O que aconteceu
MUDANÇA DE CAMPUS DA UNIFAMETRO CAMPUS CARNEIRO DA CUNHA PARA A SEDE DA ANTIGA UNIFANOR BEZERRA.
As justificativas apresentadas pela instituição para essas mudanças estão relacionadas à qualidade de ensino. Mas que qualidade é essa, se os alunos de ambas as instituições estão insatisfeitos com as transferências?
Os estudantes da Unifametro estão insatisfeitos com a mudança dos cursos para a antiga Unifanor, na Bezerra de Menezes, a partir de 2027.1. Ao mesmo tempo, alunos da Unifanor também estão insatisfeitos com a transferência de seus cursos para o campus Carneiro da Cunha.
Já foram realizadas atas, manifestações nas redes sociais e conversas com a reitoria, incluindo a reunião do dia 28 de outubro de 2026. Mesmo assim, sentimos que nossas reivindicações não estão sendo consideradas como deveriam.
Escolhemos nossas instituições pela qualidade de ensino, localização e estrutura física. Investimos tempo, dinheiro e expectativas em nossa formação, e essas mudanças afetam diretamente nossa rotina e nosso planejamento acadêmico.
Se a justificativa é a qualidade, queremos saber: onde estão as melhorias concretas para os alunos? Como foram avaliadas as estruturas, os laboratórios, as aulas práticas, a localização e as necessidades específicas de cada curso?
Não basta afirmar que as mudanças são para melhorar a qualidade. É necessário ouvir os estudantes e demonstrar, na prática, que essas decisões realmente beneficiarão sua formação.
E onde ficam os direitos dos alunos enquanto consumidores? Exigimos transparência, respeito aos compromissos assumidos, diálogo e participação nas decisões que afetam nosso futuro acadêmico.
Não somos apenas números ou fontes de receita. Somos estudantes que merecem ser ouvidos e respeitados. Se a qualidade é realmente a prioridade, ela precisa começar pela consideração com aqueles que fazem parte da instituição: os alunos.