O que aconteceu
Boa noite,
Há dias estou tentando resolver o atraso de um valor de condomínio(setembro) e não consigo.
Por email foi realizada uma negociação para pagar em 2 vezes; pelo app só há a possibilidade de pagar em 2 vezes via cartão de crédito; porém eu não tenho cartão de crédito.
Já entrei em contato por email, pelo app, whatsap e não recebo retorno da empresa.
Com certeza os juros estão sendo cobrados.
Não estou recusando realizar o pagamento, mas não consigo um meio viável pra efetuar.
Devido a um [Editado pelo Reclame Aqui] no mês passado minha situação financeira ficou desestruturada por isso não consegui pagar a mensalidade.
Aguardo resposta da empresa há 10 dias.
Lamentável.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Habita Adm respondeu
06/10/2026 às 09:55
Olá, Simone.
Analisamos sua manifestação e todo o histórico do protocolo de negociação referente à cota condominial de setembro, com vencimento original em 10/09/2026.
Para esclarecer objetivamente a situação, é importante separar as responsabilidades envolvidas nesse processo.
O pagamento da cota condominial até o vencimento é de responsabilidade do condômino. Conforme informado por você no próprio pedido de negociação, a cota de setembro não foi paga no vencimento em razão de uma dificuldade financeira pessoal, o que originou o débito e a posterior necessidade de renegociação.
A definição de uma condição especial para pagamento de valores pertencentes ao condomínio não é uma decisão unilateral da administradora. A equipe de Cobrança recebe a proposta apresentada pelo condômino, intermedeia sua análise junto aos responsáveis pelo condomínio e, após a autorização, realiza os procedimentos administrativos necessários para formalização e emissão dos boletos.
Ao condômino cabe também confirmar as informações necessárias à formalização do acordo, inclusive o vencimento pretendido, uma vez que a administradora não pode definir unilateralmente a data de pagamento em seu nome.
No seu caso, a sequência dos atendimentos foi a seguinte:
21/09 Sua solicitação
Foi aberto o protocolo NEG4955, no qual você informou que não havia conseguido efetuar o pagamento da cota de setembro e solicitou a negociação do débito por boleto.
22/09 Intermediação pela Cobrança
A equipe encaminhou os valores e apresentou as possibilidades de pagamento. Para o parcelamento por boleto, foi informado expressamente que você deveria indicar a quantidade de parcelas pretendida e que a proposta seria encaminhada ao corpo diretivo do condomínio para análise.
23/09 Seu retorno
Você solicitou o parcelamento do débito em 10 vezes.
24/09 Retorno após análise da proposta
A equipe de Cobrança informou que havia sido aprovada a condição de pagamento em 2 parcelas, com correção e juros de 1% ao mês. Para prosseguir com a formalização, foi solicitado que você escolhesse a data de vencimento, que deveria ocorrer naquele mês.
25/09 Seu retorno sobre a condição aprovada
Você manifestou insatisfação com a condição apresentada e informou que o valor das parcelas ficaria elevado.
28/09 Novo esclarecimento sobre a negociação
A equipe de Cobrança reiterou que a condição disponível para pagamento por boleto era de até 2 parcelas. Como alternativa, também foi apresentada a possibilidade de parcelamento por cartão de crédito em até 18 vezes.
30/09 Sua solicitação
Você solicitou o envio do boleto correspondente à primeira parcela.
01/10 Retorno da Cobrança
Às 10h, a equipe respondeu à sua solicitação perguntando expressamente: Podemos formalizar o acordo com vencimento pra hoje?
Naquele momento, portanto, a condição de 2 parcelas já estava aprovada, e a Cobrança aguardava a confirmação necessária para definir o vencimento e concluir a formalização do acordo.
05/10 Seu novo contato
Houve novo contato, desta vez pelo WhatsApp, solicitando novamente o pagamento em 2 boletos e mencionando a condição anteriormente negociada por e-mail. Como se tratava de uma negociação específica realizada em outro canal, foi solicitada a apresentação da tratativa anterior para identificação das condições já aprovadas e continuidade da formalização pelo atendimento.
06/10 Formalização pela Cobrança
Após a confirmação das informações necessárias e da data pretendida para pagamento, a equipe realizou a formalização administrativa das 2 parcelas anteriormente aprovadas e encaminhou o boleto correspondente à primeira parcela.
A segunda parcela será disponibilizada após o dia 15, quando ocorre a atualização mensal dos valores, para que o boleto seja emitido com a correção correspondente ao período.
Portanto, a origem da situação não decorreu de impedimento para pagamento ou de negativa de negociação pela administradora. A cota venceu em 10/09 sem pagamento; posteriormente foi solicitada uma condição especial de pagamento em 10 parcelas; a proposta foi encaminhada para análise; foi aprovada a condição em 2 parcelas; e a equipe de Cobrança atuou na intermediação e na formalização da condição autorizada.
Também é importante esclarecer a informação de ausência de retorno por 10 dias apresentada nesta reclamação. O histórico registra retornos da equipe de Cobrança em 22/09, 24/09, 28/09 e 01/10, todos anteriores ao registro desta manifestação em 05/10. No último retorno por e-mail, em 01/10, foi solicitada justamente a confirmação necessária para formalização do acordo com vencimento naquela data.
Assim, a responsabilidade pelo pagamento da cota no vencimento era da condômina; a análise e autorização da condição especial de parcelamento competiam aos responsáveis pelo condomínio; e à administradora cabia intermediar a solicitação e operacionalizar o acordo após a autorização e a confirmação das informações necessárias à sua formalização.
Permanecemos à disposição para esclarecimentos relacionados ao acordo formalizado.
Atenciosamente,
Equipe de Atendimento