Recebi uma fatura Cemig. Devo pagar?
De acordo com a legislação da Aneel, mesmo após o cadastro com a Bulbe, a distribuidora continuará enviando a sua fatura, seja digital ou impressa. Nela, estarão apenas os encargos obrigatórios, como a contribuição para iluminação pública e impostos. Por isso, ela vai vir menor.
Já na fatura Bulbe, você vê o seu consumo de energia com desconto, além dos encargos da Cemig. Ou seja, é uma fatura completa. Quando você paga a fatura Bulbe, a gente repassa os valores devidos para a distribuidora.
Devo pagar a fatura da Cemig?
Se você identificar o campo "Energia Compensada GD", você não deve pagar a conta da Cemig! Essa é a hora de pagar apenas a fatura Bulbe. Se o campo "Energia Compensada GD" ainda não apareceu em sua fatura, continue pagando a Cemig. Veja o exemplo abaixo:

Por que o valor da conta da Cemig está menor?
É porque nela são cobrados apenas o custo de uso da rede, a contribuição para iluminação pública e os impostos. Agora, todos os valores referentes ao seu consumo de energia e custos da Cemig são cobrados somente na sua fatura Bulbe.
Ela é sua nova conta de luz, e por isso, você deve pagar somente ela! A Cemig não está te cobrando pelo seu consumo de energia.


RA1000