COBRANÇA antecipada por agendamento

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

27/11/2019 às 09:18

ID: 97447791

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

no dia 15/11/******* entrei em contato com o salão via whatsapp,e Marquei horário para atendimento, no dia 30/11/******* as 09;30(AM) , alertei a pessoa que estava marcando que se algo acontecesse neste meio tempo eu entraria em contato desmarcando,os serviços seriam de química, escova e talvez corte de cabelo também com o profissional maicon.
No dia 20/11/******* entraram em contato comigo pelo mesmo whatsapp perguntando se eu havia marcado , eu confirmei e então foi-me passado três arquivos de foto falando que eu deveria pagar um valor para segurar minha marcação de horário visto que eles são muito ocupados e isso demonstrasse que eu iria ao https://******* outros arquivos seriam as contas.
Falei a eles que era ilegal este tipo de cobrança que isto feriria o código do consumidor e projetos de lei aprovados sobre este assunto, e que se era para ser assim , então que colocassem no no instagram (rede sociais) este tipo de informação. Então visto ser ilegal eu pedi a Jaciane (pessoa que se identificou no atendimento por mensagens)que desmarcassem meu horário pois me recuso a pactuar com este tipo de atendimento. A minha colega que indicou o salão não foi cobrada anteriormente como eu fui, entao isso mostra que agem aleatoriamente escolhendo quem deve ou não pagar adiantado pelo serviço ou horario de marcação.
Falei para a empresa sobra a ilegalidade do ato, e como desculpa efarrapada a mesma disse q isso se devia a marcação mesmo que devolveriam no ato do pagamento no dia, porem conforme minha ******* desmarcando o horario.
NÃO SE PAGA ADIANTADO EM MOMENTO ALGUM POR SERVIÇO ALGUM, MUITO MENOS POR UM AGENDA,MENTO. estarei mandando os arquivos com cobranças e contas para provar.
nosso Código do consumidor foi feito para abolir este tipo de prática abusiva tornandoa-a ilegal.
me parece que o Código de consumidor, principalmente em brasilia onde estou passando por isso é desrespeitado paulatinamente [Editado pelo Reclame Aqui] e p-reocupação nenhuma. LEI 8.*******/*******.
"Ele destacou ainda que, quando o consumidor paga antecipadamente pelo serviço não-executado, não tem como avaliar a qualidade e a eficiência dos serviços. Isso pode prejudicá-lo no exercício de alguns direitos concedidos pelo Código de Defesa do Consumidor, como, por exemplo, a possibilidade de desistir do contrato em um determinado prazo" DEPUTADO CELSO RUSSOMANO , no Código de Defesa do Consumidor (Lei *******/90), no artigo referente às práticas abusivas. "A cobrança antecipada é ilegal porque o pagamento deve corresponder ao serviço efetivamente prestado pelo fornecedor".

