Ecosport - defeito no câmbio powershift

Em réplica
Belo Horizonte - MG
03/09/2021 às 18:53
ID: 129131845
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesSou proprietária de um Ecosport *******/*******, equipado com câmbio powershift.
Logo nos primeiros anos de compra, o carro já apresentava mensagens de superaquecimento no painel e a ordem de parar em segurança.
Sempre fiz as revisões regularmente e atentava os consultores para a citada mensagem. Eles sempre diziam que fariam uma "reprogramação".
Convivi com este problema e mensagens ao longo do tempo, o que gerava muita insegurança, principalmente porque utilizo o carro em viagens.
Em ******* o veículo, além das mensagens, perdia potência, trepidava, tinha dificuldade em trocar as marchas.
Foi neste momento que, em pesquisa, descobri que muitos proprietários de carros equipados com o câmbio powershift, relatavam o mesmo tipo de problema.
Procurei o serviço da concessionária, que eu estava habituada, com estas informações, e me disseram que fariam um teste com medição determinado pela própria Ford, para autorizar a reparação. Mas, incrivelmente, meu carro apresentou medição abaixo do limite que a montadora estipulou e queriam me cobrar pelo serviço.
Precisei acionar um conhecido que, à época, trabalhava na montadora. Só assim, após muitos inconvenientes, consegui o reparo, sem custo adicional. Ou, até hoje achei que consegui...
Tenho a nota fiscal de troca do "JG. VEDAÇÃO", "JG. EMBREAGEM" e "FLUIDO DE TRANSMISSÃO", datada em 31/08/*******.
O carro apresentou melhoras, mas sempre continuava com as mensagens de superaquecimento quando em trânsito intenso.
Recentemente, em agosto de *******, em viagem, meu veículo apresentou a mensagem de "Transmissão com defeito. Procure serviço", várias vezes.
Notei problemas nas trocas de marchas e perda de potência, o que mais uma vez me gerou muita insegurança nas rodovias.
Logo que retornei a minha cidade, eu procurei a concessionária, com urgência.
Após avaliação, me passaram um orçamento de R$1.*******,00, apenas para abrir a "caixa" e verificar o problema.
Procurei uma outra concessionária Ford, e fui surpreendida, pois me informaram que nenhuma peça do meu câmbio foi trocada em ******* e que, provavelmente, fizeram apenas uma reprogramação, embora eu tenha a nota fiscal das peças.
Não bastasse isso, disseram também que meu veículo não participou do recall de fechaduras, mesmo com a minha solicitação em uma das minhas idas à concessionária.
O consultor me informou ainda que nenhum destes serviços (reparação no câmbio e recall das fechaduras) consta dos registro na Ford.
E para o conserto do meu câmbio powershift, estão cobrando a quantia de R$8.*******,00, referente a "JOGO ATUADOR-1 EMBREAGEM CX", "JOGO ATUADOR-2 EMBREAGEM CX", "JOGO CILINDRO ESCRAVO" e "JG DE EMBREAGEM DA CAIXA DE".
Meu veículo se encontra no pátio da concessionária, sem uma solução.
Esta é a minha história.
Acontece que o defeito no câmbio powershift da Ford é reconhecido publicamente.
Há inclusive várias ações neste sentido, multas aplicadas pelo Procon, indenizações a proprietários americanos, por terem adquirido um veículo com defeito de fábrica.
Seguem algumas matérias encontradas na internet:
https://*******
https://**************/03/05/interna_noticias,*******https://*******
https://**************/04/25/ford-vai-indenizar-a-partir-de-us-20-por-cambio-powershift-nos-eua/
E outras tantas...
Mas nós, brasileiros, somos mais uma vez desrespeitados.
Estão dividindo o câmbio em vários componentes e dizendo que a embreagem não tem garantia e não faz parte do mesmo. Como? Se quando adquirimos um veículo sem câmbio manual, o que queremos é não apertar a embreagem para a mudança de marcha? Como embreagem não compõe o câmbio? É no mínimo curioso e um artifício para enganar os proprietários.
O que sinto é que essa fábrica faz de tudo para não arcar com os custos por ter lançado um câmbio problemático no mercado.
Eu aguardo uma solução para o meu caso ou então acionarei a justiça, pois me sinto [Editado pelo Reclame Aqui] e totalmente insegura com um carro desses.
Compartilhe
Resposta da empresa
13/09/2021 às 16:52
Olá, Nathália!
Tentamos contato com você nas seguintes datas e horários, tanto via telefone, no entanto, sem sucesso:
09/09/******* às 09:32
13/09/******* às 15:12
O telefone que foi contatado é: 9xxxx-xx05.
Conforme interações por mensagem privada em 09/09/21 às 09:40, informamos sobre a verificação interna onde o veículo não se enquadra dentro dos parâmetros de analise da Montadora, tendo em vista que não possui histórico de reparo e plano de manutenção, impossibilitando qualquer ação. ******* que a garantia contratual de seu veículo finalizou em 22/07/******* e possui garantia ativa somente do módulo TCM até *******, caso constatado falha de acordo com o código do boletim 14m02.
Sua manifestação a priori ficará registrada para ciência da Ford e, caso ainda haja alguma pendência, pedimos que nos retorne o contato através de nossos canais de atendimento.
Informamos que sua manifestação foi registrada no *******.
Atenciosamente,
Centro de Atendimento Ford
******* ******* *******
https://*******
Réplica do consumidor
13/09/2021 às 19:59
Não estou satisfeita, pois, conforme nota fiscal anexada, meu veículo teve o câmbio reparado por uma concessionária, em agosto de *******, embora não haja esse registro no histórico de vocês, por um erro interno da Ford.