Exigência de dados pessoais (RG) para orçamento de peça em concessionária Honda

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

03/07/2026 às 14:11

ID: 253015635

No dia 02/07/2026, estive na concessionária Honda Forte (Ceasa) para solicitar um orçamento e verificar a disponibilidade de uma guarnição do farol de milha para o meu veículo.

A peça não estava disponível em estoque. Entretanto, antes mesmo de informar o preço ou efetuar a solicitação da peça, fui informada de que seria necessário atualizar meu cadastro.

Já possuo cadastro na concessionária, contendo meu CPF, telefone e endereço. Ainda assim, foi exigido o fornecimento de outros dados pessoais, como o número do RG (e, segundo informado, também seriam necessários outros dados).

Questionei a necessidade dessas informações, uma vez que pretendia apenas obter um orçamento e, eventualmente, encomendar uma peça. Não recebi uma justificativa plausível. O atendente informou que, sem completar o cadastro com esses dados adicionais, não seria possível sequer informar o valor da peça, realizar o pedido ou até mesmo utilizar serviços da concessionária.

Considero essa exigência totalmente desproporcional. Não faz sentido condicionar um simples orçamento ou a compra de uma peça ao fornecimento de dados pessoais que não considero necessários para essa finalidade.

Diante dessa situação, procurei outra concessionária Honda, onde consegui adquirir a peça na hora, sem enfrentar esse tipo de exigência.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece que a coleta de dados pessoais deve observar os princípios da necessidade, adequação e finalidade, limitando-se ao mínimo indispensável para a prestação do serviço.

Gostaria que a Honda Forte esclarecesse:

Qual é a base legal para exigir o número do RG e outros dados pessoais para fornecer um orçamento ou vender uma peça?
Por que um cadastro já identificado pelo CPF não é suficiente?
Por que o atendimento é condicionado ao fornecimento de dados que considero desnecessários?

Espero que a empresa reveja esse procedimento, adequando-o aos princípios da LGPD e respeitando o direito do consumidor de não fornecer informações pessoais além daquelas estritamente necessárias para a prestação do serviço.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/07/2026 às 18:44

Lamentamos o desconforto causado.
As informações solicitadas fazem parte do procedimento de cadastro utilizado pela concessionária para atendimento e emissão de pedidos. No entanto, seu apontamento é muito importante e será encaminhado aos responsáveis para reavaliação do processo, buscando sempre aprimorar nossos procedimentos e proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes.

Permanecemos à disposição.

Consideração final do consumidor

03/07/2026 às 18:48

Péssimo atendimento. Nunca mais vou na Honda Forte.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0