Procedimento de transplante capilar realizado por enfermeiras, com resultado insatisfatório e complicações pós-operatória.

Não resolvido
Jundiaí - SP
28/08/2026 às 14:10
ID: 257640031
Título Sugerido para a Reclamação:Resultado decepcionante, procedimento sem médicos e complicações pós-operatórias graves na icb Jundiaí. Texto da Reclamação:Contratei a clínica icb em Jundiaí-SP para a realização de um transplante capilar, porém a experiência e o resultado foram desastrosos e negligentes.Para começar, o procedimento não foi realizado por médicos, conforme o esperado para uma cirurgia desse porte, mas sim por duas enfermeiras. Durante o processo, houve um desperdício enorme de material biológico: retiraram muito mais folículos do que de fato implantaram, descartando o restante de forma totalmente irresponsável.O planejamento prometido não foi cumprido. Não entregaram nem metade do que foi acordado no contrato e na avaliação e, na região da coroa, praticamente não fizeram nada.Para piorar a situação, mesmo seguindo à risca todas as recomendações pós-operatórias que me foram passadas, desenvolvi complicações de saúde graves no pós-operatório, incluindo foliculite e uma infecção bacteriana severa.Procurei a administração da unidade de Jundiaí para relatar todos esses problemas, manifestar minha total insatisfação e buscar uma solução, mas fui tratado com descaso. A clínica não levou a sério a gravidade da situação, demonstrando falta de compromisso com o paciente e com a saúde humana.Estou registrando esta reclamação para exigir um posicionamento formal e uma reparação da empresa, além de alertar publicamente outros consumidores para que não caiam no mesmo erro e sofram os mesmos danos físicos e emocionais que estou enfrentando.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/08/2026 às 11:04
Bom dia Sr Antonio!
O iCB Transplante Capilar respeita toda manifestação de seus pacientes e está sempre aberta ao diálogo. Entretanto, diante do conteúdo desta reclamação e da gravidade das afirmações realizadas, é necessário apresentar esclarecimentos objetivos, uma vez que parte significativa do relato não corresponde aos registros e à forma como o procedimento foi efetivamente conduzido.
1. O procedimento não foi realizado por médicos, mas sim por duas enfermeiras.
Essa afirmação é incorreta.
O transplante capilar realizado no iCB é um procedimento médico, conduzido pelo médico responsável, que participa diretamente da cirurgia e responde tecnicamente pelo procedimento.
A equipe de enfermagem atua no suporte ao médico e no auxílio durante as diferentes etapas do procedimento, dentro de suas respectivas atribuições profissionais.
Portanto, a afirmação de que o transplante teria sido realizado por enfermeiras não corresponde à realidade do atendimento prestado pela ICB.
2. Houve desperdício enorme de material biológico e retiraram muito mais folículos do que implantaram.
Também não é correto caracterizar dessa forma o procedimento realizado.
A quantidade de unidades foliculares abordada, selecionada e implantada obedece a critérios técnicos e ao planejamento médico individualizado. Durante um transplante capilar, as unidades foliculares passam por etapas de extração, avaliação e preparação, e nem toda unidade extraída necessariamente apresenta condições técnicas adequadas para implantação.
Portanto, não se pode simplesmente comparar quantidade extraída e quantidade implantada e classificar eventual diferença como desperdício ou irresponsabilidade.
O iCB possui registros do procedimento realizado e não reconhece a alegação de que tenha havido descarte irresponsável de material biológico.
3. Não entregaram nem metade do que foi acordado no contrato e na avaliação.
Essa afirmação também não corresponde ao planejamento médico realizado para o caso.
O transplante capilar não é um procedimento em que se possa simplesmente determinar uma quantidade fixa de fios independentemente das condições individuais do paciente. A estratégia cirúrgica considera, entre outros fatores, a disponibilidade da área doadora, as características dos fios, a área receptora e a necessidade de preservar uma quantidade suficiente de área doadora para o futuro.
