Desorganização, problemas de comunicação e cobranças indevidas

Respondida
São Paulo - SP
27/06/2022 às 22:46
ID: 145830405
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesHá um mês assinei o contrato de locação de um apartamento junto a essa imobiliária. Desde então, a imobiliária não deixa de me surpreender com as experiências negativas.
De todos os apartamentos que já aluguei, nunca havia visto uma imobiliária tão retrógrada e burocrática em relação aos documentos pedidos.
Além de pedirem coisas que já não se prática no mercado há décadas, utilizam uma ferramenta nem um pouco confiável para assinatura digital. Um aplicativo cuja última atualização aconteceu anos antes de a LGPD entrar em vigor. Esse é o único aplicativo que a imobiliária permite fazer a assinatura digital. Nesse app que tive que colocar toda minha documentação pessoal, sem nenhuma garantia de segurança ou proteção de dados.
Ainda por cima cobram por cada assinatura que os locatários e fiadores fazem via essa plataforma, mesmo todos tendo certificado A1 e sendo perfeitamente capazes de assinar o documento por meios alternativos (e muito mais seguros).
A vistoria do apartamento foi um desastre. O apartamento é velho, e a mobília está toda cheia de danos. A parte elétrica não funciona bem, lâmpadas queimadas, tomadas que não funcionam, mas na vistoria tudo consta como ótimo. Nos foi dado um prazo de apenas cinco dias pra contestação da vistoria (e ainda sim, no grupo de WhatsApp nos informaram que o prazo máximo para envio era quatro dias após a entrega das chaves).
Fizemos a nossa vistoria, o que foi um documento a parte, de mais de 30 coisas que ficaram de fora da vistoria inicial. Ainda sim, há alguns detalhes que não estão sendo considerados da nossa contra vistoria, dizendo que na vistoria feita pela imobiliária as coisas não estavam da maneira que alegamos e documentamos estar.
O fato de a imobiliária fazer um grupo de whatsapp conosco já é fora do padrão é nem um
pouco profissional. Nesse grupo, colocam pessoas que não sei quem é, utilizam o grupo para mandar e pedir documentação. Péssimo para arquivamento de informações ou mesmo para validade legal.
Em Nosso primeiro boleto de aluguel, uma quantia que deveria ser paga ao longo do primeiro mês (e cobrada apenas no segundo) foi inteiramente adiantada. Queriam receber tudo de uma vez, sem nenhum tipo de desconto. Ainda por cima enviaram essa informação com apenas um dia de antecedência. Pedimos para recalcular a quantia do aluguel, e ninguém responde até o dia do vencimento do boleto já ter passado.
Eu nunca vi uma imobiliária tão mal preparada, burocrática e tão pouco profissional como essa.
Compartilhe
Resposta da empresa
29/06/2022 às 10:16
Boa tarde, prezado cliente!
A Imóveis Exclusivos oferece duas opções de assinatura nos contratos, o reconhecimento em cartório ou assinaturas digitais, ambos possuem custos, cabendo ao cliente optar por qual serviço. No caso específico do site da Câmara de Contrato é obrigatório a leitura de como a plataforma funciona antes de utilizar a opção de assinatura digital. Informamos que todas as informações prestadas pelos clientes estão sob a Lei Geral de Proteção de Dados.
A Imóveis Exclusivos atua como intermediária nos processos de Locação, sendo procuradora da parte Proprietária a quem tem que prestar contas, seguindo todas as determinações dela. Desta forma, não é a Imóveis Exclusivos que detém o poder final de decisão acerca das condições estabelecidas para locação, assim como de reparos. O imóvel em questão foi construído em *******, e sua mobília é antiga conforme pode-se constatar na visita no imóvel, antes da intenção de locação. Condição essa que influenciou no valor de locação. Ou seja, um imóvel recém construído com mobília nova teria outro valor estabelecido.
Na vistoria de entrada o laudo descreveu os itens da forma que se encontravam, itens novos como pintura foram apontados como novos, itens com uso foram apontados no seu estado: em bom estado ou descrevendo a irregularidade, com fotos onde apresentam as marcas de uso. Podendo ainda esta vistoria ser questionada em até 05 dias após a entrega das chaves.
A sua contestação foi recebida e encaminhada ao proprietário que deu início aos orçamentos da vedação da pia da cozinha e lâmpadas, itens que não inviabilizam o uso do imóvel. Os demais pedidos feitos ao prestador de serviço também já foram encaminhados. Lembrando que tudo que for estrutural será prontamente atendido pelo proprietário, e os demais aguardamos o parecer do proprietário.
Sobre o primeiro boleto, caso ainda tenha dúvidas, favor entrar em contato direto com o setor de cadastro que emitiu o seu contrato e na época orientou dos valores que seriam cobrados. Caso exista itens pendentes serão prontamente devolvidos.
O Grupo do WhatsApp é exclusivo dos setores da imobiliária para agilizar os atendimentos e está sobre a proteção dos dados LGPD, sendo opcional sua permanência. Caso decida sair do grupo poderá entrar em contato com a imobiliária via e-mail: ******* ou telefone direto da carteira de atendimento:*******.
Ficamos à disposição, Imóveis Exclusivos.