Renovação de seguro realizada indevidamente após pedido prévio de cancelamento

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Itatiba - SP

11/08/2026 às 12:49

ID: 256171127

Renovação de seguro realizada mesmo após solicitação prévia de cancelamento

No final de julho de 2026, entrei em contato com a empresa solicitando expressamente o cancelamento do meu seguro de vida e informando que não desejava sua renovação, que estava prevista para ocorrer em 14/08/2026.

A partir desse primeiro contato, troquei diversos e-mails com a empresa, respondi aos questionamentos sobre o motivo do cancelamento e deixei clara, em mais de uma oportunidade, minha decisão de não renovar o seguro.

Posteriormente, fui informada de que o setor responsável pelo cancelamento entraria em contato comigo. Após alguns dias, em 06/08/2026, recebi a orientação de que seria necessário imprimir, assinar e encaminhar um documento para conclusão do procedimento.

Seguindo a orientação da própria empresa, encaminhei o documento devidamente assinado em 10/08/2026.

Para minha surpresa, no próprio dia 10/08, foi realizada a renovação do seguro, apesar de eu já ter solicitado anteriormente o cancelamento e manifestado expressamente que não autorizava a renovação. Ressalto ainda que a renovação estava prevista somente para 14/08, portanto havia tempo para que minha solicitação fosse processada.

Ou seja, não se trata de um pedido de cancelamento realizado depois da renovação. Minha manifestação de que não desejava renovar ocorreu ainda no final de julho, com antecedência, e todo o período posterior foi utilizado pela própria empresa para conduzir seu procedimento interno de cancelamento.

Desde o envio do documento assinado, continuo aguardando uma solução e não obtive retorno efetivo.

Diante disso, solicito:

1. Cancelamento imediato da renovação realizada;
2. Cancelamento definitivo do seguro, conforme solicitado anteriormente;
3. Estorno integral de qualquer valor eventualmente cobrado em razão dessa renovação;
4. Confirmação por escrito de que não haverá novas cobranças ou qualquer pendência relacionada à renovação;
5. Retorno formal da empresa explicando por que a renovação foi processada mesmo existindo solicitação prévia de não renovação.

Possuo os e-mails e documentos que comprovam toda a cronologia relatada, inclusive minha manifestação anterior à renovação e o envio do documento solicitado pela própria empresa.

Aguardo uma solução definitiva.

Tenho mais Fotos dos e-mail caso precisem

Compartilhe

Resposta da empresa

18/08/2026 às 16:45

Olá, Aline.

Recebemos sua solicitação de cancelamento e, após o recebimento da documentação necessária, o pedido foi formalmente protocolado junto à seguradora com solicitação de prioridade.

Em razão do prazo operacional para a efetivação do cancelamento e do processo automático de renovação da apólice, os documentos referentes à renovação foram disponibilizados antes da conclusão do cancelamento. No entanto, o cancelamento já estava em andamento e não houve qualquer pagamento referente à renovação, cujo vencimento estava previsto somente para 02/09.

O endosso de cancelamento já foi emitido pela seguradora e encaminhado para você na data de hoje (18), formalizando a conclusão do processo.

Pedimos desculpas por eventuais transtornos e permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento.

Consideração final do consumidor

21/08/2026 às 23:54

Razoável

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

6