Atendimento desrespeitoso e desorganizado em maternidade durante gestação com dores

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

22/06/2026 às 10:03

ID: 251894561

Fui até a Maternidade Santa Maria por estar gestante de 21 semanas e sentindo fortes dores no baixo ventre.

Ao chegar, mesmo com muitas dores, aguardei cerca de 1h30 para ser atendida. Quando finalmente fui chamada ao consultório, fui atendida por uma médica chamada *****, cuja postura considerei extremamente arrogante, grosseira e pouco acolhedora.

Durante a consulta, ela me questionou sobre minha gestação e sobre os episódios de pressão alta. Expliquei que a hipertensão ocorre apenas durante as minhas gestações e que, fora desse período, nunca tive esse problema. Conheço meu histórico de saúde, realizo check-ups regularmente e sei que essa alteração acontece apenas na gravidez. No entanto, a médica insistiu diversas vezes em afirmar que eu sempre tive pressão alta, ignorando completamente minhas informações e meu histórico.

Em seguida, solicitou que eu retirasse a meia-calça e a calcinha de forma bastante ríspida, praticamente em tom de ordem. Também disse que eu não deveria mais colocá-las porque atrapalhariam o exame. Apesar do frio intenso, permaneci sem elas, sentindo muito desconforto. A impressão que tive foi de que ela queria encerrar o atendimento o mais rápido possível.

A pior parte da consulta aconteceu quando perguntei o que poderia estar causando as dores que eu estava sentindo. A médica respondeu que eu estava pesada e afirmou que minha barriga não era barriga de grávida, dizendo que não fazia sentido estar daquele tamanho com apenas 21 semanas de gestação. Segundo ela, aquilo seria apenas consequência do meu peso.

Confesso que me senti profundamente ofendida e constrangida com esse comentário. Interpretei a fala como preconceituosa e extremamente desnecessária, especialmente em um momento de fragilidade física e emocional.

Após a consulta, realizei todos os exames solicitados e recebi a medicação prescrita. Minha ficha foi encaminhada novamente para a sala da ***** para o retorno. Entretanto, ao receber os prontuários, a médica simplesmente saiu para se alimentar, deixando diversas pacientes aguardando atendimento.

Entendo perfeitamente que todo profissional tem direito ao seu horário de refeição. Porém, considero uma falta de respeito receber os prontuários, trancar a sala e sair, deixando gestantes aguardando sem qualquer orientação ou previsão de retorno.

Após muito tempo esperando, já exausta, pedi encarecidamente que alguém me ajudasse. Eu estava no hospital desde o início da tarde, com dores, cansada e sem me alimentar adequadamente. Naquele momento, já eram aproximadamente 18h30.

Posteriormente, outra médica realizou meu atendimento. Ela tentou justificar a ausência da *****, mas a explicação não condizia com a situação que presenciei. Inclusive, logo após sair da sala de retorno, vi a ***** caminhando tranquilamente pelos corredores, sem qualquer preocupação com as pacientes que permaneciam aguardando.

A situação foi tão desorganizada que ninguém conseguia localizar meu prontuário até descobrirem que ele estava aguardando retorno na sala da própria médica.

Considero inadmissível que uma gestante, com dores, cansada e com fome desde as 13h30, tenha que enfrentar não apenas uma longa espera, mas também comentários desrespeitosos, falta de empatia e uma postura tão pouco profissional.

Saí da maternidade extremamente chateada, decepcionada e indignada com a conduta da ***** e com a forma como toda essa situação foi conduzida.

Por fim, gostaria de registrar que os exames realizados apresentaram alteração nos leucócitos, motivo pelo qual recebi prescrição de antibiótico. Portanto, as dores que me levaram à maternidade não estavam relacionadas ao meu peso, como foi sugerido durante a consulta. Pelo contrário, houve uma alteração clínica que justificava a investigação e o tratamento. Quanto ao tamanho da minha barriga, trata-se da minha terceira gestação e, até o momento, não recebi qualquer orientação médica indicando que ela esteja fora do esperado. Apenas tenho uma barriga mais evidente para a idade gestacional, algo que pode ocorrer em gestações subsequentes.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/06/2026 às 13:57

Sra. Karol, boa tarde!

Tomamos conhecimento do registro da sua manifestação através do site Reclame Aqui e, temos tentado um contato telefônico, mas infelizmente não tivemos sucesso até o momento.
Para nós é extremamente importante ouvi-la para que as ações necessárias possam ser adotadas.
Dessa forma, pedimos a gentileza de nos indicar o melhor horário para entrarmos em contato.

Atenciosamente,

Hospital e Maternidade Santa Maria
Rua Leôncio de Carvalho, *****.