O que aconteceu
Meu nome é *****.Venho, por meio desta, registrar uma reclamação e solicitar esclarecimentos a respeito do atendimento recebido na unidade Hospital Daniel Lipp no dia 02/09/2026.
Compareci à unidade no período da manhã para solicitar a inclusão do CID no atestado médico da minha filha, *****, por exigência da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Fui informada de que o médico responsável pela emissão do atestado, Dr. Sávio, não se encontrava na unidade. Segundo o funcionário que me atendeu na secretaria, o referido médico não tem comparecido à unidade.
Diante da minha solicitação, o mesmo funcionário orientou que eu retornasse ao hospital no período da noite, informando que a médica responsável, Dra. Ariane, poderia fornecer ou incluir o CID necessário.
Seguindo a orientação recebida, retornei à unidade no período noturno. No entanto a referida Doutora, ao ser solicitada pelo recepcionista via ligação telefônica, negou-se a fornecer o CID, alegando que somente o médico que emitiu o atestado, Dr. Sávio, poderia realizar esse procedimento.
Diante dessa situação, gostaria de manifestar minha insatisfação, pois compareci à unidade em dois períodos distintos do mesmo dia, seguindo as orientações fornecidas pelos próprios funcionários, e, ainda assim, não consegui resolver a questão.
Considero a situação bastante desgastante, especialmente porque se trata de uma necessidade relacionada à documentação médica da minha filha e sob pena de ser descontada injustamente no meu salário. Além disso, fui orientada a retornar à noite com a expectativa de que a solicitação seria resolvida, o que não ocorreu.
Solicito, portanto, que a Ouvidoria verifique o ocorrido, esclareça qual é o procedimento correto para a inclusão do CID no atestado e informe de que maneira poderei solucionar essa situação, considerando que o médico responsável pela emissão do documento não se encontrava na unidade e, segundo informação recebida, não tem comparecido regularmente ao local.
Aguardo um posicionamento e uma solução para o caso.
Atenciosamente,
*****
Mãe de *****
Data: 02/09/2026
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Hospital Daniel Lipp respondeu
09/09/2026 às 08:25
Prezada Sra. Eliane,
Em atenção à sua manifestação, esclarecemos que o atendimento ocorreu em 13/05/2026, enquanto a solicitação de inclusão do CID foi realizada apenas em 02/09/2026, meses após a emissão do atestado original.
Por se tratar de documento médico, a alteração deveria ser realizada pelo profissional responsável por sua emissão.
Ainda assim, excepcionalmente, o médico realizou a emissão do documento solicitado, que já foi encaminhado por e-mail, conforme solicitado.
Dessa forma, a solicitação encontra-se atendida.
Atenciosamente,
Ouvidoria
Hospital Daniel Lipp