Carga horária do curso de Quiropraxia não corresponde ao anunciado e canal de dúvidas vitalício foi desativado.

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Sorocaba - SP

08/10/2025 às 13:11

ID: 228837199

Comprei um curso presencial de quiropraxia anunciado com carga horária total de 60 horas. No entanto, após realizar o curso, constatei que o conteúdo efetivamente ministrado correspondeu a apenas 30 horas reais, pois a parte online apresentava exatamente o mesmo conteúdo do presencial, sem nenhuma atividade, material complementar ou acréscimo que justificasse a carga horária adicional.

Antes da compra, questionei a empresa sobre o curso online incluso, e me foi informado que se tratava de um curso complementar com vídeos das manobras para reforçar a formação, além de um canal de dúvidas vitalício.
Porém, o curso online não trouxe nenhum conteúdo novo, e o canal vitalício foi desativado logo após a conclusão do curso.

Diante disso, considero que houve descumprimento da oferta e publicidade enganosa, conforme os artigos 30, 35 e 37 do Código de Defesa do Consumidor, além de falha na prestação de serviço (art. 20).

A empresa sugeriu emitir um certificado com 60 horas, mas isso não resolve o problema, pois o conteúdo adicional nunca foi disponibilizado.
Por isso, solicito a devolução proporcional do valor pago, referente às 30 horas não ministradas, devidamente atualizada.

Estou aberto(a) a resolver de forma amigável e direta, mas espero uma resposta concreta e respeitosa da instituição.

Compartilhe

Resposta da empresa

08/10/2025 às 14:26

Eu entendo suas dúvidas, porém todo o conteúdo do curso foi entregue, e ainda todas as avaliações foram positivas.
O certificado vem com a carga horária de 30h da parte presencial e assim que terminarem a parte online você receberia outro certificado de 30h.
Porém para corrigir isso vamos emitir um certificado de 60h ja considerando o módulo online e o presencial.

Na divulgação e todo material de venda descrevemos que o curso tem 2 módulos.
Inclusive todos os incritos tinham ciência que o curso era de 3 dias, conforme foi entregue.

Tudo o que foi prometido foi entregue, e todos sairam satisfeitos, conforme diversos elogios feito ao professor e também na avaliação.

A insatisfação esta pois no primeiro certificado veio com 30h, e iria receber outro de 30h.
Mas como dito vamos fazer um de 60h já considerando os 2 módulos.
Porém isso não cabe reembolso, pois entregamos tudo.
Agradeço a compreensão.

Réplica do consumidor

08/10/2025 às 14:29

A indignação não é sobre o certificado,e sim no conteudo online ser exatamente igual ao presencial,não agregando em nada no nosso aprendizado

Réplica da empresa

08/10/2025 às 16:11

O curso online foi entregue conforme combinado, e ainda vamos entregar uma reunião online em grupo fechado, que será agenada. Além de todo o suporte online antes e após o curso, para auxiliar todos a terem mais resulatdos.
Ou seja, não cabe reclamação e nem reembolso.
Agradeço a compreensão.

Réplica do consumidor

08/10/2025 às 17:30

Desculpe,mas acho que vou ter que desenhar pra vcs entenderem,,,,o anuncio de vcs diz ser presencial *******% 60 horas de curso,tenho print e link do anuncio de https://******* anuncio diz ser 2 modulos,mas não diz ser um presencial e outro online,,,quero que vcs provem onde diz isso no anuncio de vcs....o curso online é ridiculo...não tem duração de nem 2 horas e querem passar como 30 horas?E falaram que era curso online COMPLEMENTAR e não o conteudo exatamente igual ao https://******* eu estiver errado provem o https://******* o canal de duvidas vitalicio tbm foi tirado,infringindo o artigo 20 do CDC