No caso em questão, o procedimento foi realizado dentro das possibilidades técnicas apresentadas pelo paciente e de acordo com o planejamento estabelecido em avaliação médica.
O iCB não reconhece, portanto, a afirmação genérica de que teria sido entregue nem metade do que foi contratado.
4. Na região da coroa praticamente não fizeram nada.
A distribuição das unidades foliculares não ocorre de maneira aleatória nem necessariamente busca preencher todas as áreas rarefeitas com a mesma intensidade.
A estratégia de implantação é definida pelo médico junto com paciente em consulta considerando a quantidade disponível de unidades foliculares e a necessidade de produzir um resultado natural, harmônico e compatível com as características individuais do paciente. Isso ocorreu neste caso.
A priorização de determinadas regiões não significa descumprimento do procedimento, mas sim uma decisão técnica relacionada ao planejamento do transplante conforme dito acima.
Além disso, a avaliação do resultado de um transplante capilar deve considerar sua evolução ao longo do tempo, e não apenas uma percepção pontual ou subjetiva.
5. Desenvolvi complicações graves, incluindo foliculite e uma infecção bacteriana severa.
OiCB não minimiza qualquer intercorrência relatada por um paciente e reconhece que todo evento pós-operatório deve ser tratado com seriedade e acompanhamento médico.
Entretanto, é fundamental distinguir a ocorrência de uma intercorrência pós-operatória da conclusão de que houve negligência ou falha na realização do procedimento.
Complicações podem ocorrer mesmo quando o procedimento é realizado de acordo com os protocolos técnicos e mesmo quando o paciente segue corretamente as orientações pós-operatórias.
A simples ocorrência de foliculite ou de um quadro infeccioso não permite, isoladamente, atribuir responsabilidade à clínica, sendo necessária avaliação médica individualizada, considerando diagnóstico, evolução clínica, fatores associados e documentação do caso.
O iCB não reconhece, portanto, a conclusão apresentada na reclamação de que as intercorrências relatadas sejam consequência de negligência da instituição.
6. A administração tratou o caso com descaso.
O iCB também não reconhece essa caracterização.
A instituição mantém canais de atendimento e acompanhamento justamente para receber manifestações, esclarecer dúvidas e avaliar eventuais intercorrências.
Sempre que uma situação clínica é apresentada, ela deve ser analisada de maneira responsável, técnica e individualizada, e não por meio de conclusões precipitadas ou de atribuição automática de culpa.
7. Sobre o resultado do transplante
O iCB possui documentação referente ao procedimento, ao planejamento médico e ao acompanhamento do paciente.
O transplante realizado foi compatível com as características individuais apresentadas pelo paciente, a capacidade de sua área doadora e o planejamento médico estabelecido para o caso.
Não seria ético, tampouco adequado, utilizar este espaço para publicar fotografias clínicas, prontuários ou outros documentos médicos do paciente apenas para rebater publicamente sua percepção sobre o resultado. A preservação da confidencialidade e da privacidade do paciente permanece como prioridade da instituição.
Isso não significa, entretanto, que o iCB concorde com as afirmações apresentadas nesta reclamação. Pelo contrário: os registros internos disponíveis não sustentam as alegações de que o procedimento tenha sido realizado por enfermeiras, de que tenha havido descarte irresponsável de folículos ou de que o planejamento médico tenha sido simplesmente descumprido.
OiCB está à disposição para apresentar os esclarecimentos necessários ao paciente pelos canais apropriados, inclusive para que eventuais questões clínicas sejam avaliadas individualmente pelo médico responsável.
A instituição reafirma seu compromisso com a segurança, a ética, a atuação médica responsável e a qualidade técnica de seus procedimentos.
Por respeito ao paciente, não exporemos publicamente seus documentos ou informações clínicas. Por responsabilidade institucional, porém, também não podemos deixar sem esclarecimento afirmações graves que não correspondem à forma como o procedimento foi realizado.
