Falta de retorno e comunicação confusa em processo seletivo para Facilitadores do Sebrae, conduzido pelo IBS Américas

Não respondida
São Paulo - SP
15/04/2026 às 10:49
ID: 246110097
A cerca de 6 meses atrás, mais especificamente no início de nov/2025, me inscrevi para participar de um processo seletivo de Facilitadores / Professores /Palestrantes para o Sebrae. O processo seletivo está sendo conduzido pelo IBS Américas.
Cumpri todas as fases do processo seletivo e a última referia-se à captação em alguns módulos e a gravação de um vídeo de um dos temas das aulas a serem ministradas.
Durante todo o processo seletivo o canal de comunicação era via a troca de e-mails. Qualquer tipo de e-mail enviado da minha parte para eles, para sanar dúvidas ou ter uma atualização sobre o processo seletivo, não era respondido. Em determinada oportunidade fiz contato por telefone e fui informado que o Núcleo CCQ - Captação, Capacitação e Qualificação de Facilitadores, responsável pelo referido processo seletivo, não atendia chamadas e na ocasião deixei o meu número de whatsapp para receber um retorno daquele Núcleo. Alguns dias depois fui contatado por uma pessoa que me deu alguns esclarecimentos sobre as dúvidas que eu tinha.
Em 25/02/2026 recebi um e-mail daquele Núcleo me prestando uma série de informações e de que a próxima etapa do processo seria a assinatura do Contrato, o qual formalizaria o meu cadastro (e da minha empresa) para futuras atuações como Facilitador do Sebrae. A seguir o parágrafo com tal informação prestada naquele e-mail: "Em breve, você será contatado(a) para recebimento e assinatura do contrato , formalizando seu cadastro para futuras atuações. Após a assinatura,sua documentação será encaminhada ao Sebrae para análise , a fim de verificarem suaaptidão para atuação conforme as exigências contratuais da instituição."
Passados quase dois meses após a última comunicação, nenhum contato foi feito para a assinatura do referido Contrato. Sendo assim, mandei um e-mail e uma mensagem via o whatsapp do IBS Américas para obter uma atualização do processo seletivo. Infelizmente também sem nenhum retorno, até o momento.
Enfim, entendo que o IBS Américas deveria ter mais consideração pelos candidatos que se candidataram ao processo seletivo, entendendo que o fizeram de boa fé e que investiram os seus tempos para cumprir cada uma das etapas propostas por aquela Instituição. A falta de atualização ou de feedback, presentes durante todo o processo seletivo, deixam os candidatos extremamente apreensivos pela falta de retorno. Cabe salientar que a comunicação enviada pela equipe do Núcleo era sempre confusa, sempre deixando margem para interpretações e dúvidas que não podiam ser sanadas pois não havia um canal para tal.
Me causa espanto uma Instituição deste porte se dignar a ser gestora de um processo seletivo deste para o SEBRAE e se portar desta maneira com os candidatos que se inscreveram para participar no mesmo.
Espero que por este canal eu possa obter alguma atualização.