Cobrança indevida e negativação após solicitação de cancelamento sem multa por falta de cobertura no novo endereço.

Resolvido
São Bernardo do Campo - SP
07/01/2026 às 14:27
ID: 236937931
Desde o dia 23 de julho de 2025 estou tentando cancelar o serviço de internet sem cobrança de multa, pois me mudei de endereço e a própria empresa informou que não possui cobertura técnica no novo local.
Desde então, venho recorrentemente entrando em contato, informando que:
Eu não estava mais no endereço antigo;
Havia mudança confirmada;
Precisava do cancelamento com isenção de multa, já que o serviço não poderia ser mantido.
Mesmo assim, a empresa se recusa a cancelar o contrato sem a cobrança da multa. Por conta dessa recusa:
Foram geradas duas faturas após o pedido de cancelamento, referentes a um serviço que não estava mais sendo utilizado;
Além dessas faturas, ainda existe a cobrança da multa de fidelidade, totalmente abusiva;
Ou seja, estão me cobrando três valores indevidos: duas faturas + multa, de um serviço que já havia sido solicitado o cancelamento.
Deixo claro: essas faturas só existem porque a empresa condicionou o cancelamento ao pagamento da multa, o que é ilegal. Eu nunca concordei com isso e sempre tentei resolver de forma amigável.
Agora, ao acessar o Serasa, constatei que meu nome foi negativado justamente por essas faturas indevidas. A partir desse momento, a situação muda completamente.
Essa negativação é irregular e abusiva, pois:
Não houve prestação de serviço;
O cancelamento foi solicitado;
A empresa não tem cobertura no novo endereço;
As cobranças existem apenas porque a empresa se recusou a cancelar corretamente.
Diante disso, EXIJO solução imediata, sem qualquer tipo de acordo financeiro, pois não devo nada:
1.Retirada imediata do meu nome do Serasa;
2.Cancelamento definitivo do contrato, sem multa;
3.Encerramento total de todos os valores cobrados, incluindo as duas faturas e a multa;
4.Agendamento prévio para retirada do equipamento, com data e horário combinados comigo.
Não vou pagar por um serviço que não utilizei e nem por uma multa indevida.
Caso a situação não seja resolvida de forma imediata, levarei o caso ao PROCON e ao Judiciário, com pedido de indenização por danos morais, devido à negativação indevida.
Aguardo resolução urgente.
CPF: *****
Compartilhe
Resposta da empresa
14/01/2026 às 15:02
Olá,
Recebemos sua mensagem e agradecemos por nos relatar toda a situação com tantos detalhes. Entendemos seu posicionamento e queremos reforçar que vamos tratar o seu caso com a atenção que ele merece.
Informamos que iremos abrir um chamado interno para analisar cuidadosamente todo o histórico, incluindo o pedido de cancelamento, a mudança de endereço e as cobranças geradas. Nosso objetivo é compreender o ocorrido de forma completa e buscar a melhor solução possível, de maneira justa e transparente, para que possamos chegar a um acordo e encerrar essa situação da melhor forma para ambas as partes.
Durante essa análise, também iremos avaliar a situação do cadastro e alinhar os próximos passos, incluindo a retirada do equipamento, caso necessário. Assim que tivermos um posicionamento mais claro, entraremos em contato pelos canais cadastrados para dar o retorno e seguir com a tratativa.
Pedimos apenas que aguarde nosso contato e permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente,
Equipe Fix Fibra
Setor de Atendimento
Consideração final do consumidor
14/01/2026 às 16:25
Fui muito bem atendida na resolução do problema, prometeram tirar as cobranças indevidas do meu nome e combinamos uma data para retirada do aparelho.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
6