Reclamação contra Fiat: [Editado pelo Reclame Aqui] de Módulo de Injeção devido a falha de projeto e falta de estoque de peça, resultando em prejuízo financeiro e descaso da montadora.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

24/06/2026 às 19:03

ID: 252276125

Prezados,

Venho registrar minha profunda indignação com a Fiat (Stellantis) e sua rede autorizada (Grupo Amazonas) diante de um prejuízo financeiro e de um descaso absurdo com o consumidor.

No dia 20/02/*******, tive o módulo de injeção do meu Fiat Idea furtado. O [Editado pelo Reclame Aqui] ocorreu devido a uma grave e conhecida vulnerabilidade de projeto do veículo, cujo compartimento do motor permite fácil acesso por terceiros para a retirada rápida do "cérebro" do carro. Naquela mesma data, com o veículo totalmente vulnerável, fomos obrigados a acionar imediatamente um guincho por nossa conta (R$ *******,00) para remover o carro em segurança até nossa residência.

A partir daí, começou o segundo calvário provocado pela montadora: a falta de estoque crônica da peça na rede autorizada (violação clara ao Art. 32 do CDC). Diante da recusa e da impossibilidade da Fiat em fornecer a peça de reposição, e sem poder ficar com o carro parado por se tratar de nosso meio de trabalho, fomos obrigados a recorrer ao mercado de terceiros para adquirir e codificar um módulo remanufaturado, arcando com um custo de R$ 2.*******,00.

É inadmissível aceitar esse prejuízo. A culpa por este incidente é inteiramente da Fiat por duas falhas gravíssimas: primeiro, por colocar no mercado um carro com erro de projeto que facilita o [Editado pelo Reclame Aqui]; segundo, por não abastecer o mercado com peças de reposição, o que gera escassez e faz com que esse módulo fique ainda mais visado e valorizado no mercado paralelo pelo [Editado pelo Reclame Aqui] organizado.

Buscando uma solução amigável, abri um protocolo na Fiat. No dia 08/06/******* enviei meus dados e, no dia 09/06/*******, foi gerado o Protocolo n 16754356. No dia 10/06/*******, uma representante do Grupo Amazonas (Juliana Rocha) me chamou no WhatsApp exigindo um agendamento para levar o carro até a concessionária.

No dia 11/06/*******, respondi de forma clara: NÃO FAZ SENTIDO AGENDAR VISTORIA PARA VER UM CARRO CUJA PEÇA JÁ FOI TROCADA. O módulo antigo foi [Editado pelo Reclame Aqui] e a própria Fiat não tinha outro para me vender. Tive que consertar o carro para trabalhar! Minha ******* sobre o REEMBOLSO/RESSARCIMENTO dos custos materiais que tive (Total de R$ 2.*******,00), dos quais possuo todas as notas fiscais e comprovantes.

Desde o dia 11 de junho de ******* estou sem qualquer retorno. A empresa me ignorou e sumiu com o *******. Exijo uma postura digna da Fiat para a análise do reembolso das notas enviadas. Caso contrário, formalizarei a ação diretamente no Juizado Especial Cível (JEC) por danos materiais e morais.

Compartilhe