Cobrança indevida por serviço não prestado Fábrica de Códigos / Shopping de Preços

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

13/07/2026 às 12:10

ID: 253765061

Contratei os serviços da empresa MMA Soluções em Tecnologia da Informação (Fábrica de Códigos/Shopping de Preços) para uma operação de dropshipping que, por motivos internos, não chegou a ser implementada.

Durante os 3 a 4 meses em que estivemos conectados à Shopify, a empresa não realizou absolutamente nenhum serviço em nosso site. Nenhum pedido foi processado, intermediado ou passou pelo hub deles. Para minha surpresa e indignação, recebi uma cobrança referente a "pedidos excedentes".

Considero uma postura extremamente desleal cobrar por um serviço que não foi prestado e por um esforço operacional que nunca existiu. É inaceitável ser cobrado por uma plataforma que não teve qualquer participação no fluxo de vendas do meu e-commerce.

Solicito o cancelamento imediato dessa cobrança, visto que não houve qualquer prestação de serviço que a justifique.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/07/2026 às 12:45

Boa tarde, André. Tudo bem? Compreendemos a sua situação, porém para que possamos analisar a questão, precisaremos do CNPJ da sua empresa que utiliza o Shopping de Preços e assim verificarmos sobre a cobrança emitida. Realizamos a busca pelo seu CPF e e-mail e não localizamos o seu cadastro. Ficaremos no aguardo para darmos continuidade ao processo.
Agradeço desde já pela compreensão.

Réplica do consumidor

13/07/2026 às 12:53

Nosso CNPJ: *****

Réplica da empresa

13/07/2026 às 14:55

Prezado, André

Verificamos que a contratação do plano FULL (por pedidos) foi assinada em 06/05/2026 via Clicksign, juntamente com o aceite formalizado por e-mail, portanto a cobrança encaminhada é devida.
A empresa disponibiliza os dias de teste para que o cliente possa testar a ferramenta, porém a partir do momento em que ocorre a contratação, as cobranças serão enviadas normalmente, conforme o alinhamento com a nossa equipe comercial.
Apesar dessa situação, a diretoria decidiu isentar esse valor e solicita a retirada da reclamação.

Agradeço pela compreensão.

Réplica do consumidor

13/07/2026 às 15:11

Gostaria de formalizar nosso descontentamento quanto à cobrança de "pedidos excedentes" enviada recentemente.

É importante reforçar que a contratação dos serviços da MMA Soluções teve como escopo exclusivo a integração de hub com marketplaces. Não houve, em momento algum, a prestação de serviços adicionais, suporte operacional ou intermediação de vendas diretas em nosso site.

Reiteramos que não questionamos a mensalidade acordada em contrato. No entanto, a cobrança por pedidos excedentes é indevida e desleal, visto que não houve qualquer prestação de serviço ou esforço por parte de vocês que justificasse essa taxa. Não faz sentido onerar a empresa por um fluxo de vendas que não passou pelo sistema de vocês.

Solicito que revejam a transparência de sua proposta comercial. É imprescindível que as cláusulas indiquem claramente que a cobrança de excedentes ocorre independentemente da efetiva prestação de serviço, caso esse seja o entendimento de vocês embora, por uma questão de boa-fé e ética comercial, tal prática seja contestável.

No aguardo de uma revisão imediata desta cobrança.

Réplica da empresa

13/07/2026 às 15:36

André, conforme informado anteriormente, o plano contratado se baseia em pedidos transacionados na plataforma, portanto, os pedidos aprovados são computados no fechamento para a cobrança dos clientes, independente de utilizarem os marketplaces para controle de gestão.

E por se tratar de um plano por pedidos, enquanto a plataforma permanecer ativa, os pedidos continuam sendo baixados na plataforma.

O nosso fechamento se baseia de acordo com a data de corte do dia 26, portanto caso o cliente efetue o cancelamento após essa data, o faturamento já foi realizado, e para a finalização do processo, é necessário a apuração dos pedidos referentes a esse período posterior ao fechamento da cobrança.

Os pedidos excedentes são de fato os pedidos aprovados até a data em que a plataforma permaneceu ativa, e que foram considerados após o fechamento da sua última fatura.

Entretanto, conforme informamos, a empresa procederá com o cancelamento dessa cobrança.