Metropax: Alteração Irreconhecível no Velório, Troca de Coroas e Erro na Soltura de Pétalas Geram Revolta e Decepção

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

07/04/2026 às 15:05

ID: 245396739

Minha experiência com a Metropax, em Ribeirão das Neves, foi simplesmente terrível, marcada por tristeza, decepção e muita revolta.

No velório da minha mãe, em 17 de janeiro de 2025, pintaram o cabelo dela de preto, sendo que ela jamais usou essa cor em vida. Além disso, ainda passaram gel. O resultado foi devastador: minha mãe ficou irreconhecível, com uma aparência que em nada representava quem ela era. O mais grave é que, nos documentos preenchidos na própria Metropax, que estão em mãos, não há absolutamente nada assinalado ou autorizado sobre qualquer procedimento no cabelo. Ou seja, fizeram essa alteração por conta própria, sem respeito à vontade da família e sem preservar a identidade de quem estava sendo velada. Em um momento de despedida tão delicado, isso foi extremamente chocante, doloroso e revoltante.

Como se não bastasse, no domingo, 05/04/2026, durante o velório da minha cunhada Rosemary, a coroa de flores que encomendei com tanto carinho para ela foi colocada no velório ao lado.

E, por fim, mais uma situação absurda: a cerimonialista não realizou a soltura das pétalas sobre o caixão fechado, como deveria. Ao ser questionada, respondeu que estava com o controle errado e, inacreditavelmente, acabou soltando as pétalas no velório ao lado.

São erros grotescos, absurdos e desumanos, cometidos em momentos de extrema dor e fragilidade. É inadmissível que uma empresa responsável por despedidas tão sensíveis demonstre tamanha falta de cuidado, atenção e respeito com as famílias enlutadas.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/04/2026 às 14:28

Prezada Sra. Gisele.

Agradecemos a oportunidade de esclarecer a situação.

Conforme nosso contato telefônico, prestamos todos os esclarecimentos necessários, buscando explicar de forma clara e transparente os procedimentos adotados no caso.

Entendemos a sensibilidade do tema e, por isso, conduzimos o atendimento com todo o cuidado, respeito e atenção que o momento exige.

Permanecemos à disposição através dos nossos canais oficiais, telefone e WhatsApp (31)3057-4010 ou no nosso site www.metropax.com.br, para qualquer dúvida adicional.

Atenciosamente,
Equipe de relacionamento Metropax

Réplica do consumidor

15/04/2026 às 08:31

O suposto contato mencionado pela empresa foi feito por uma cerimonialista que, mesmo tendo acesso à minha reclamação, não sabia sequer do que se tratava. A ligação, portanto, não representou acolhimento, esclarecimento nem solução. Apenas informou que um responsável entraria em contato posteriormente, o que, até o presente momento, não aconteceu.

Como se o descaso já não fosse suficientemente doloroso, hoje ainda recebi um e-mail automático solicitando a validação do serviço prestado, como se um protocolo encerrado pudesse apagar erros irreparáveis.

A diferença é que, nesse tipo de serviço, não há oportunidade para refazer, corrigir ou amenizar o dano causado. O último adeus acontece uma única vez. A imagem da pessoa amada, a homenagem planejada e a memória daquele instante jamais podem ser repetidas.

Infelizmente, não existe segunda chance para reparar tamanho absurdo. Afinal, só se morre uma vez, não é mesmo?!

Consideração final do consumidor

22/04/2026 às 20:35

A nota 0 se deve a tudo o que escrevi em
minha reclamação. Infelizmente foi uma sucessão de faltas graves que jamais poderão ser corrigidas e/ou reparadas.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0