Cobrança abusiva e ameaçadora do Grupo Hoepers

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

03/07/2025 às 13:16

ID: 221191861

Prezados(as),

Venho, por meio desta, formalizar minha reclamação e exigir providências imediatas quanto à conduta abusiva e intimidatória adotada pelo Grupo Hoepers em suas tentativas de cobrança referentes a uma suposta dívida.

Tenho sido alvo de inúmeras ligações diárias (ultrapassando dez chamadas por dia), mensagens de texto (SMS) e, mais recentemente, mensagens pelo aplicativo WhatsApp com teor ameaçador, principalmente por parte dos colaboradores identificados como ***** e *****. Nessas mensagens, é alegado que, caso eu não efetue o pagamento ou não negocie um parcelamento, será ajuizada ação judicial com possível bloqueio de contas bancárias.

Tais práticas violam claramente os princípios do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90), especialmente:

- Art. 42 Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
- Art. 71 Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações [Editado pelo Reclame Aqui], incorretas ou enganosas, ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena detenção de três meses a um ano e multa.

Dessa forma, exijo que o Grupo Hoepers:
1. Cesse imediatamente todas as ligações abusivas, mensagens de texto e contatos via WhatsApp com teor ameaçador;
2. Adote práticas de cobrança que estejam em conformidade com a legislação vigente, respeitando meus direitos como consumidor;
3. Confirme, por escrito, o registro e tratamento desta reclamação, bem como a suspensão das práticas abusivas mencionadas.

Caso a situação persista, tomarei as medidas cabíveis, incluindo denúncia formal junto ao Procon, reclamação na plataforma consumidor.gov.br e, se necessário, a propositura de ação judicial por danos morais.

Compartilhe

Resposta da empresa

07/07/2025 às 15:04

Olá, boa tarde!

Thiago, tudo bem?

Realizei tentativa de contato no telefone cadastrado na manifestação e não tive sucesso.

Lamentamos qualquer transtorno.

Estivemos analisando seu contrato e o mesmo seria referente ao Sim Empréstimo.

Lembrando que a Hoepers não negativou esse contrato, o que existe é uma oferta que não é pública e não afeta seu score.

Precisamos realizar alguns esclarecimentos referente ao contrato mencionado, assim que possível retorne em nossos canais de atendimento.

Atendimento das 8:00 às 17:40 de segunda a sexta (exceto feriados)
Ouvidoria: ******* ******* *******
Central de atendimento: ******* ******* *******

Atenciosamente, Ouvidoria.

Réplica do consumidor

07/07/2025 às 15:10

continuo recebendo apenas contatos em forma de ameaça e com muita falta de educação. vou acionar vocês via pequenas causas , pois exijo respeito.

Réplica do consumidor

07/07/2025 às 15:10

continuo recebendo apenas contatos em forma de ameaça e com muita falta de educação. vou acionar vocês via pequenas causas , pois exijo respeito.

Réplica do consumidor

16/07/2025 às 12:25

Continuo recebendo ligações em tons ameaçadores desse empresa!