Defeito Crônico no Câmbio Powershift Ford Ecosport 2015

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Montes Claros - MG

28/07/2025 às 23:08

ID: 223208587

Minha esposa e eu adquirimos em 2023 um veículo ford Ecosport modelo 2015.
O veiculo automático com cambio power shift,minha esposa e eu trabalhamos com o carro e diariamente necessitamos dele para nos deslocarmos até a terapia do nosso filho que é autista. Há uns 2 domingos , voltando da roça, simplesmente do nada o carro apresentou no computador de bordo a mensagem TRANSMISSÃO AQUECIDA ,DESLIGAR O CARRO POR 5 MINUTOS,onde por diversas vezes precisamos parar com o carro porque não conseguia fazer a troca das marchas e nem sair do lugar.
E assim o carro parou de andar. E não anda mais. Ficamos literalmente sem carro. Tivemos que chamar um guincho para pelo menos nos tirar do meio da rua, pois ficamos parados correndo até risco. Ficamos eu, minha esposa grávida, meu filho autista de 6 anos e meus pais idosos dentro do carro parados no MEIO DA BR. Tenho os registros do guincho que pedimos na ECO 135. Foram pelo menos para nos tirar da BR escura, pois estávamos correndo muito risco de um caminhão ou outro veículo pesado bater em nós.

Pesquisei para entender a mensagem de superaquecimento que aparecia no painel na internet, para minha surpresa me deparei com inúmeros relatos de consumidores na internet com a mesma situação, além de ter muitas matérias de conteúdo em revistas, jornais e blogs, inclusive comentado por influencers relevantes na indústria automobilística.

Enfim, os carros da Ford com câmbio powershift tem defeito crônico que causado por meio da contaminação da embreagem pelo fluido da transmissão devido vazamentos nos retentores do eixo de entrada. Este problema é extensivamente conhecido, sendo que a Ford estendeu a garantia dos cambio por 10 anos conforme já vi em várias matérias.
Gostaria de dizer que ficaria bem decepcionado, principalmente por ter visto que em alguns clientes o problema é resolvido e para outros não, espero sinceramente de eu não ser o que estará com os casos dos que não tiveram a solução da empresa é totalmente incompreensível o carro da mesma linha de fabricação,com o mesmo cambio power shift,onde já foi mais que comprovado seus pontos de falhos e como consumidores sabemos bem recorrer aos orgãos competentes para resolvermos, pois por conta dessa falha corremos risco de vida.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/09/2025 às 15:49

Olá Mailton, tudo bem?

Em atenção à sua reclamação o seu relato está descrito no *******.

Referente ao veículo Ecosport, foi analisado junto aos nossos setores internos sobre a tratativa do seu caso, onde identificaram a necessidade de troca da peça, neste caso o reparo deve ser custeado pelo consumidor.

Ressalto que a nossa política de garantia, oferece 3 anos, neste caso identificamos que o seu veículo está fora da garantia contratual desde 07/*******.

Permanecemos à disposição para qualquer eventualidade através dos nossos canais de atendimento e pela Central de Relacionamento Ford Brasil.

Atenciosamente,
Central de Relacionamento Ford Motor Company
******* ******* *******
https://*******