Falha no atendimento agendado para emissão de certificado digital

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

25/06/2026 às 16:17

ID: 252352745

Realizei o agendamento para emissão de um novo certificado digital. No entanto, ao acessar o link no horário marcado, a plataforma não permitiu a conexão com o analista e fui redirecionado automaticamente para uma tela de reagendamento.

Ao acionar o suporte, fui informado de que nada poderia ser feito e que eu deveria aguardar por mais de 70 minutos ou reagendar o atendimento apenas para a próxima semana. Considero essa situação inaceitável, pois demonstra total desrespeito com o tempo do cliente. Além do transtorno causado, a falta de uma solução imediata ou de um suporte efetivo tornou a experiência extremamente desconfortável e insatisfatória.

Serviço falho!

Compartilhe

Resposta da empresa

03/07/2026 às 16:09

Olá, Oscar! Tudo bem?

Identificamos sua manifestação e, antes de tudo, pedimos sinceras desculpas pelo transtorno e pela experiência abaixo do esperado no seu atendimento.

Verificamos que, no dia 25/06, houve o acesso à nossa fila virtual de atendimento em um período de alta demanda, especialmente por estarmos retornando do período pós feriado junino na região Nordeste. Por conta disso, o tempo de espera ficou acima da nossa média habitual, o que entendemos que gerou desconforto e insatisfação.

Apenas para contextualizar, o fluxo acessado é de fila virtual, e não de agendamento com horário fixo. O horário programado funciona como um lembrete de retorno, enviado para que o cliente acesse novamente a fila e aguarde o atendimento conforme a ordem de entrada. Ainda assim, entendemos que a sua expectativa era de um atendimento mais rápido, e lamentamos por não termos conseguido proporcionar essa experiência naquele momento.

Verificamos também que o seu atendimento foi realizado no mesmo dia e que o certificado digital foi emitido e finalizado com sucesso.

Você já é nosso cliente desde 2025, e gostaríamos muito que nos permitisse oferecer uma nova experiência nas próximas renovações. Inclusive, neste ano, junto ao seu certificado, você recebeu o Bird ID, que funciona como um passaporte digital e poderá facilitar suas próximas renovações, permitindo a emissão online, sem necessidade de novo agendamento, videoconferência ou interação com analista, tornando o processo mais simples, rápido e totalmente virtual.

Caso tenha interesse, podemos encaminhar as instruções de instalação e uso do Bird ID, para que você já deixe tudo preparado para as próximas renovações.

Mais uma vez, pedimos desculpas pelo ocorrido e reforçamos que sua manifestação é importante para que possamos revisar nossos fluxos e melhorar continuamente a experiência dos nossos clientes.

Como o atendimento foi concluído e o certificado emitido, pedimos, por gentileza, que avalie o nosso retorno aqui no Reclame Aqui e sinalize a finalização da reclamação.

Permanecemos à disposição.

Atenciosamente,
Equipe ECN Certificadora