O que aconteceu
No dia 23/09/26 comprei uma Central Multimídia Lenovo através da loja A1 Multimídia atrás e do MERCADO LIVRE - (#*****652664), que pertence ao grupo/distribuidora Soaudio / Navpad (registrada no Reclame Aqui como Ezequiel S. Lopes). O anúncio e as especificações garantiam expressamente um processador de 2.0 GHz. O produto foi entregue anteontem, mas, ao verificar a embalagem antes da instalação, constatei que me enviaram um modelo inferior, com processador de 1.8 GHz.Ao acionar o suporte da loja, a atendente me informou que técnico que "estaria vendo com a fábrica se era possível alterar de 1.8 para 2.0". Como consumidor, sei que o processador é soldado na placa e que essa alteração física é impossível. Essa resposta é apenas uma tática para ganhar tempo ou mascarar o erro da entrega. Para agravar a situação, esta já é a segunda falha grave e consecutiva que sofro com esta mesma empresa na mesma semana. Dias atrás (20/09/26), realizei o pedido de uma central multimídia com eles através da loja AKS também no Mercado Livre - #*****0071917 (que faz parte do mesmo grupo) e a compra foi cancelada de forma unilateral sob a alegação de "falta de estoque". Na ocasião, tentaram me empurrar um produto inferior e se recusaram terminantemente a me conceder um desconto justo na Aikon Fóton G3, que era a minha segunda opção de compra e legítimo interesse e também tentaram fazer com que eu cancelasse o pedido. Como cliente de boa-fé e acreditando na idoneidade da empresa, decidi dar uma nova chance comprando este modelo atual na A1 que prometia 2.0 GHz, e pela segunda vez tentam me induzir ao erro entregando um hardware inferior (1.8 GHz).
Toda essa desorganização da loja já me gerou transtornos reais: já precisei desmarcar e cancelar o instalador profissional por duas vezes, prejudicando o meu tempo e o compromisso com o profissional da minha cidade devido aos erros sucessivos de vocês.
Com base no Artigo 35, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor, diante do descumprimento da oferta, é direito exclusivo do consumidor escolher a forma de resolução. Deixo claro que NÃO aceito o cancelamento da compra pela segunda vez ou o estorno do valor, visto que adquiri o produto em excelentes condições promocionais e faço questão do item.
Exijo o cumprimento forçado da obrigação através da substituição do aparelho pelo modelo anunciado com processador de 2.0 GHz ou, como forma de reparação pelo duplo transtorno gerado na mesma semana e pelos cancelamentos do instalador, o envio da central Aikon Fóton G3 (modelo de desempenho superior). Aguardo o código de postagem reversa sem custos para a devolução deste aparelho errado e o envio imediato do produto correto.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
EZEQUIEL S. LOPES respondeu
29/09/2026 às 09:17
Olá, Andrea.
Inicialmente, lamentamos os transtornos relatados e agradecemos a oportunidade de esclarecer os fatos e as providências adotadas pela empresa.
Com relação ao primeiro pedido, realizado em 20/09/2026, houve indisponibilidade do produto em estoque e, diante dessa ocorrência, o pedido foi cancelado e o valor pago foi integralmente restituído.
Quanto ao pedido n *****, realizado em 23/09/2026, após sua manifestação realizamos uma nova conferência das informações disponibilizadas e identificamos uma divergência na especificação constante no anúncio.
O anúncio indicava processador de 2,0 GHz, enquanto o modelo comercializado possui processador de 1,8 GHz. Reconhecemos que essa informação deveria estar corretamente descrita e, tão logo a divergência foi confirmada, o anúncio foi corrigido para impedir que a situação se repetisse.
Também esclarecemos que a consulta realizada junto à fábrica acerca da especificação do processador teve como objetivo obter uma confirmação técnica antes de apresentarmos uma posição definitiva. Não houve intenção de postergar a solução, mascarar qualquer característica do equipamento ou induzir a cliente a erro.
Diante da divergência identificada, a empresa não se recusou a buscar uma solução. Foram apresentadas outras opções de equipamentos e alternativas para resolução do caso, que não foram aceitas pela cliente, que manifestou interesse exclusivamente no recebimento de uma central Aikon Fóton G3.
Respeitamos a manifestação da cliente e temos conhecimento das disposições do artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, entendemos ser necessário distinguir o cumprimento da oferta da substituição por um equipamento de categoria substancialmente superior.
A Aikon Fóton G3 não corresponde ao equipamento originalmente adquirido e possui conjunto de características técnicas, posicionamento comercial e valor significativamente superiores ao produto objeto da compra. Por esse motivo, a Soaudio não a reconhece como produto equivalente ao equipamento contratado para fins de substituição sem qualquer diferença de valor.
A divergência identificada na informação relativa ao processador não altera as demais características do produto originalmente contratado nem, por si só, transforma qualquer equipamento superior que possua processador de 2,0 GHz ou acima em objeto da oferta realizada.
Reforçamos que a empresa permanece disposta a solucionar a ocorrência e já apresentou alternativas para tanto. Podemos providenciar a logística reversa do equipamento sem custos para a cliente e permanecem disponíveis as soluções compatíveis com o produto e com a contratação originalmente realizada.
Caso haja interesse específico na aquisição da Aikon Fóton G3, também permanecemos disponíveis para verificar as condições comerciais aplicáveis a esse modelo, considerando tratar-se de equipamento distinto e pertencente a uma categoria superior.
Reconhecemos a necessidade de exatidão nas informações disponibilizadas em nossos anúncios e lamentamos a divergência identificada neste caso. A correção já foi realizada e reforçamos internamente nossos procedimentos de conferência das especificações dos produtos.
Nosso objetivo é solucionar a ocorrência de maneira adequada, proporcional e compatível com os direitos previstos na legislação consumerista, mantendo disponíveis as alternativas já apresentadas à cliente.
Permanecemos à disposição para continuidade da tratativa.
Consumidor respondeu
30/09/2026 às 11:37
Embora a empresa tenha reconhecido expressamente a divergência entre a especificação anunciada e o produto recebido, até o momento não foi apresentada uma solução concreta para o caso pela equipe responsável pela reclamação no Reclame Aqui, nem houve contato comigo para apresentação de qualquer proposta somente essa reposta na plataforma. . Esclareço ainda que mencionei a Aikon Fóton G3 como alternativa por ser, dentre as opções disponíveis nas lojas após os dois problemas consecutivos nas compras realizadas, o modelo que efetivamente despertava meu interesse e que eu já havia tinha até pensando em comprar, mas escolhi a Lenovo de 6/128 por conta da configuraçao excelente. Não se trata, portanto, de uma exigência inicial ou de uma tentativa de obter um produto superior sem qualquer relação com a situação, mas de uma alternativa que apresentei diante da impossibilidade informada pela empresa de fornecer novamente o modelo Lenovo conforme anunciado. Tentei um acordo com a troca por ela nas duas vezes sem sucesso.
Como a questão já foi encaminhada ao Procon-SP, permanecerei aguardando a resolução por meio daquele órgão. No momento, não tenho outras considerações a acrescentar.
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Empresa nao entra em contato para resolver o problema, so responde o reclame aqui formalmente. Abri reclamacao no Procon para resolver por la.