Cobrança abusiva e excessiva pelo Banco Bradesco através da H Costa Assessoria

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

02/06/2026 às 09:25

ID: 250313435

À

HCOSTA ASSESSORIA / REPRESENTANTE DO BANCO BRADESCO


Venho, por meio desta, registrar formal reclamação em razão das reiteradas e excessivas tentativas de contato telefônico realizadas por esta empresa ao longo do dia, situação que vem causando significativo transtorno pessoal e profissional, comprometendo inclusive minhas atividades laborais.


Ressalto que já foi devidamente informado aos atendentes que, no presente momento, não possuo condições financeiras para efetuar o pagamento nos valores propostos, estando ciente da existência da dívida e demonstrando, em todo momento, disposição para resolução dentro das minhas possibilidades financeiras.


Ainda assim, permanecem as ligações incessantes, ultrapassando, em média, mais de 10 contatos diários, além de constantes ameaças de protesto e ajuizamento de ação judicial, mesmo diante da ciência de que a situação encontra-se submetida a processo de superendividamento em andamento.


Tal conduta caracteriza prática abusiva de cobrança, podendo configurar violação aos princípios da boa-fé e dignidade do consumidor, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, especialmente quando a cobrança expõe o consumidor a constrangimento, intimidação ou interfere diretamente em sua rotina profissional e pessoal.


Dessa forma, solicito imediatamente:


1. A redução significativa das ligações e contatos reiterados;

2. Que eventuais tratativas sejam realizadas preferencialmente por meios menos invasivos;

3. O respeito à condição já informada e ao procedimento de superendividamento em curso.


Por fim, ressalto que esta manifestação possui caráter exclusivamente preventivo e de resguardo de direitos, não representando negativa de débito, mas apenas solicitação de tratamento adequado, respeitoso e dentro dos limites legais aplicáveis às práticas de cobrança.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/06/2026 às 17:31

Olá, Fábio, tudo bem? Espero que sim.
Obrigada por ter me atendido.

Como conversado sou a Ana faço parte do time de Ouvidoria da HCosta e farei o possível para resolver tudo da melhor maneira possível.

Em relação ao seu apontamento sobre as ligações, informo que foi realizada a devida análise e adotadas as tratativas necessárias internamente, ao qual solicitamos a gentileza de aguardar o prazo de até 48 horas.

Também reforçamos que nós como empresa terceirizada, somos auditados pelas normas do banco e parceiros, e temos como obrigatoriedade respeitar suas regras específicas, com relação as ligações que podem ser feitas e outras formas de contato;

Lamentamos quaisquer transtornos ou mal-entendidos que possam ter ocorrido, pois nosso objetivo é sempre a sua plena satisfação.

Seu protocolo de atendimento em nosso canal é *****.

Permaneço à disposição pelo contato 0800 941 9295 de segunda à sexta-feira das 08:00 h às 17:00 h ou através do e-mail [email protected].


Obrigada!
Ana
Ouvidoria HCosta