VIVEST atrasa pagamento de pensão por [Editado pelo Reclame Aqui] e demonstra falta de empatia com o cliente.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Franca - SP

20/08/2026 às 17:38

ID: 256988581

Enfim, a VIVEST da a entender que é uma empresa "de fundo de garagem". Meu pai é participante da VIVEST, migrou seu plano de aposentadoria da FUNCESP para esse fundo de pensão. Infelizmente meu pai faleceu no dia 29/05 deste ano de 2026. Comuniquei à VIVEST do óbito e enviei os documentos necessários para a mudança por pensão por [Editado pelo Reclame Aqui] para minha mãe. Fui comunicado que só depois do processo do pedido da pensão por [Editado pelo Reclame Aqui] pelo INSS tiver sido concluída, aí sim, à VIVEST poderia iniciar o processo deles do pedido de pensão. Passados 30 dias após o pedido ao INSS, tudo foi resolvido e no dia 21/07 minha mãe já recebeu primeiro pagamento de pensão pelo INSS. Comuniquei à VIVEST dentro do prazo, recebi os documentos para preenchimento e e pedido da pensão para minha mãe e o prazo era que a análise seria feita até o dia 14 de agosto e que o pagamento seria feito todo ultimo dia do mês, ou seja, o pagamento cairia no dia 31 de agosto de 2026. Só que recebemos um e-mail no dia 05/08 pedindo um documento comprovante da conta, agência, nome do banco e nome do titular que eu já havia enviado para o departamento de análise quando enviaram os questionários antes do dia 05/08. Liguei para o atendimento da VIVEST e recebi a informação que o pedido foi acatado e que à análise seria feita até o dia 14/08 e que o pagamento seria no dia 31/08. Porém, hoje dia 20/08, recebo um e-mail comunicando que a previsão de pagamento agora será para o dia 30/09. Ou seja, teremos que esperar mais de um mês para receber aquilo que, em tese, seria um processo rápido e sem dor de cabeça.
A minha insatisfação e revolta sobre à VIVEST é que eles não tem empatia e tão pouco se preocupam com o participante. Tivemos que fazer empréstimos com familiares, empréstimos no cartão de crédito e atrasar contas básicas de casa, até de um financiamento de um carro que meu pai havia trocado. Acho que esse "departamento de análise" não entende ou não tem competência suficiente para lidar com situações como essa. Liguei comunicando a situação, as atendentes compreenderam, porém, tudo se resume ao prazo aleatório que este departamento escolhe.
Fica aqui meu repúdio a esta empresa que como já sabemos, os participantes são números, apenas números.
Então se você, participante, passar por uma situação de óbito na família. Pode fazer empréstimos no cartão, recorrer a familiares, porque à VIVEST não vai ligar para a situação que você estiver passando.

Compartilhe