Compartilhe

Resposta da empresa

01/12/2019 às 07:49

Oi Carolina, bom dia!
Prazer, sou o Maicon Melo do salão In Love!
Não sei se conseguimos te explicar direito, mas na verdade não houve cobrança de valor integral , e sim uma caução de R$ 60,00 para marcação comigo. Porém esse é um pequeno valor de caução que pedimos, assim como alguns hotéis fazendas, pousadas, clínicas de estéticas, tatuadores e etc também fazem, pois infelizmente no Brasil ainda não temos uma cultura do compromisso de agendamento.
Por diversas vezes confirmávamos a agenda 1 dia antes e TODAS as clientes que estavam na agenda confirmavam seu horario! Todavia, quando chovia, quando acordava muito frio ou etc, mesmo tendo confirmado horário, ligávamos pra ver se a cliente estava chegando e era respondido: me desculpe, acabei esquecendo e gostaria de remarcar. Somos uma empresa e por trás existem várias famílias (trabalho com 15 coloristas só em minha equipe) e como reservamos um horário grande pra cada cliente, tendo em vista que o procedimento de mechas demora em torno de 4 a 6 horas, cada vez que a cliente firma um compromisso de vir e falta estamos deixando nossos colaboradores sem trabalhar durante essas 5 horas! Impressionante como o simples fato de pedir esse caução fez com que *******% das clientes comparecessem ao atendimento.
Mas as vezes acontece de uma cliente ou outra não conseguir fazer devido a não usar aplicativos ou outro motivo qualquer, porém elas nos abordam de maneira gentil e respondemos que não tem problema e que mesmo assim o horário dela está confirmado e damos um voto de confiança explicando o motivo do caução e solicitando que, caso tenha algum imprevisto, nos avise com antecedência se possível para que possamos encaixar outra cliente no lugar.
Milagrosamente essas pessoas também não faltam e se acontecer algo, nos ligam um dia antes pra avisar e remarcar, possibilitando que possamos encaixar as clientes que se encontram na lista de espera.
No seu caso, você nos abordou de uma forma não muito gentil solicitando a desmarcação.
Peço perdão se não esclarecemos como deveria. Se sua amiga te indicou creio que ela tenha gostado do serviço!
Nosso salão é um local de profissionalismo, dedicação, compromisso e amizade com as clientes. Somente a minha agenda (Maicon Melo) precisa de fazer esse caução para marcar). Se sua amiga foi atendida por outro profissional do salão realmente não houve cobrança do caução no valor de R$ 60,00 o qual são abatidos no dia do procedimento.
De qualquer forma peço perdão pelo transtorno e desejo que você retorne ao salão para ter uma experiência agradável com um resultado satisfatório, assim como sua amiga que a indicou!
Abraço.
Maicon Melo

Réplica do consumidor

02/12/2019 às 09:35

Prezado Maicon,
eu não abordei vocês em momento algum, Quem me enviou uma mensagem bem desrespeitosa foi o salão, eu somente disse que tinha sim o horário marcado e ja me enviaram esses anexos NADA GENTIS , ja que o senhor preza pela gentileza, devia rever a maneira que o senhor procede a cobrança ilegal. pois caução é ilegal em qualque parte do nosso país.JÁ QUE MORTAMOS NO BRASIL. Ela gostou do serviço porém não passou pelo que eu passei e pelo jeito não foi atendida por você. Morei em 3 estados e jamais passei por isso. se considera isso gentil e legal acho que deve ler o código do consumido r e de boas praticas.
grata pela https://******* entraria em contato com o salão mais de uma semana antes do meu horário para me cobrar um caução. pelo amor de Deus ne. Mesmo por que essa cobrança anterior a qualquer tipo de serviço ( que o senhor nomeia de caução) não é reconhecida no nosso País.Faço tatuagens e faço todos procedimentos falados e nos melhores locais e nunca, jamais cobraram um real antes.
O snehor consegue compreender que eu não estou falando de dinheiro e sim de algo que não é hábito(usos e costumes) nem é legal em nosso país?
Gentileza é algo que me sobra.... quando não tentam passar por cima dos meus direitos como CONSUMIDORA.
infelizmente uma pessoa que não gosta de um local, não o indica.É direito meu não concordar com a forma que é cobrado. NÃO PELO VALOR , mas pelo mesmo SER ERRADO. e tentar inverter o jogo mostrando defeitos da outra pessoa ( que não ocorreu é só o senhor ler as mensagens) é no mínimo mais feio,baixo e degradante para um empresário.. estou pesando ainda se devo me desgastar menso com este assunto. por que mais feio do que estar errado, do que ter uma equipe despreparada é achar que estará certo na maneira ERRADA de proceder cobranças https://******* morasse em ouro país onde isto é reconhecido , sendo então legal.... teria desculpa, mas estamos no Brasil. Desejo-lho sorte e pessoas que se deixem corromper por esta forma abusiva de cobrança.

Consideração final do consumidor

02/12/2019 às 11:26

A cobrança antecipada é ilegal porque o pagamento deve corresponder ao serviço efetivamente prestado pelo fornecedor,
Código de Defesa do Consumidor (Lei *******/90), no artigo referente às práticas abusivas.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0