O que aconteceu
Comprei na loja oficial da Deca/Dexco a cuba de apoio Deca L.7300.17, branca, para o banheiro social. Antes de comprar, entrei em contato pelo WhatsApp e fui atendida por Renata, que me forneceu informações, fotografia e esquema técnico do produto, confirmando a possibilidade de receber a cuba com as três posições de furação apenas demarcadas, SEM NENHUM FURO ABERTO. Foi com base nessas informações que realizei a compra.
Essa característica não é um detalhe estético: é indispensável à instalação da torneira AquaSleek, que já comprei. A torneira exige a posição de furação à direita, olhando de frente para a cuba. Eu aceitaria a cuba com somente o furo direito aberto, mas não exigi isso da loja: solicitei apenas que as três marcações permanecessem fechadas, justamente para permitir a furação correta na instalação. Um furo central já aberto inviabiliza o uso pretendido.
Essa foi a única cuba que encontrei compatível com as proporções da bancada do meu banheiro e com a torneira adquirida. Não há outra opção equivalente que eu tenha encontrado no mercado. Substituí-la por outro modelo me obrigaria a alterar o projeto e possivelmente gastar novamente com torneira e outros serviços.
Apesar das informações prestadas antes da compra, em 17/10/2026 tentaram entregar uma cuba com o FURO CENTRAL JÁ ABERTO, diferente da configuração que me havia sido informada. Conferi o produto no ato e RECUSEI a entrega. Por orientação do próprio entregador, registrei o motivo da recusa na nota fiscal e fotografei o documento. Tenho também registros da conversa de WhatsApp, com a fotografia e o esquema enviados pela atendente.
Após a recusa, entrei em contato com o atendimento solicitando a TROCA pela cuba correta, e não o cancelamento da compra. Mesmo assim, a Dexco efetuou o REEMBOLSO sem me consultar, sem atender ao pedido de troca e sem fornecer explicação. Ao telefone, informaram que a resposta seria apenas por e-mail, mas não recebi uma solução efetiva. Uma resposta automática de pesquisa de satisfação não resolve a questão.
Se a empresa alegar falta de estoque, isso não explica por que enviou uma cuba com o furo central aberto, em vez de esclarecer previamente a impossibilidade de fornecer o produto nas condições informadas. Preciso de uma resposta objetiva e documentada sobre como a Dexco cumprirá o que foi informado antes da compra.
A FINALIZAÇÃO DO MEU BANHEIRO ESTÁ PARADA porque não posso concluir a instalação da bancada, da cuba e da torneira sem o produto adequado. Estou sofrendo transtornos e atrasos por um problema que não causei.
EXIJO que a Dexco cumpra a oferta e providencie a cuba Deca L.7300.17, branca, com AS TRÊS MARCAÇÕES DE FURAÇÃO FECHADAS, SEM FURO CENTRAL ABERTO, conforme informado antes da compra.
EXIJO também o MESMO PREÇO E AS MESMAS CONDIÇÕES DA COMPRA ORIGINAL, sem aumento, reajuste, frete extra ou qualquer cobrança adicional em razão do reembolso feito unilateralmente. Não aceito que a empresa use esse reembolso como justificativa para encerrar o caso ou me obrigar a recomprar o produto mais caro.
Solicito confirmação por escrito da solução, da disponibilidade da cuba na configuração correta e do prazo para entrega. O que quero é RECEBER A CUBA CORRETA, e não simplesmente o dinheiro de volta.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Dexco – Loja Online respondeu
20/10/2026 às 09:45
Prezada, Sra. Maria.
Tentamos contato através do telefone cadastrado, mas não obtivemos retorno. Te acionamos por WhatsApp.
Agradecemos seu relato. Realizamos a abertura do protocolo n° ***** para tratarmos seu caso.
Informamos que o ressarcimento foi devidamente realizado, conforme comprovante encaminhado por e-mail. Diante deste cenário, não teremos como atuar em sua solicitação, visto que, por parte da fabricante não há pendencia.
O valor estornado será creditado em até duas (2) faturas a frente. Deste modo, recomendamos verificar diretamente com o banco emissor do seu cartão.
O protocolo aberto internamente conosco está sendo encerrado.
Atenciosamente,
Ravi Firmino
Consumidor respondeu
20/10/2026 às 10:04
A resposta apresentada pela Dexco é absolutamente inaceitável e demonstra um profundo desrespeito ao consumidor.
EM NENHUM MOMENTO SOLICITEI O REEMBOLSO COMO SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA. EXIGI A TROCA DO PRODUTO PELO MODELO NAS CONDIÇÕES QUE A PRÓPRIA EMPRESA ME GARANTIU ANTES DA COMPRA!
