Cobrança abusiva, negativação indevida e falta de transparência após cancelamento de registro de marca pela Direção Marcas Patentes Ltda.

Respondida
Montes Claros - MG
28/05/2026 às 10:33
ID: 249921699
Venho registrar reclamação formal contra a empresa Direção Marcas Patentes Ltda., inscrita no CNPJ n *****, com sede em Curitiba/PR, na Av. *****, n *****, em razão de cobrança abusiva, ausência de transparência contratual, manutenção indevida de cobranças após cancelamento e negativação irregular do CNPJ da empresa e CPF do sócio.
No ano de 2022 foi contratado serviço de registro de marca pelo valor de R$ 1.600,00, parcelado conforme contrato. Durante toda a negociação comercial, não houve informação clara, objetiva e destacada de que existiriam cobranças contínuas posteriores referentes a manutenção anual, tampouco que a ausência de cancelamento formal específico geraria cobranças futuras e negativação.
Inclusive, o próprio contrato induz o consumidor a compreender que o valor contratado abrangia o serviço principal de registro da marca junto ao INPI.
Além disso, em 17/11/2022 foi solicitado EXPRESSAMENTE o cancelamento/desistência do serviço ao atendente *****, conforme conversas, prints e áudios devidamente armazenados.
Mesmo após a solicitação de cancelamento:
a empresa continuou gerando cobranças;
não informou de forma clara eventual continuidade contratual;
não apresentou comunicação transparente sobre permanência das cobranças;
não comprovou prestação efetiva contínua de serviço após o pedido de cancelamento.
O mais grave a empresa realizou negativação do CNPJ da minha empresa e também do CPF do sócio, causando:
constrangimento;
prejuízos financeiros;
restrições de crédito;
danos à atividade empresarial.
Importante destacar que o próprio contrato prevê possibilidade de rescisão unilateral a qualquer momento pelas partes.
Também chamou atenção a evidente falta de transparência contratual quanto à cobrança de manutenção anual, cláusula inserida de forma técnica e sem destaque adequado ao consumidor.
Diante disso, solicito imediatamente:
cancelamento definitivo do contrato;
exclusão imediata das negativações;
baixa de qualquer cobrança posterior ao pedido de cancelamento realizado em 17/11/2022;
declaração formal de inexistência de débito;
envio completo do histórico financeiro e contratual.
Caso a situação não seja regularizada imediatamente, serão adotadas medidas judiciais cabíveis, inclusive:
pedido de indenização por danos morais;
declaração de inexigibilidade do débito;
reparação pelos prejuízos causados pela negativação indevida.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/05/2026 às 12:38
Olá, Karine!
Agradecemos pela abertura ao diálogo e pela oportunidade de esclarecermos os pontos levantados em sua manifestação.
Os devidos esclarecimentos foram prestados entre as partes, e a situação foi tratada administrativamente, encontrando-se solucionada.
A Direção Marcas e Patentes permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe Direção Marcas e Patentes
0800 177 7777
[email protected]