Atenciosamente,
iCB Transplante Capilar
Réplica do consumidor
01/09/2026 às 11:33
Em réplica às alegações da Clínica ICB:
Reitero que a justificativa apresentada é [Editado pelo Reclame Aqui], e meramente retórica, não exime a clínica da responsabilidade pelo resultado insatisfatório. Toda e qualquer limitação biológica ou técnica (como as condições da área doadora) deveria ter sido avaliada e informada de maneira clara, por escrito, antes da contratação do procedimento, e não utilizada agora como pretexto para um resultado que não cumpriu com as expectativas criadas pela própria equipe. Quero ressaltar que quando passei por avaliação para orçamento com a Dr. Isadora representante da clínica fiquei impolgado diante da informação de que eu tinha uma área doadora excelente, e que o transplante iria ficar muito bom.
Código de Defesa do Consumidor protege o cliente contra a publicidade enganosa e a falta de informação transparente. O próprio profissional da clínica reconheceu que há falhas que necessitam de correção. Portanto, exigir cobranças adicionais abusivas para reparar um serviço que não entregou o resultado prometido é ilegal.Tenho provas suficientes para juntar num eventual processo judicial (incluindo registros, áudios e fotos de antes/depois) caso a clínica se recuse a realizar a devida correção sem custos adicionais.
*1. Quanto a alegação de que o procedimento foi feito por médicos e não por enfermeiras, é [Editado pelo Reclame Aqui].*
Enquanto estava na anti-sala cirúrgica (em Campinas) duas moças se apresentaram como efermeiras que iriam executar o procedimento em mim. Fiquei um pouco confuso, pois já havia sido alertado por outros profissionais da área de que em algumas clínicas ofereciam preços um pouco mais baixo; mas deveria tomar cuidado pois o procedimento eram feito por enfermeiras e não por médicos. Contudo pensei: talvez elas vão auxiliar a médica, mas fui conduzido sala de cirurgia por elas e durante todo o preparo até adormecer só elas estavam. Acordei por volta do meio dia sentindo dor, e só elas estavam. Comuniquei que estava doendo, elas tentaram aplicar uma anestesia local mas continuou doendo. Então elas procurou encerrar o procedimento.
2. A clínica negou o desperdício de material biológico. Como mencionei acima eu ja havia acordado da anestesia, e estava ouvindo as enfermeiras conversando, e disse uma para a outra "e essa sobra? (Filicolos) vou perguntar para a médica o que fazer com o restante." ( isso significa que a mesma não estava presente) Percebi quando uma saiu do centro cirúrgico e logo após voltar divsse: "vamos descartar."
3. Quanto as justificativas infundadas, diante do fato da clínica não ter entregado metade do que prometeu.*
Já mencionei acima que na consulta de avaliação para orçamento a médica mesmo constatou-se que eu tinha uma área doadora excelente. E no contrato de prestação de serviços na Cláusula primeira no parágrafo único diz: A contratada se compromete a retirar e implantar o máximo de folículos.
4. Quanto a região da coroa.As alegações da Clínica não são condizentes com o que me informaram e prometeram na consulta para avaliação. Entretanto, uma vez que o pagamento é feito com alguns dias de antecedência depois de feito esse pagamento a história muda completamente. Até mesmo o local (cidade) onde é feito o procedimento. Só fui avisado após o pagamento de que seria feito em Campinas embora eu pensasse que fosse em Jundiaí. Outrossim, a clínica afirma que a evolução é resultado final deve ser avaliado a logo prazo. Na consulta de avaliação a clínica me prometeu que o resultado final seria com um ano(12 meses) entretanto já faz quase 19 meses sem resultado.
Aguardo uma proposta justa e imediata de resolução.
Consideração final do consumidor
04/09/2026 às 07:21
paguei por um procedimento(transplante capilar) e não fizeram metade do que foi contratado, e o pouco que fez foi com enfermeiras e não por médicos.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0