Cancelamento de compra de veículo por atraso na entrega e falta de transparência

Não respondida
Anápolis - GO
14/07/2026 às 20:09
ID: 253927475
No final do mês de maio de 2026, iniciei o processo de aquisição de um veículo junto à Eurocar Veículos, localizada na Av. João Florentino, Quadra 05, Lote 21, Residencial Portal do Cerrado, em Anápolis/GO, oferecendo meu veículo como entrada no negócio.
Inicialmente, tentei realizar o financiamento em meu nome, que estava com restrições de crédito, porém não obtive aprovação. Em seguida, o financiamento foi solicitado em nome do meu esposo, sendo aprovado no valor de R$ 21.000,00.
O primeiro veículo oferecido foi um Ford Fiesta 2014. Gostei do automóvel, fui até a loja para conhecê-lo pessoalmente e, confiando na negociação, assinei toda a documentação necessária. Entretanto, quando chegou o momento da entrega, fui informado de que o veículo havia sido vendido para outra pessoa, mesmo após toda a negociação já estar concluída.
Após esse ocorrido, o vendedor responsável simplesmente deixou de responder minhas mensagens. Depois de diversas tentativas de contato, descobri que ele havia sido desligado da empresa.
Posteriormente, fui atendido por um segundo vendedor, que apresentou inicialmente um Fiat Uno 2015. Novamente, fui informado de que esse veículo também havia sido vendido. Em seguida, foi oferecido um Volkswagen Gol proveniente do estado do Tocantins, com mais de 280 mil quilômetros rodados, vidro dianteiro trincado, documentação ainda pendente e parcelas superiores às inicialmente acordadas. Mesmo não sendo o veículo desejado, aceitei a proposta para não perder o financiamento já aprovado.
No dia 19 de junho de 2026, assinei o contrato referente a esse veículo. Desde então, a única justificativa apresentada pela empresa foi de que estavam "providenciando a documentação do veículo". As respostas eram escassas e, na maioria das vezes, sequer havia retorno às mensagens e ligações.
Após inúmeras tentativas de contato, no dia 14 de julho de 2026 fui informado pelo setor administrativo de que o segundo vendedor também havia sido desligado da empresa. Compareci novamente à loja, porém o gerente não se encontrava no local e não obtive qualquer solução.
Até o presente momento:
o veículo não foi entregue;
a primeira parcela do financiamento já está próxima do vencimento;
a empresa permanece retendo o documento do meu veículo, utilizado como entrada na negociação;
não obtenho respostas pelos canais de atendimento da empresa;
não existe qualquer previsão concreta para conclusão da venda.
Toda essa sequência de acontecimentos demonstra total falta de organização, transparência e respeito com o consumidor. A venda de veículos já negociados, a troca constante de vendedores, a ausência de informações claras, o atraso injustificado na entrega e a retenção do documento do meu veículo fizeram com que eu perdesse completamente a confiança na empresa.
Diante desses fatos, não tenho mais interesse em prosseguir com a compra, razão pela qual solicito o cancelamento imediato do contrato, sem qualquer ônus para mim, bem como a devolução imediata de toda a documentação do meu veículo, considerando que a empresa não cumpriu sua obrigação de entregar o bem dentro de prazo razoável e sequer apresentou justificativa plausível para o atraso.
Caso a situação não seja solucionada de forma amigável, adotarei as medidas cabíveis junto ao PROCON e ao Poder Judiciário para garantir meus direitos, inclusive buscando eventual reparação pelos prejuízos materiais e morais decorrentes da conduta da empresa.