Não resolvido

Valor da evolução de obra fora do combinado

IDEALE EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS

cidade: Guarulhos

O que aconteceu

Fiz a compra de um apartamento em março de 2025 financiado pela caixa dentro do minha casa minha vida com vocês, estava ciente da evolução de obra porem desde o começo venho sendo cobrado uma evolução desproporcional ao que foi alinhado na hora da compra. Minha parcela de financiamento é 1500 a obra esta com 22% de conclusão e deveria ter a cobrança da evolução de 330 reais, porem desde o começo fora do combinado e esta 800 reais agora, pago a entrada para a construtora que foi pouco flexível com o pagamento e talvez seja diretrizes, porem se continuar assim não vou conseguir pagar, pois esta totalmente fora do combinado. Acompanhei outro apartamento de outra construtora e o cronograma da obra vs a evolução caminhou bem alinhado! Algo deve estar errado!

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. IDEALE EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS respondeu

    12/08/2026 às 08:47

    Prezado Sr. Luiz,

    Compreendemos sua preocupação com o valor cobrado a título de evolução de obra e agradecemos por trazer o ponto.

    Esclarecemos que a parcela de evolução de obra é paga diretamente à Caixa Econômica Federal, e não à Incorporadora. Trata-se de encargo do contrato de financiamento firmado entre o senhor e a Caixa.

    No momento da compra é apresentada pela Caixa uma tabela com a previsão dos valores de evolução de obra, que serve apenas como referência estimada. Os valores efetivamente cobrados são apurados pela própria Caixa e podem variar em relação a essa previsão, conforme as regras do contrato de financiamento.

    O cálculo é feito exclusivamente pela Caixa e considera, entre outros fatores: o valor efetivamente liberado à construtora conforme as medições realizadas pelo engenheiro da instituição financeira, a atualização do saldo devedor pela Taxa Referencial (TR) prevista em contrato, e os seguros contratados. Por isso, a parcela incide sobre o saldo devedor liberado pela Caixa, e não sobre a tabela apresentada na compra.

    Para o detalhamento da composição exata da cobrança e o extrato atualizado, o senhor deve solicitá-los diretamente à Caixa, que é a instituição responsável pelo cálculo e pela emissão da parcela.

    Permanecemos à disposição para, junto ao senhor, avaliar as parcelas de entrada devidas à Incorporadora e buscar alternativas de planejamento, dentro das possibilidades contratuais.

    Atenciosamente,

    Atendimento ao Cliente Ideale Empreendimentos.

  2. Consumidor respondeu

    12/08/2026 às 10:49

    Se é sobre o valor que foi liberado para construtora, quem solicitou esse valor a mais! A construtora se isenta da responsabilidade e afirma não ter solicitado qualquer valor a mais do cronograma previsto e assinado na caixa? Entendo que é um previsão porém acho que não existe explicação para estar o triplo do valor da previsão!
  3. IDEALE EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS respondeu

    03/09/2026 às 16:17

    Prezado Sr. Luiz Felipe. Espero que se encontre bem.

    Conforme conversamos por telefone, realizamos a conferência dos valores referentes à evolução de obra e identificamos que as informações apresentadas anteriormente estavam desatualizadas.

    Após a atualização dos documentos e a devida conferência, verificamos que o valor atual da parcela de evolução de obra é de R$ 800,51. Em comparação com o valor apresentado na planilha de projeção CET, foi identificada uma diferença de R$ 87,82, decorrente da atualização pela Taxa Referencial (TR).

    Dessa forma, os valores foram devidamente esclarecidos durante nosso contato e as informações atualizadas foram apresentadas ao senhor.

    Agradecemos pelo contato e permanecemos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários.

    Atenciosamente,

    Atendimento ao Cliente,

    Ideale Empreendimentos.

  4. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Sim
    Nota do atendimento7

    O problema não foi resolvido, e fui direcionado a tentar falar com a caixa!