Cobrança indevida de gorjeta e mau atendimento no Frans Café

Resolvido
Campinas - SP
28/06/2025 às 08:10
ID: 220755149
Minha reclamação é referente a unidade do Frans Café dr Crispim, em Brasília (DF), com relação a cobrança ilegal de 10 por cento de gorjeta. Hoje (28/6) fui a unidade para tomar um café com leite e um pão com manteiga, me cobraram os dez por cento, eu disse que não pagava porque não era obrigatório, e um dos garçons ainda resolveu bater boca e dizer que "nos Estados Unidos a gorjeta é incluída". Eu não tenho obrigação e não pago gorjeta pra tomar café, que já é caro. A casa tem prática de um salário vem baixo e treinamento ruim com os funcionários, que se acham no direito de oferecer um mau atendimento, é isso?
Compartilhe
Resposta da empresa
30/06/2025 às 18:15
Boa tarde, Débora! Lamentamos o ocorrido em sua visita ao Frans Café Dr. Crispim.
A cobrança da taxa de serviço é opcional, e orientamos todos os nossos colaboradores quanto a isso. O comportamento relatado não condiz com o que esperamos de nossas equipes.
Pedimos desculpas sinceras e informamos que já estamos tomando providências com a unidade para reforçar o treinamento e prevenir novos casos.
Agradecemos seu feedback. Ele é essencial para que possamos melhorar as nossas práticas.
Réplica do consumidor
01/07/2025 às 11:33
Já é a segunda vez que isso ocorre na mesma unidade. Agradeço a resposta, só espero que oriente seus funcionários porque eu NÃO pago dez por cento para tomar um café. Grata
Consideração final do consumidor
01/07/2025 às 11:34
Cobra dez por cento na conta (que é opcional) e insiste em constranger o cliente para que pague.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
2