O que aconteceu
Prezados,
Venho, por meio desta, formalizar minha reclamação referente à entrega de produtos vencidos e em condições inadequadas por parte da empresa fornecedora das bebidas Itubaína SchinCariol.
Detalhes da Ocorrência:
Produto: Itubaína SchinCariol
Quantidade: 4 caixas com 24 garrafas de 600ml (total de 96 garrafas)
*******
Local de Entrega: Restaurante
Data da Entrega: 06/03/*******
Valor da Nota Fiscal: R$ *******,15
Vencimento do Boleto: 27/03/*******
Ao realizar a limpeza das garrafas após a saída do entregador, foi constatado que todas estavam vencidas desde o ano de *******, além de estarem excessivamente empoeiradas, o que demonstra armazenamento inadequado. A empresa foi informada no dia mesmo dia sobre o problema, contudo, ao entrar em contato, fui informado de que a reclamação deveria ter sido feita no ato da entrega. Essa justificativa é inaceitável e fere os direitos do consumidor, conforme descrito abaixo:
Violção ao Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Produto impróprio para consumo (Art. 18, 6, inciso I, do CDC): Produtos alimentícios com prazo de validade expirado são considerados impróprios para consumo e devem ser substituídos ou reembolsados integralmente ao consumidor.
Prática abusiva (Art. 39, inciso II, do CDC): A empresa não pode empurrar ao consumidor a responsabilidade por verificar a validade dos produtos no ato da entrega, especialmente considerando a condição higiênica das garrafas que exigiu limpeza prévia.
Direito à troca ou reembolso (Art. 26, inciso II, do CDC): O consumidor tem o direito de reclamar de produtos com defeitos aparentes dentro do prazo de 30 dias, o que inclui produtos vencidos.
Dever de qualidade e segurança (Art. 8 do CDC): A empresa tem o dever de garantir que os produtos comercializados não coloquem em risco a saúde do consumidor.
Reivindicações:
Substituição imediata das 96 garrafas por produtos dentro do prazo de validade e em condições adequadas de higiene, sem custo adicional.
Cancelamento do boleto vinculado à compra até a resolução do problema.
Caso a substituição não seja viabilizada, requeremos o reembolso integral do valor pago.
Diante do exposto, aguardo uma solução imediata para este problema. Caso contrário, prosseguiremos com a formalização da reclamação junto ao Procon e outras instâncias competentes.
Atenciosamente,
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
HEINEKEN Brasil respondeu
19/03/2025 às 13:40
Olá, Mariana!
Agradecemos por compartilhar suas considerações conosco. Sua opinião é fundamental para avaliarmos nossos serviços e aprimorar constantemente a experiência que oferecemos aos nossos clientes.
Desejamos informar que já entramos em contato com você por meio do telefone e e-mail que você forneceu. Estamos comprometidos em entender plenamente a situação e trabalhar em direção a uma solução satisfatória.
Entendemos a importância de resolver quaisquer problemas que você tenha enfrentado, e estamos dedicados a proporcionar a assistência necessária para alcançar isso.
Caso você tenha mais informações ou queira discutir algo adicionalmente, fique à vontade para compartilhar. Estamos aqui para ouvir e colaborar para encontrar a melhor resolução possível.
Agradecemos pela sua compreensão e pela oportunidade de resolver essa questão. Estamos confiantes de que, juntos, podemos chegar a uma solução que atenda às suas expectativas.
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?SimVoltaria a fazer negócio?SimNota do atendimento8Bruno, aguardo o retorno ainda para a finalização da troca