Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

23/02/2024 às 14:22

ID: 183192591

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Olá.

Adquiri um veículo GWM Ora 03 GT, o qual veio acompanhado de um carregador portátil de emergência (padrão 220v e tomada convencional).

Nos materiais de divulgação da marca, esse carregador seria de 3,6kWh. Gostaria de destacar que o carregador foi entregue sem estar acompanhado de nenhum tipo de material técnico ou manual de instruções, sendo assim, as únicas informações sobre ele estão afixadas no próprio aparelho.

Ao carregar o veículo, a corrente máxima exibida no painel do carro é de 6A. Fazendo os devidos cálculos, 220v a 6A atinge uma potência de cerca de 1,32kWh. Como o número é muito inferior ao divulgado, resolvi levar o veículo até a concessionária para testes. Só para deixar registrado, para um equipamento de 220v atingir os 3,6kWh ele deve ter 16,4A.

Na concessionária, o técnico testou o meu veículo com outros carregadores e usou outro veículo para comparativo. Todos os testes tiveram o mesmo resultado: apenas 6A.

Gostaria de receber um parecer técnico sobre o assunto para compreender melhor a questão e ter certeza de que não estou sendo [Editado pelo Reclame Aqui].

Compartilhe

Resposta da empresa

27/02/2024 às 14:21

Olá, Alexandre.

Esperamos que esteja tudo bem contigo.

Em resposta à sua pergunta, gostaríamos de esclarecer que o carregador portátil fornecido com o veículo tem uma capacidade de aproximadamente 3 kW. Quanto à corrente indicada no painel durante o carregamento, é importante ressaltar que não se trata da corrente de alimentação do veículo, mas sim da corrente com que a bateria está sendo carregada.

O veículo está equipado com um inversor que converte a corrente alternada em corrente contínua, uma vez que as baterias são sempre carregadas com corrente contínua. Esse inversor ajusta a tensão para a voltagem de trabalho da bateria, geralmente em torno de 360V, e controla a corrente, que varia entre 6A e 9A. É importante notar que esses valores são aproximados, pois podem sofrer variações devido à oscilação na rede elétrica. Por exemplo, se a tensão estiver em torno de 360V e a corrente em 8A, a potência resultante seria aproximadamente 2,9 kW.

Estamos à disposição para ajudá-lo e garantir que sua experiência conosco seja a melhor possível.

Atenciosamente,

Viviane
Atendimento GWM Brasil
Telefone: ******* ******* *******
WhatsApp:*******
Email: *******

Consideração final do consumidor

01/04/2024 às 10:11

Após uma longa conversa com a Viviane pelo Whatsapp, ficou claro que o equipamento fornecido não atinge a potência divulgada. Sendo assim, se trata de uma propaganda enganosa por parte da GWM e é suscetível a processo jurídico.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

5