Sou obrigado(a) a fazer o ENADE? O que acontece se eu não realizar a prova?
O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um componente curricular obrigatório para cursos convocados pelo MEC. O exame foi instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação Superior, pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004 e acontece em ciclos trienais, exceto nos cursos das Licenciaturas e Medicina, que ocorrem anualmente.
Se o(a) estudante for selecionado(a) e não realizar a prova ou não regularizar sua situação junto ao INEP, ficará em situação irregular, o que pode impedir a colação de grau e a emissão do diploma até a devida regularização.
A coordenação do curso é a responsável por orientar previamente os alunos elegíveis sobre prazos e procedimentos e por ajustar a regularidade do aluno(a) que for dispensado de realizar o exame. É fundamental acompanhar as comunicações oficiais e cumprir as etapas dentro do prazo estipulado.


Regular