Empresa não responde ao pedido de cancelamento e não realiza o estorno

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Santos - SP

30/07/2026 às 11:46

ID: 255215001

No dia 04/07/2026, realizei a compra on-line do produto Donna Detox, no valor de R$ 265,64, utilizando meu cartão de crédito.

Após a aprovação do pagamento, recebi apenas um e-mail da plataforma de pagamento informando que a compra havia sido aprovada.

Dentro do prazo legal para compras realizadas pela internet, solicitei o cancelamento da compra, exercendo meu direito de arrependimento previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Entrei em contato com a empresa por meio do e-mail informado na confirmação da compra e também pelo SAC da Donna Bem Estar, solicitando o cancelamento e o estorno do valor pago.

Apesar da minha solicitação, não recebi qualquer confirmação do cancelamento nem do estorno.

Depois de 4 dias da solicitação do cancelamento, a empresa encaminhou um e-mail contendo um código de rastreamento dos Correios, informando que o pedido havia sido enviado. Entretanto, ao consultar o rastreamento no site oficial dos Correios, verifiquei que o produto nunca foi postado. O sistema informa apenas que a etiqueta de envio foi emitida em 11/07/2026, permanecendo com o status Aguardando postagem pelo remetente. Em 26/07/2026, o prazo para postagem foi encerrado e o objeto passou a constar como Etiqueta expirada, demonstrando que a empresa não realizou o envio da mercadoria.

Até a presente data, 30/07/2026, já se passaram mais de vinte dias desde a minha solicitação de cancelamento e a empresa não apresentou solução, não confirmou o cancelamento da compra, não realizou o estorno do valor pago e também não efetuou a entrega do produto.

Além disso, a compra foi realizada por meio de um link divulgado por uma influenciadora digital em seus stories do Instagram. Após relatar minha experiência em meu perfil privado, as críticas chegaram até a influenciadora, que publicou vídeos se pronunciando sobre o caso e divulgou um número de suporte da empresa. No entanto, em nenhum momento entrou em contato diretamente comigo para buscar uma solução ou compreender o ocorrido.

Posteriormente, o perfil oficial da Donna no Instagram enviou uma solicitação para seguir meu perfil. Entretanto, até a presente data, a empresa continua sem responder ao e-mail de cancelamento enviado há cerca de 20 dias, que é um canal formal de atendimento. Optei por não tratar a questão por meio de uma rede social, por entender que reclamações dessa natureza devem ser resolvidas pelos canais oficiais de atendimento ao consumidor, preservando o registro da comunicação.

Já realizei o protocolo de reclamação no site do PROCON, e continuo aguardando um contato via E-MAIL. Pois não utilizo redes sociais para tratar de assuntos dessa natureza.

Compartilhe

Resposta da empresa

24/08/2026 às 10:10

Oi Oi Gi! Aqui é a Mari, sou uma das responsáveis pelo atendimento do Donna e já concluímos a sua questão, correto? Foi realizado o reembolso no dia 05/08 no valor de R$ 265,64!

No mais, estamos à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.