Insatisfação com a qualidade das fotos de formatura e solicitação de cancelamento de álbum com reembolso integral

Respondida
Porto Alegre - RS
06/05/2026 às 09:18
ID: 247848801
Prezados,
Realizei toda a minha formatura com a produtora ***** e, desde o início, manifestei insatisfação com a qualidade das fotos. No entanto, por fazer parte de uma turma de aproximadamente ***** alunos, não tive alternativa a não ser seguir com a empresa até a conclusão do evento.
O dia da minha formatura foi extremamente especial, porém, infelizmente, os registros fotográficos - que deveriam eternizar esse momento - ficaram muito abaixo do esperado. As fotos estão em qualidade insatisfatória, a ponto de não haver nenhuma que eu considere adequada para guardar como lembrança.
Trata-se de um prejuízo irreparável, pois não há como reviver ou refazer esse momento.
Além disso, adquiri um álbum fotográfico com a expectativa de preservar essas memórias. Contudo, diante da baixa qualidade das imagens, não tenho nenhuma foto para compor o álbum. Ressalto que o álbum sequer entrou em produção, uma vez que não selecionei nenhuma imagem.
Apesar disso, fui informada de que o cancelamento implicaria multa de 100% do valor, o que considero abusivo, já que o serviço prestado não atendeu minimamente às expectativas contratadas. Também me foi oferecida a possibilidade de substituição por outros produtos, opção que não me interessa, pois o único objetivo era ter registros fotográficos de qualidade da minha formatura - o que não foi entregue.
Destaco ainda que:
- Os fotógrafos atuaram com extrema pressa durante o evento;
-Não houve possibilidade de visualização prévia das fotos no dia;
- A liberação das imagens ocorreu apenas meses depois, quando já não havia qualquer possibilidade de ajuste;
- Não foi viável contratar fotógrafo externo, pois isso não era permitido inicialmente, e quando houve liberação, já não havia tempo hábil.
Diante de todo o exposto, solicito o cancelamento do álbum com reembolso integral do valor pago, sem aplicação de multa, considerando a evidente falha na prestação do serviço.
Ressalto que minha solicitação é o mínimo esperado frente à experiência extremamente negativa vivenciada. Ademais, anexo imagens como exemplo.
Compartilhe
Resposta da empresa
16/06/2026 às 11:06
Olá. Agradecemos por compartilhar seu relato e lamentamos que a percepção sobre os registros do seu evento não tenha correspondido às suas expectativas.
Gostaríamos de esclarecer que nossa equipe de fotografia atua com orientação para proporcionar uma experiência acolhedora aos formandos durante todo o evento, prezando sempre pela cordialidade e condução respeitosa dos registros. Da mesma forma, quando solicitado durante a cobertura, os fotógrafos realizam a apresentação das imagens captadas para acompanhamento e alinhamento com o formando.
Sobre o álbum e a solicitação de cancelamento, esclarecemos que as condições relacionadas à contratação, cancelamento e aplicação de eventuais multas estão previamente estabelecidas.
Ainda assim, entendemos sua insatisfação e reforçamos que alternativas foram apresentadas buscando oferecer opções dentro das possibilidades previstas para o caso.
Seguimos à disposição pelos canais oficiais para analisar qualquer ponto adicional e prestar os esclarecimentos necessários.
Equipe Etapa Formaturas