Respondida

Faculdade Phorte não realiza reembolso de matrícula cancelada dentro do prazo estipulado.

Faculdade Phorte

cidade: Cotia

O que aconteceu

Prezadas(os),

Gostaria de formalizar minha insatisfação com os setores financeiro e administrativo da Faculdade Phorte, por não cumprirem o prazo de reembolso decorrente do cancelamento da turma de graduação em Tradução e Interpretação.

Para relembrá-los: eu havia efetuado o pagamento de R$ 396,75 em 23/06/2026, referente à matrícula para a turma que iniciaria em 10/08/2026.

Posteriormente, diante do comunicado da instituição acerca do cancelamento de tal turma por falta de quórum -- primeiramente via telefone, em 10/08, e por mensagem de WhatsApp, no dia seguinte -- optei pelo ressarcimento do valor supracitado. Fui então informado pela atendente Isabel, no próprio dia 11/08, que o reembolso seria transferido a minha conta bancária em até 15 dias úteis.

No entanto, o prazo não foi cumprido. Ao contatar a faculdade via WhatsApp em 01/09/2026, a atendente Isabel iniciou a verificação do caso, porém, sem prazo para solução. No dia seguinte, me informou que ainda estaria aguardando retorno do setor financeiro. E hoje, 04/09, nem sequer obtive resposta ao tentar contatar a instituição via WhatsApp e telefone.

Por conseguinte, comunico que esta é minha última tentativa de contato extrajudicial. Não havendo resolução em até 5 (cinco) dias úteis, acionarei o Juizado Especial Cível.

Atenciosamente,

Vinicius.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Faculdade Phorte respondeu

    04/09/2026 às 16:29

    Prezado Vinicius,

    Agradecemos seu contato e pedimos desculpas pelo transtorno relatado.

    Após o recebimento de seu contato através do atendimento, realizamos nova análise do caso junto aos setores responsáveis e também junto a plataforma de pagamentos.

    Conforme contato realizado hoje, 04/09/2026, foi confirmado que o estorno do valor de R$ 396,75 foi efetivado, às 14h59. Esclarecemos que o prazo inicialmente informado não foi cumprido em razão de uma intercorrência relacionada à plataforma responsável pelo processamento da devolução. Reconhecemos o desconforto gerado pela demora e lamentamos pela experiência.

    O comprovante e as informações sobre o estorno foram encaminhados no atendimento realizado via WhatsApp. A partir da efetivação pela operadora, o crédito poderá constar na fatura conforme os prazos e regras da administradora do cartão.

    Seguimos à disposição para qualquer apoio adicional, caso identifique alguma divergência nas próximas faturas.

    Atenciosamente,

    Equipe Faculdade Phorte.