General Motors não disponibiliza código para reativar garantia de correia de Traker, alegando ser apenas para linha Onix. Concessionárias negam a reativação por não ter autorização da GM.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Valinhos - SP

20/06/2026 às 18:38

ID: 251928051

Em 2020 comprei um Chevrolet Traker 2020/21. A primeira revisão fiz na concessionária. As demais foram realizadas na Oficina Mecânica de minha confiança. A Oficina realizou as manutenções preventivas e as devidas trocas de filtros e óleo, utilizando sempre o óleo usado pela concessionária AC Delco Dexos. A Chevrolet recentemente iniciou uma campanha para reativação da garantia, visto que o tipo de correia (banhada a óleo) apresentou muitos problemas aos clientes, danificando motores inteiros em alguns casos. O que levou a GM perder venda. Além disso, o alto custo das manutenções nas concessionários, levam os clientes às ofocinas particulares. Essa campanha visou reativar a garantia dos motores com relação a correia para 10 anos ou 240 mil KM, a fim de atrair de volta os clientes às concessionárias e ainda a confiança dos clientes para compras dos veículos que possuem essa mesma tecnologia. Quando fiquei sabendo dessa campanha, em 10/06/26, realizei o agendamento para levar meu carro na Codive Valinhos. Ficou agendado para 15/06/2026 as 17h. Quando cheguei na concessionária, mencionei ao mecânico que gostaria de realizar a troca do óleo e do filtro a fim de reativar essa garantia, visto que pretendo ficar com esse carro por mais uns 2 anos. Informei ainda que o carro não apresentava nenhum problema. Ele foi falar com o gerente *****, que por sua vez veio falar comigo se negando a realizar a inspeção na correia e a reativação da garantia e disse ainda que somente os veículos da linha Onix teriam essa campanha. Informou ainda que como eu não realizei todas as manutenções preventivas com eles, eu não tinha esse direito. Mas a campanha informou diferente na revista Quatro Rodas, em pesquisa no Google conforme anexos e em vídeos do YouTube como por exemplo este: https://youtu.be/NRC5kIsg868?si=8ty05gRpO9x7oXZe . O check list foi feito, porém a informação de que não reativaram a garantia foi apenas verbal. Eu questionei o ***** sobre o porquê a Traker não teria essa reativação e o Onix sim, mesmo que tendo realizado as manutenções fora da concessionária, sendo que ambos possuem o mesmo motor e correia e o que muda seria apenas a carcaça. Ele respondeu que foi devido a demanda. Informou ainda que eu poderia falar na GM pelo canal *****, pois ele não poderia fazer nada. Ou seja, quem comprou Traker que fique com um possível problema que poderá custar até 30 mil reais. Liguei para o ***** e falei com o atendente *****, ele passou as mesmas informações que o ***** e quando eu o questionei como fiz com o *****, ele respondeu que eu deveria resolver isso direto na concessionária. Fiquei louca de raiva pois um joga o problema para o outro! Após abrir uma Reclamação aqui no ReclameAqui da concessionária Codive a fim de solicitar ajuda para essa reativação da garantia, uma vez que possuo as ordens de serviços das manutenções anteriores onde cada ordem tem na descrição o óleo utilizado em casa troca, recebi retorno pelo mesmo App do *****, gestor de pós vendas da Codive de Valinhos e Vinhedo, informando que não conseguiria essa reativação, visto que o único código para isso, serve apenas para os carros da linha Onix, conforme informado anteriormente. Informou que o melhor a fazer no momento, seria abrir nova reclamação no ReclameAqui, porém desta vez para a empresa fabricante General Motors e levantasse o questionamento com a empresa.

Consultei ainda ainda um advogado que me orientou a seguir conforme indicado pelo gestor e que mencionasse ainda a seguinte questão: O desgaste prematuro da correia banhada a óleo que gera detritos e afeta o sistema de frenagem é amplamente reconhecido no mercado como um vício oculto. Pelo Artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a responsabilidade do fabricante sobre vícios ocultos permanece mesmo após o término da garantia contratual de fábrica. Logo, é dever da GM reativar essa condição a todos os veículos que possuem essa tecnologia!

E caso a GM não resolva essa questão, entrar com ação judicial e de preferência, ação coletiva. E o que não faltam, são clientes querendo o mesmo, com as mesmas inseguranças e todos com dificuldades em vender seus veículos, pois a questão já é de conhecimento de todos, além disso, o valor do carro não é aceito nem mesmo pelas concessionárias que avaliam por valor extremamente inferior ao da tabela FIPE.

Informo ainda que em 18/06/2026, o óleo do motor e filtro, foram trocados na concessionária Codive de Vinhedo. Possuo o check-list e a Nota Fiscal do serviço, caso necessário. Inclusive, as dos anos anteriores, onde as manutenções preventivas, foram realizadas em oficina particular, conforme informado acima.

Compartilhe