Antes de adquirir a cuba Deca L.7300.17, tive o cuidado de consultar a representante da empresa, Renata, que confirmou, inclusive por meio de fotografia e esquema técnico, que o produto possuía três posições de furação demarcadas e fechadas.
Expliquei detalhadamente que precisava dessa configuração devido à posição específica da minha torneira. A compra foi realizada justamente com base nas informações fornecidas pela própria Dexco.
Entretanto, recebi uma cuba com o furo central aberto, contrariando tudo o que havia sido previamente informado. Recusei o produto no ato da entrega e registrei o motivo na nota fiscal, seguindo orientação do próprio entregador.
O QUE A DEXCO FEZ EM SEGUIDA É AINDA MAIS ABSURDO!
Sem minha autorização ou concordância, a empresa simplesmente realizou o reembolso. SOMENTE DEPOIS DE EFETUAR A DEVOLUÇÃO DO VALOR, INFORMOU QUE NÃO POSSUÍA ESTOQUE PARA REALIZAR A TROCA!
Pergunto: por que essa informação não foi apresentada antes de decidirem unilateralmente pelo cancelamento da compra? Por que não me consultaram? Por que aceitaram e enviaram um produto que não correspondia às características previamente confirmadas?
Agora, a Dexco tem a audácia de afirmar publicamente que não existe nenhuma pendência e que está encerrando o protocolo n *****!
DESDE QUANDO DEVOLVER O DINHEIRO, SEM ATENDER À SOLICITAÇÃO DO CONSUMIDOR, SIGNIFICA RESOLVER O PROBLEMA?
A cuba adquirida foi a única que consegui encontrar com dimensões adequadas à minha bancada e com a possibilidade de furação necessária para instalar a torneira que já comprei.
Em consequência dessa sucessão de falhas, A FINALIZAÇÃO DO MEU BANHEIRO ESTÁ PARALISADA! Não consigo prosseguir com a instalação da cuba e da torneira nem com a fabricação do gabinete, que depende dessas instalações.
Estou sofrendo prejuízos, atrasos e transtornos por confiar nas informações prestadas pela própria fabricante.
O Código de Defesa do Consumidor, especialmente seus artigos 30 e 35, estabelece que informações suficientemente precisas vinculam o fornecedor e que o consumidor possui alternativas legais diante do descumprimento da oferta.
A DEXCO NÃO PODE SIMPLESMENTE ESCOLHER, POR CONVENIÊNCIA PRÓPRIA, A SOLUÇÃO QUE LHE PARECE MAIS FÁCIL E DECLARAR O CASO ENCERRADO!
A alegação posterior de falta de estoque não apaga as informações fornecidas antes da compra, tampouco elimina a responsabilidade da empresa pelos transtornos causados.
EXIJO UMA RESPOSTA OBJETIVA DA DEXCO:
1. Por que o reembolso foi realizado sem minha concordância, apesar do pedido expresso de troca?
2. Por que a suposta indisponibilidade de estoque só foi comunicada depois do estorno?
3. Como a empresa pretende cumprir as características do produto que sua própria representante confirmou antes da compra?
4. Quais providências concretas serão adotadas para solucionar o problema, em vez de simplesmente encerrar o atendimento?
Não aceito respostas automáticas, justificativas genéricas ou a tentativa de transformar um estorno unilateral em solução satisfatória.
NÃO CONSIDERO ESTA RECLAMAÇÃO RESOLVIDA.
Espero uma manifestação efetiva da Dexco, com esclarecimentos e uma proposta concreta de solução, preservando meu direito de recorrer ao Procon e aos demais órgãos competentes.
A CREDIBILIDADE DE UMA EMPRESA NÃO SE MEDE PELA RAPIDEZ COM QUE DEVOLVE O DINHEIRO, MAS PELA RESPONSABILIDADE COM QUE CUMPRE O QUE PROMETE AO CONSUMIDOR.
Até o presente momento, a Dexco não demonstrou essa responsabilidade.
Consumidor respondeu
21/10/2026 às 22:15
A atendente Renata, da Dexco, não apenas me orientou incorretamente, como também me enviou o link direto para realizar a compra da cuba, que posteriormente descobri estar fora de catálogo.
O próprio atendente Ravi Firmino reconheceu, por escrito, que a cuba entregue estava errada e que os dois modelos possuem códigos diferentes.
Esclareço que estou disposta a realizar uma nova compra, desde que a Dexco garanta expressamente, por escrito, que conseguirá fornecer a cuba correta, com as três marcações de furação fechadas, sem nenhum furo previamente aberto.
