Seguradora Generali se recusa a prestar assistência para sinistro ocorrido na Argentina, gerando descaso e descumprimento contratual.

Respondida
Curitiba - PR
05/06/2026 às 12:04
ID: 250591107
Bateram no nosso carro na Argentina e a seguradora da Argentina, após todos os trâmites, nos passou o contato dessa empresa "Generali seguros", sediada no RJ. Após o primeiro contato em Abril/2026, essa situação virou um iôiô infinito: um empurra para o outro. A empresa da Argentina diz que a Generali é a empresa parceira deles aqui no Brasil e a Generali diz que não para sinistros ocorridos lá. Inclusive, a Generali nos passa sempre os mesmos telefones de contato inexistentes para resolvermos. Já liguei várias vezes na Generali e ninguém consegue ajudar. Não sei se alguém já passou por isso com essa empresa. Se sim, poderia compratilhar quais foram as medidas cabíveis?
Compartilhe
Resposta da empresa
16/06/2026 às 15:55
Olá, Sra. Terezinha. Boa tarde!
Esperamos que esteja bem.
Lamentamos a situação relatada e compreendemos o transtorno enfrentado, especialmente por se tratar de um evento ocorrido fora do país.
Após análise detalhada, esclarecemos de forma objetiva que a responsabilidade pela condução deste sinistro é integralmente da seguradora argentina (Swiss Medical - SMG), não havendo atuação da Generali Brasil neste processo, pelos seguintes motivos:
O acidente ocorreu em território argentino;
A seguradora responsável pelo risco, análise e regulação do sinistro é a Swiss Medical (SMG), conforme já informado nos atendimentos anteriores;
A atuação da Generali Brasil está limitada a ocorrências em território nacional, conforme previsão contratual aplicável aos convênios em que participa.
Inclusive, conforme documentação apresentada, há previsão expressa de que o atendimento de sinistros está restrito a eventos ocorridos no Brasil, o que reforça que não há competência da Generali Brasil para atuar neste caso.
Em relação à menção de parceria, esclarecemos que eventuais acordos entre seguradoras de diferentes países não transferem a responsabilidade de atendimento ou regulação do sinistro, permanecendo esta atribuição com a seguradora do país onde ocorreu o evento.
Dessa forma, a análise, condução e eventual indenização devem ser tratadas diretamente com a seguradora argentina (Swiss Medical – SMG), responsável exclusiva pelo processo.
Os contatos da seguradora responsável foram previamente disponibilizados aqui no privado para a senhora.
Ainda assim, mesmo não sendo de nossa responsabilidade direta, realizamos contato solicitando a priorização da análise junto à seguradora argentina, como forma de apoio à senhora.
Ressaltamos, por fim, que a Generali Brasil não possui ingerência técnica, operacional ou decisória sobre este sinistro, o que impossibilita qualquer atuação direta na sua resolução.
Permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais dentro do nosso escopo de atuação.
Atenciosamente,
Ouvidoria Generali