Dificuldade para cancelamento e cobrança abusiva de cota hoteleira

Respondida
Oliveira - MG
18/08/2026 às 10:20
ID: 256742063
**Reclamação sobre a Cota do Hotel Nacional Rio de Janeiro abordagem comercial, experiência decepcionante e dificuldade para cancelamento**
Além de toda a insatisfação que tivemos posteriormente, considero importante relatar também **a forma como a Cota do Hotel Nacional Rio de Janeiro foi comercializada para nós**.
A abordagem para aquisição da cota foi extremamente intensa e envolvente. São oferecidos brindes, você é levado para uma sala cheia de holofotes, há todo um clima de comemoração, inclusive com champanhe sendo estourado, criando uma sensação de que você está diante de uma oportunidade imperdível e que precisa tomar aquela decisão naquele momento.
Tudo acontece de forma extremamente rápida. Em aproximadamente **30 minutos**, você já está sentado, recebendo informações, sendo convencido da oportunidade, assinando contrato e praticamente finalizando toda a aquisição.
Naquele momento, com toda aquela pressão e ambiente criado para gerar entusiasmo, você acaba não tendo a tranquilidade necessária para analisar tudo com a calma que uma decisão financeira desse porte exige.
E o pior é que, quando você sai daquele ambiente e começa a analisar com mais calma, percebe que talvez aquela não tenha sido a decisão que realmente queria tomar porém, nesse momento, a sensação é de que **já é tarde demais**.
Foi exatamente o que aconteceu conosco.
Depois de vivenciarmos a realidade da cota, percebemos que a experiência está muito longe da expectativa criada no momento da venda.
Os elevadores demoram uma eternidade, o hotel fica extremamente lotado, inclusive com grande quantidade de pessoas utilizando o day use, o que prejudica o conforto de quem está hospedado e possui uma cota.
A estrutura de praia também é muito limitada. É prometida a disponibilidade de sombrinhas, mas são apenas cerca de 20 para um hotel enorme. Para retirar toalhas é necessário utilizar cartão e são disponibilizados apenas dois. O quarto é extremamente abafado e, se você retira o cartão, não consegue manter o ar-condicionado ligado para encontrar o quarto climatizado quando retorna.
Os restaurantes possuem poucas opções de cardápio e a localização também limita muito o hóspede. Comparado a hotéis da Barra, por exemplo, você fica praticamente preso dentro do empreendimento, com poucas opções próximas. À noite, a região é bastante deserta.
Também ficamos decepcionados com a questão da RCI. Durante a venda, é apresentada como uma grande vantagem a possibilidade de trocar semanas e viajar pagando menos. Porém, quando pesquisamos posteriormente, percebemos que muitas vezes encontramos valores mais baratos por outros meios, inclusive através de agências de viagem. Isso nos fez questionar bastante as vantagens que foram apresentadas durante a venda.
Até o atendimento de alguns funcionários deixou muito a desejar. Em algumas situações, tivemos a impressão de que estavam fazendo um favor ao atender o hóspede, o que é extremamente desagradável considerando o valor que estamos pagando.
Diante de tudo isso, decidimos que **não queremos mais permanecer com a Cota do Hotel Nacional Rio de Janeiro**.
E é justamente aí que encontramos outro problema.
Quando solicitamos o cancelamento, a atendente não demonstra interesse em simplesmente dar continuidade ao procedimento. A insistência é para que vendamos a cota.
**Não queremos vender a cota. Queremos CANCELAR.**
Além disso, estão cobrando um valor extremamente elevado para o cancelamento, que não corresponde ao que entendemos estar previsto no contrato.
O contrato prevê cobrança de **0,5% ao mês referente à utilização/fruição**, porém estão tentando interpretar essa previsão de forma que resulta em um valor completamente desproporcional, inclusive alegando que o cálculo seria feito por dia.
Se existe uma previsão contratual de 0,5% ao mês, queremos que ela seja aplicada exatamente conforme está estabelecida no contrato.
Não estamos nos recusando a pagar aquilo que realmente for devido. Queremos apenas que seja respeitado o contrato que assinamos.
A situação gera a impressão de que é colocado um valor extremamente alto para o cancelamento justamente para fazer o consumidor desistir, permanecer com a cota ou tentar vendê-la.
**Não queremos vender. Não queremos transferir. Não queremos continuar. Queremos cancelar.**
Por isso, solicito ao Hotel Nacional Rio de Janeiro uma solução para que o cancelamento seja realizado de forma transparente, com a apresentação detalhada de todos os valores cobrados e a indicação das respectivas cláusulas contratuais que fundamentam cada cobrança.
Nossa experiência com a **Cota do Hotel Nacional Rio de Janeiro** ficou muito abaixo daquilo que foi apresentado no momento da venda. Desde a abordagem comercial extremamente pressionada, passando pela experiência no hotel, até a dificuldade encontrada agora para cancelar, estamos completamente insatisfeitos.
Esperamos que a empresa reveja sua postura e permita que o cancelamento seja realizado de acordo com o contrato, sem cobranças abusivas ou obstáculos para impedir o encerramento da cota.
Compartilhe
Resposta da empresa
25/08/2026 às 11:09
Bom dia, Álvaro
Meu nome é Gabriel, sou analista do Hotel Nacional Rio de Janeiro. Agradeço por compartilhar detalhadamente sua experiência e entendemos a importância de cada um dos pontos apresentados em sua manifestação.
Lamento que sua percepção em relação à experiência com a Cota do Hotel Nacional Rio de Janeiro não tenha correspondido às suas expectativas. Todas as considerações relatadas foram recebidas com atenção e encaminhadas para as devidas análises.
Em relação à solicitação de encerramento da cota e, especialmente, aos questionamentos apresentados quanto aos valores envolvidos no processo, informamos que o caso foi analisado individualmente, considerando as particularidades da contratação e as disposições aplicáveis ao caso. Os esclarecimentos necessários foram prestados, permitindo o devido andamento da tratativa.
Reforçamos que nosso objetivo é conduzir as solicitações apresentadas pelos clientes de forma transparente, prestando os esclarecimentos pertinentes e buscando a melhor condução possível para cada situação.
Agradecemos pelo contato e pela oportunidade de analisar os apontamentos apresentados. Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
Gabriel
Hotel Nacional Rio de Janeiro