Cancelamento de compra online não atendido e retenção indevida de valores pela loja Scope Brasil

Resolvido
Parnamirim - RN
21/10/2025 às 06:59
ID: 229847009
No dia 13/08/2025, realizei uma compra no site scopebrasil.com.br, com pagamento via Pix. Em 02/09/2025, às 16h40, solicitei formalmente o cancelamento da compra, ainda antes do envio do produto.
Apesar disso, a loja realizou a postagem em 03/09/2025, às 16h52. No mesmo dia 02/09/2025, às 22h00, recebi uma resposta afirmando, de forma inverídica, que o pedido já havia sido enviado o que é desmentido pelo horário real de postagem.
A loja suspendeu a entrega junto aos Correios, mas se recusa a realizar o reembolso. O produto já retornou há 17 dias, e mesmo assim o vendedor insiste que só devolverá o valor quando o item for revendido. Essa conduta é ilegal e configura retenção indevida de valores.
O reembolso deveria ter sido feito há 49 dias, a partir da data do pedido de cancelamento, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor e não de acordo com critérios arbitrários e abusivos do vendedor.
Trata-se de um claro desrespeito às normas legais e aos direitos do consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/10/2025 às 00:12
Olá, Bom dia.
Você precisa olhar a sua conta, pois o estorno já foi realizado.
Nos avise se tiver dificuldades para acessar o seu extrato.
Um abraço.
Réplica da empresa
23/10/2025 às 23:49
Ainda estamos aguardando, pois abrir a reclamação e seu direito, mas vir aqui e dizer que já foi solucionado tb faz parte do processo.
Aguardamos sua mensagem...
Réplica do consumidor
26/10/2025 às 21:17
É curioso que, após 49 dias de insistência por e-mail, sendo constantemente destratado e tendo meu direito de reembolso negado, o estorno tenha sido feito apenas algumas horas depois que registrei esta reclamação no Reclame Aqui.
Durante todo esse período, a empresa afirmou repetidamente que só devolveria o valor quando o produto fosse revendido, postura ilegal e abusiva, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Agora, ironicamente, vêm afirmar com tom de deboche que o estorno já foi feito e que Nos avise se tiver dificuldades para acessar o seu extrato, e ainda cobrando agilidade na minha resposta, enquanto eles não agiram assim comigo durante todo esse tempo.
Isso não faz parte de um processo ético de atendimento; faz parte de uma postura omissa e hipócrita, que só age quando exposta publicamente.
O estorno só ocorreu sob pressão desta reclamação, e não por boa vontade ou respeito ao consumidor. Se não fosse por esta plataforma, continuaria aguardando indefinidamente.
Espero que esta situação sirva de alerta a outros consumidores sobre como a empresa trata quem exige seus direitos.
Consideração final do consumidor
26/10/2025 às 21:20
Empresa retém valores indevidamente, desrespeita o consumidor e só age quando exposta publicamente. Atendimento desonesto e conduta abusiva. Não recomendo.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
29/10/2025 às 00:31
Sim. Vc tem toda razão de reclamar e agradeço por isso. Vamos melhorar.
Uma obs: Dá proxima vez, não solicite uma importação exclusiva e depois cancele, pois conforme foi avisado anteriormente, essa importação seria exclusivamente para vc. Vc sabia das condições e termos.
Tenha uma excelente semana.