Solicitação de devolução da taxa de avaliação de R$ 80,00 por serviço insatisfatório em bebedouro Electrolux.

Não respondida
Ribeirão Preto - SP
10/06/2026 às 09:17
ID: 250990679
No dia 08/06/2026, solicitei atendimento para um bebedouro Electrolux fora de garantia, por meio do próprio canal/site da Electrolux, que direcionou o atendimento para a empresa GR Refrigeração.
Antes da visita, fui informado de que haveria cobrança de R$ 80,00 pela avaliação e R$ 70,00 pelo deslocamento, totalizando R$ 150,00. Questionei os valores, mas fui informado que a taxa de avaliação seria abatida caso o orçamento fosse aprovado.
Expliquei previamente que o problema provavelmente era vazamento ou falta de gás, pois o equipamento ligava normalmente, o motor funcionava, mas havia perdido capacidade de refrigeração gradualmente ao longo do tempo.
O técnico compareceu ao local no dia 10/06/2026, porém a avaliação realizada foi extremamente superficial. Segundo minha percepção, ele praticamente apenas olhou o equipamento com uma lanterna na parte de trás, sem desmontar, sem abrir, sem retirar parafusos e sem realizar uma análise técnica mais detalhada que justificasse a cobrança da taxa de avaliação.
Após isso, recebi um orçamento no valor de R$ 805,00, composto por:
* Conjunto tanque: R$ 105,00
* Filtro + gás: R$ 100,00
* Mão de obra: R$ 600,00
Somando o deslocamento, o custo fica próximo ao valor de um equipamento novo, tornando o orçamento inviável. O que mais me incomodou não foi apenas o valor, mas a cobrança de uma avaliação que, na prática, não demonstrou um diagnóstico técnico adequado.
Entendo que o deslocamento pode existir, pois o técnico foi até o local, mas não concordo com a cobrança da taxa de avaliação de R$ 80,00 da forma como ocorreu, já que não houve uma avaliação técnica compatível com o valor cobrado.
Solicito a devolução da taxa de avaliação de R$ 80,00 e também peço que a Electrolux acompanhe o caso, pois a assistência foi indicada/direcionada pelo canal da própria marca. Como consumidor, esperava um atendimento técnico transparente, proporcional e com diagnóstico devidamente realizado.
Aguardo uma solução amigável.