Problema com Fiat Fastback Abarth após revisão: falha eletrônica, falta de carro reserva e informações contraditórias.

Não respondida
Rio de Janeiro - RJ
24/06/2026 às 19:24
ID: 252276967
RECLAMAÇÃO FALHA APÓS REVISÃO, AUSÊNCIA DE CARRO RESERVA E INFORMAÇÕES CONTRADITÓRIAS
Sou proprietária de um Fiat Fastback Abarth 2025/2026, adquirido em agosto de 2025, sempre mantido conforme as orientações da fabricante e dentro do período de garantia.
No dia 16/06/2026 deixei o veículo na concessionária Autonelli Teresópolis para realização da revisão de 10.000 km. Contratei o pacote recomendado, que incluía, entre outros serviços, revisão programada, limpeza do sistema de injeção, troca de filtros e lavagem completa do motor.
Retirei o veículo no dia 17/06/2026 e, no mesmo dia, poucas horas após sair da concessionária, a luz da injeção eletrônica acendeu no painel.
No dia 18/06/2026 retornei à concessionária para relatar o problema. Foi realizado um procedimento com scanner e a luz foi apagada. Fui informada de que a causa seria uma suposta mistura de combustível, sem que fosse realizado qualquer reparo adicional.
No dia seguinte, 19/06/2026, o veículo simplesmente não ligou mais.
Em 20/06/2026 meu marido compareceu à concessionária para relatar a pane. Um mecânico foi até minha residência para avaliar o veículo e informou que havia um problema de comunicação com o módulo eletrônico, não sendo possível solucionar o problema no local. Diante disso, foi orientado o acionamento do guincho da própria Fiat. O protocolo aberto foi o n *****.
Apesar da solicitação ter sido realizada em 20/06, o veículo somente foi recolhido em 22/06.
Também em 22/06 foi aberto o protocolo n ***** para disponibilização de carro reserva. Fomos orientados a aguardar o prazo de 48 horas para análise.
Para nossa surpresa, em 24/06 fomos informados de que a solicitação havia sido encerrada porque o veículo supostamente não estaria coberto pela garantia. Essa informação não faz sentido, uma vez que o veículo possui menos de um ano de uso e todas as revisões realizadas na rede autorizada.
A situação se tornou ainda mais confusa quando a própria concessionária abriu um novo protocolo de carro reserva em 24/06 (protocolo n *****), demonstrando que havia inconsistência nas informações prestadas anteriormente.
Diante da negativa recebida, precisei abrir reclamação na Ouvidoria da Fiat sob o protocolo n *****.
Hoje estou há praticamente uma semana sem veículo, sem diagnóstico conclusivo, sem previsão de solução e sem carro reserva.
Além de todo o transtorno causado pela pane ocorrida logo após uma revisão realizada na concessionária autorizada, estou arcando com despesas de transporte por aplicativo para cumprir compromissos pessoais e familiares.
Tenho uma mãe idosa e debilitada, que depende frequentemente do meu apoio para consultas, exames e deslocamentos, e estou sendo obrigada a utilizar Uber para atendê-la. Como se não bastasse, também precisei utilizar transporte por aplicativo para me deslocar até uma unidade de emergência quando passei mal durante esse período em que estou sem veículo.
O que mais causa indignação é que o carro entrou funcionando normalmente para uma simples revisão de 10.000 km e saiu apresentando falha. A luz da injeção acendeu no mesmo dia da retirada do veículo, o problema não foi solucionado quando retornei à concessionária e, menos de 48 horas depois, o veículo ficou completamente imobilizado.
Solicito uma solução urgente para o caso, incluindo:
- Diagnóstico técnico definitivo do veículo;
- Reparo imediato e definitivo do problema;
- Esclarecimento formal sobre a negativa inicial do carro reserva;
- Disponibilização urgente de veículo reserva enquanto meu carro permanecer indisponível;
- Posicionamento oficial da Fiat sobre todo o ocorrido.
Sempre confiamos na marca e escolhemos o Abarth porque era um sonho nosso. Eu e meu marido batalhamos muito para conquistar esse carro, foi uma realização importante para nós dois. Continuamos acreditando na Fiat e na qualidade que ela representa, mas, diante de tudo o que estamos vivendo, estamos profundamente decepcionados com a forma como estamos sendo tratados e com a falta de solução para um problema tão sério.
Aguardo uma solução rápida e definitiva.