Antes de qualquer pagamento, exijo a confirmação do código exato do produto, sua disponibilidade real e a garantia de que será enviado o modelo solicitado.
Não aceitarei novamente informações equivocadas, links incorretos ou promessas sem confirmação.
Minha obra continua prejudicada por uma situação que poderia ter sido evitada se as informações fornecidas pela fabricante fossem corretas.
Não estou recusando a compra. Estou exigindo segurança para não ser novamente prejudicada por um erro da Dexco.
Dexco – Loja Online respondeu
22/10/2026 às 11:01
Prezada, Sra. Maria.
Agradecemos seu relato. Realizamos a abertura do protocolo n° ***** para tratarmos seu caso.
Informamos que o ressarcimento foi devidamente realizado, conforme comprovante encaminhado por e-mail. Diante deste cenário, não teremos como atuar em sua solicitação, visto que, por parte da fabricante não há pendencia.
O valor estornado será creditado em até duas (2) faturas a frente. Deste modo, recomendamos verificar diretamente com o banco emissor do seu cartão.
Atenciosamente,
Ravi Firmino
Consumidor respondeu
22/10/2026 às 11:06
RÉPLICA À DEXCO: ESTORNO NÃO APAGA PUBLICIDADE ENGANOSA NEM RESOLVE O PROBLEMA!
Prezado Sr. *****,
A resposta apresentada pela Dexco é absolutamente insatisfatória e demonstra que a empresa continua ignorando o verdadeiro objeto da minha reclamação.
NÃO ESTOU RECLAMANDO DA AUSÊNCIA DE ESTORNO! ESTOU RECLAMANDO DO DESCUMPRIMENTO DA OFERTA E DA IMPOSSIBILIDADE DE RECEBER O PRODUTO CONFORME ANUNCIADO!
Adquiri a cuba Deca L.7300.17 porque precisava especificamente de um modelo com três posições de furação apenas apontadas, sem nenhum furo aberto.
Entretanto, recebi uma cuba com o furo central aberto, incompatível com a instalação planejada.
E o mais absurdo: A PRÓPRIA LOJA OFICIAL DEXCO CONTINUA ANUNCIANDO A CUBA NO MERCADO LIVRE COM A DESCRIÇÃO DE TRÊS FUROS APONTADOS, SEM NENHUM ABERTO!
Além disso, ao questionar o anúncio, deparei-me com respostas automáticas fornecidas pela inteligência artificial da plataforma que se contradizem, apresentando informações diferentes sobre as características do mesmo produto.
Isso é inadmissível!
Como pode uma fabricante manter um anúncio com determinadas especificações e, ao mesmo tempo, não conseguir assegurar ao consumidor que entregará o produto correspondente?
A Dexco precisa esclarecer se as informações divulgadas são verdadeiras. Caso contrário, estamos diante de indícios de publicidade enganosa, situação expressamente vedada pelo artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor.
Ressalto também que o artigo 30 do CDC estabelece que a informação ou publicidade suficientemente precisa vincula o fornecedor, enquanto o artigo 35 assegura ao consumidor alternativas diante do descumprimento da oferta, inclusive exigir seu cumprimento.
A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO NÃO AUTORIZA A EMPRESA A IGNORAR A DIVERGÊNCIA ENTRE O PRODUTO ANUNCIADO E O EFETIVAMENTE ENTREGUE.
Já enfrentei transtornos, perda de tempo, informações contraditórias e sucessivas tentativas frustradas de adquirir uma simples cuba que atenda às características anunciadas.
Minha solicitação é perfeitamente objetiva:
QUERO ADQUIRIR A CUBA DECA L.7300.17 COM AS TRÊS FURAÇÕES APENAS APONTADAS, NENHUMA ABERTA, EXATAMENTE COMO ANUNCIADA.
Estou disposta a realizar novamente a compra, desde que a Dexco confirme por escrito que fornecerá o produto correto, após verificar fisicamente suas características.
Não aceitarei outra resposta padronizada sobre estorno, pois essa questão não responde à minha solicitação.
Exijo que a Dexco esclareça a divergência do anúncio, a confiabilidade das informações prestadas aos consumidores e a efetiva possibilidade de fornecimento do produto.
Caso não seja apresentada uma solução concreta, considerarei encaminhar a documentação, incluindo o anúncio e as respostas contraditórias, ao Procon e aos demais órgãos competentes.
O QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO NÃO É APENAS UM REEMBOLSO, MAS A CREDIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES DIVULGADAS PELA PRÓPRIA FABRICANTE E O RESPEITO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.
Aguardo uma resposta conclusiva, fundamentada e específica.
Protocolo Dexco n *****.