Serviço de assistência técnica da Apple danifica câmera e causa instabilidade no iPhone

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Canoas - RS

12/02/2026 às 19:16

ID: 240599099

Venho aqui registrar minha TOTAL INDIGNAÇÃO com essa assistência técnica autorizada da Apple.

Levei meu iPhone apenas para uma avaliação preventiva, pois ele havia molhado na pia alguns dias antes. A câmera estava funcionando. Meu objetivo era verificar se havia algum dano interno, nada além disso.

Durante a avaliação, fui informado de que o conector original do carregador estava danificado algo que considerei possível, pois já apresentava mau contato dias antes. Foi cobrado o valor de R$ 550 pela troca.

O primeiro ponto extremamente preocupante é que, sendo uma assistência AUTORIZADA APPLE, foi instalada uma peça similar (termo usado por eles), que na prática sabemos que significa peça paralela, e não original. É inadmissível uma autorizada utilizar peça não original e cobrar um valor elevado como se estivesse prestando um serviço padrão Apple.

A situação piorou quando, ainda dentro da assistência, fui informado de que a câmera frontal não estava funcionando. Porém, ao entregar o aparelho, a câmera estava operando. Após o serviço, a câmera ficou completamente embaçada e inutilizável.

Questionei quanto ficaria para trocar a câmera com eles e fui informado de que o valor seria R$ 550, alegando que já descontariam a mão de obra. O mais absurdo é que uma peça nova original pode ser encontrada em marketplaces e fornecedores por cerca de R$ 250. E não se trata de peça similar, como tentam suavizar trata-se de peça paralela. A diferença de valores é gritante e levanta sérios questionamentos.

Além disso, o aparelho agora:

Está esquentando excessivamente;

Desligou e ligou sozinho três vezes apenas ao abrir o WhatsApp;

Apresenta instabilidade que não existia antes.

Ou seja:
Entreguei um celular funcional (com exceção do possível problema no conector) e recebi um aparelho com câmera comprometida, superaquecendo e apresentando reinicializações aleatórias.

Estou tendo prejuízo profissional, pois dependo do celular para trabalhar. Confiei na assistência justamente por ser autorizada Apple, esperando transparência, peças originais e qualidade no serviço e recebo o aparelho em condições piores do que entreguei.

Exijo uma solução imediata e adequada, sem novos custos, bem como esclarecimentos formais sobre as peças utilizadas no reparo.

Aguardo posicionamento urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

24/03/2026 às 13:33

Oi, Luciane! Lamentamos pela experiência em nossa loja não ter ocorrido de maneira positiva. A loja na qual você realizou este reparo entrará em contato com você para lhe auxiliar nos problemas relatados.

Apenas gostariamos de salientar: A iHelpU não é Autorizada Apple. Reforçamos aqui essa parte do seu relato pois é uma informação equivocada. Não divulgamos essa informação em nenhum de nossos canais de comunicação, nem mesmo em nosso atendimento.

A iHelpU é uma empresa IRP Apple, autorização fornecida pela Apple como um fornecedor de peças independentes de reparo. Ou seja, temos a autorização da Apple para trabalhar com peças não originais. O Reconhecimento IRP pela Apple não possui relação com uma autorizada Apple.

Essas Informações são de dominio público e podem ser confirmadas acessando ao link de empresas IRP Apple:

https://support.apple.com/pt-br/repair/verify-repair-provider

E para Autorizadas Apple:

https://getsupport.apple.com/repair-locations?locale=pt_BR

Consideração final do consumidor

31/03/2026 às 23:02

O atendimento na primeira abordagem não foi boa, tentando conversar novamente com a loja depois de mais ou menos um mês, foi resolvido!

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

4