Atendente debochada e informação incorreta sobre transferência de prontuário da CNH para cursos

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

04/08/2026 às 13:14

ID: 255590107

Fiz um orçamento para fazer 3 curso porém para não ter dor de cabeça tirei todas as dúvida com a atendente *****.
Minha CNH foi renovada em salvador e o meu prontuário está lá em salvador Bahia.
Porém perguntei se tinha algum problema a mesma falou que não .
Mais e claro que tem se moro no rio de janeiro e meu prontuário está em salvador .
Como vou fazer a prova no Detran a mesma falou que era só eu comprar o laudo online que a própria global averbaria na minha CNH digital.entrei em contato com o ***** e o ***** os mesmos mim informaram que para fazer a prova depois do curso só poderia ser no estado em que a CNH está resistrada.
Informei a atendente ***** e a mesma mim atentei com deboche.
Palavras da atendente a baixo

kkkkk isso deve ser sua vontade mesmo e ta tudo bem, vamos respeitar. Você disse que ligou né?

mas para que saiba, a título de informação: ***** ***** E ESTADO, ok?

apenas existe divergência nos estados SANTA CATARINA E TOCANTINS.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/08/2026 às 13:42

Olá Carlos, tudo bem?

Lamentamos a insatisfação relatada. No entanto, gostaríamos de esclarecer dois pontos importantes:

Primeiramente, verificamos que não houve a efetivação da matrícula, o pagamento ou a realização de qualquer curso junto à Global Truck, tendo ocorrido apenas um orçamento e um atendimento inicial para esclarecimento de dúvidas sobre o processo.

Além disso, entendemos que existem muitas informações divergentes, e uma possível não compreensão do que relatamos, Por isso, esclarecemos novamente os seguintes pontos abaixo:

- Ressaltamos que cada estado pode possuir procedimentos específicos quanto à realização de provas e à vinculação do curso realizado no prontuário da CNH, motivo pelo qual sempre orientamos nossos alunos a confirmarem as exigências diretamente com o DETRAN mais próximo ao condutor.

- Não existe a obrigatoriedade do condutor efetuar a transferência dos da sua CNH de um estado de origem para o estado atual, seguimos o direcionamento de um órgão federal chamado SENATRAN. Porém, o Detran segue direcionamento apenas estadual e com isso ele possui autonomia de solicitar o procedimento que achar necessário em seu estado para a conclusão da inclusão dessa capacitação. Temos alunos em todos os estados brasileiros e conseguimos afirmar com documentação que muitos dos nossos alunos não precisaram efetuar esse processo solicitado e exigido apenas pelo o Detran.

O fato de ocorrer ou não a solicitação de transferência de dados do condutor do estado de origem para o estado atual, não impede em absolutamente nada a realização e a homologação de um curso especializado realizado em modo EAD. Fica sempre a critério do condutor querer prosseguir dentro da legislação ou não.

Nosso suporte segue a disposição para maiores dúvidas que você possua sobre os processos legislativos ou se fato você queira concluir e finalizar a efetivação da sua matrícula.

Equipe Global Truck.

Réplica do consumidor

04/08/2026 às 14:54

Então vocês querem dizer que mesmo meu prontuário estado em salvador,posso fazer a prova aqui no Detran do rio de janeiro sem eles solicitar a transferência do meu prontuário?
Não foi isso que o Detran RJ e o Detran BA passaram para mim ?.
Vou ligar para o órgão que orientou vocês para pedir informações pois além do Detran toutras escola ,falaram que não tem problema fazer o curso com o prontuário em outro estado ,mais quando for fazer a prova ,tem que ser no estado em que a CNH está cadastrada

Réplica da empresa

04/08/2026 às 15:46

Olá, Carlos.

Finalizando nossa informação do seu atendimento para esclarecer a legislação nacional regulamentada pela SENATRAN não estabelece a obrigatoriedade de o condutor transferir o prontuário para outro estado antes de realizar a prova do curso especializado.

No entanto, alguns DETRANs estaduais adotam procedimentos internos próprios e podem exigir etapas adicionais, como a transferência do prontuário, por seguirem apenas normas administrativas estaduais.

Infelizmente, a Global Truck, como instituição de capacitação, não possui acesso nem autonomia para interferir nas exigências e procedimentos adotados por cada DETRAN.

Por esse motivo, sugerimos que quando chegar o momento da sua escolha de realizar todo o curso de especialização primeiro e só então após finalizar todo esse curso, e que você for de fato realizar o procedimento do agendamento da prova, recomendamos seja seguida a orientação fornecida pelo DETRAN que você obteve até o presente momento.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Equipe Global Truck.