazo de devolução ser previsto contratualmente (o contrato, inclusive, está registrado em Cartório);

    2) Você ter declarado ciência no momento da contratação do curso sobre todos os termos do contrato;

    3) Você ter dado anuência expressa por e-mail com relação ao prazo enviado por e-mail pelo Departamento Financeiro, sem apresentar qualquer contestação à respeito;

    Nós ficamos satisfeitos em já tê-lo atendido neste quesito, uma vez que o reembolso JÁ FOI FEITO em (19/05/*******).

    Saiba que qualquer dúvida, estamos a sua disposição.

    Curso Sapientia

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento0

    Paguei por 19 aulas gravadas em vídeo mas o meu acesso foi bloqueado e só tive a oportunidade de assistir a 02 aulas, ou seja, fui cobrado indevidamente por 17 aulas.

  3. Resposta final da empresa

    25/05/2017 às 16:44

    Prezado,

    Infelizmente, não é possível restabelecer seu acesso às aulas, pois você solicitou o cancelamento do curso. Explicamos: você não contratou e pagou por aulas avulsas, você contratou um curso completo. As aulas fazem parte do curso, mas este não é composto apenas por elas. O curso contempla sim um número total de aulas, mas também abarca materiais de apoio, plantão de dúvidas e tudo mais que o curso eventualmente contemplar (por exemplo, alguns bônus que o Sapientia fornece aos seus alunos em alguns cursos).

    Assim, embora o número de aulas seja o parâmetro utilizado para fins de cálculo nos pedidos de cancelamento, trata-se apenas de uma métrica para facilitar a conta e tornar o controle dos valores mais objetivo e simples. Isso não significa, portanto, que você tenha adquirido separada e individualmente um grupo de aulas. Você adquiriu um curso completo.

    Pedimos licença para trazer uma analogia: se você compra um carro, paga algumas parcelas dele e depois pretende devolvê-lo, não poderá ficar com algumas peças do carro por conta das parcelas já pagas. As parcelas já pagas serão sim eventualmente consideradas no momento do cálculo das multas de rescisão, mas o carro é o conjunto de todas as peças.

    O serviço cobrado foi inteiramente prestado: você não nos contrata e remunera pelas aulas que assiste, você nos contrata e remunera pelas aulas que disponibilizamos para você. Do contrário, só poderíamos cobrar um aluno quando ele assistisse efetivamente às aulas... Veja que o raciocínio não tem sentido: imagine, ao final de todos os meses, termos que fazer um levantamento de tudo o que cada aluno do curso assistiu para depois emitirmos as nossas cobranças? E se o aluno deixasse para assistir todas as aulas do curso apenas ao final do período de disponibilização, não pagaria nada nos primeiros meses?

    Entra, assim, o mesmo raciocínio já exposto nos parágrafos primeiros deste tópico: o curso é o todo, e as aulas são partes (importantes) dele. O trabalho do curso é providenciar o material para o estudo do aluno: estudar é trabalho do aluno e não pode fazer parte da nossa obrigação contratual. A modalidade de contratação não é self-service, portanto, é a totalidade dos serviços prestados que conta. Nossa parte, cumprimos integralmente.

    Finalmente dentro deste mesmo tópico, lamentamos muito que você não tenha conferido, antes de solicitar o cancelamento, quantas aulas haviam disponíveis para você assistir na plataforma. Essa informação estava *******% clara e visível para você na área virtual do aluno, de forma que você certamente poderia presumir com exatidão os ônus do pedido de cancelamento.

    Sempre à disposição.