Apodrecimento precoce de telha Ibaplac

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Marília - SP

27/05/2024 às 20:34

ID: 189640301

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Em ******* fiz aquisição de telhas chamadas "ECOLÓGICAS"da marca IBAPLAC. A princípio a telha apresentava aparência de material resistente, características básicas para cobertura de uma residência, pela parte importante que é um telhado em que espera-se que no mínimo seja durável. Ocorre que isso não se confirma com as telhas da marca IBAPLAC, fato que passei a perceber danos nos meus forros de gesso causado por avarias nas telhas devido apodrecimento do material. O prejuízo foi grande pois realizei a compra de novas telhas, dessa vez metálicas onde tive que arcar com a mão de obra da troca, manutenção com calhas além dos forros que ainda vou gastar.
Em contato com o vendedor, foram solicitados fotos e vídeos que prontamente enviei tanto da desmontagem quando da clara evidência do apodrecimento citado.
Mas a frustração maior obtive no contato com IBAPLAC, já que o envolvimento deles com o problema não vai além da defesa por meio de um relatório tendencioso, sem nexo e mal construído por eles. Nesse "relatório" eles creditam o apodrecimento do material na forma de montagem, direção do vento, de como o parafuso foi instalado, e até do próprio vídeo que enviei do serralheiro fazendo a desmontagem para DESCARTE onde eles apontam o caminhar do profissional na telha que está sendo DESCARTADA sem a proteção de tábua, ou seja, nada que justifique o deterioramento precoce do material. Pra piorar quiseram me ressarcir propondo que eu comprasse telhas a 30% do valor. Da pra entender?

Compartilhe

Resposta da empresa

29/05/2024 às 14:19

A IBAPLAC pioneira no mercado de telhas ecológicas, estamos a mais de 30 anos no mercado, isso se dá pela qualidade dos nossos produtos é a única neste segmento com *******, sendo, referência em qualidade.
No Relatório enviado para o Sr. é possível evidenciar o mau uso do produto, com base nas fotos está evidente que andaram pelo telhado sem qualquer tipo de apoio, sendo, o mais comum colocar sobre a estrutura toda, tábuas (grifo nosso), para salvaguardar e evitar danos na telha e acidentes. existem fotos que é possível ver nitidamente que andaram sem tabua entre apoios. O telhado está todo abaulado devido, inclusive existe telhas que chegaram até quebrar evidenciando a não manutenção e não há produto qualquer com rigidez para acompanhar
Ressaltamos ainda a utilização de parafusos auto brocante, sendo este procedimento não permitido em nosso Manual de Instalação, pois, o torque aplicado com a máquina excede a resistência da telha, causando avarias.
Em se tratando de Telha de barro / fibrocimento, durante o processo de manutenção em calhas rufos e chaminés, ocorrem quebras com facilidade, cujo senso mais comum é trocar as danificadas.
A nossas telhas por sua vez, não apresenta esse tipo de problema, ou seja, ao caminhar, apresentam trintas e fissuras, devido ao próprio tipo de material aplicado e processo de produção, todavia, não significa que está intacta ou não sofreu nenhuma avaria, ocasionando infiltração num momento das chuvas. A fissura, por menor que seja e não visível ao olho humano, acarretará vazamentos. Assim, portanto nesse caso, quando identificada, o correto é trocar a telha.

Outro ponto para atenção é a garantia estendida do produto constante em nosso manual de instalação como demonstrado abaixo:
Garantimos este produto, como livre de defeito de material e de fabricação durante o prazo de 90 dias a partir da data de compra, exceto avarias por uso ou manuseio inadequado. Durante o período de vigência da garantia estendida, nos comprometemos a trocar ou a consertar gratuitamente as peças defeituosa, quando seu corpo técnico revelar a existência de defeitos de material ou fabricação. Esta garantia perde sua validade automaticamente se os produtos tiverem sido instalados ou manuseados de forma inadequada, fora dos padrões estabelecido no manual de instalação.
A presente garantia somente terá validade mediante a apresentação deste termo com numero da nota fiscal de venda.
A garantia estendida somente terá validade se o produto for manuseado e utilizado rigorosamente conforme o manual prático de instalação.
Conclusão:

Produto se encontra fora de garantia
Foi utilizado de maneira errônea
Foi oferecido para mitigar os custos de reparo um desconto de 30% no produto novo, e o mesmo foi recusado pelo senhor.

Atenciosamente - SAC IBAPLAC

Consideração final do consumidor

29/05/2024 às 18:15

Falta de seriedade na justificativa do problema. Vinculam o fato da degradação do material a fatores que não influenciaram no problema. Por fim e talvez o mais sensato, evidenciam que o produto tem confiabilidade por apenas 90 dias(Período de garantia), como se telhados fossem itens consumíveis e não precisariam ser duráveis.
Prejuízo de quase 20 k ... Lamentável

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1

Consideração final da empresa

07/06/2024 às 09:25

Lamentamos muito ocorrido e a falta de bom senso do cliente, pois o produto é sim resistente, duravel e confiavel, estamos no mercado a mais de 31 anos,
Existe procedimentos e normas para manter a durabilidade do produto e não foi o caso evidenciado.

ATT- SAC IBAPLAC