Não resolvido

Dificuldade em trancar matrícula e cobrança indevida de mensalidades

INSTITUTO BRASILEIRO DE ENGENHARIA ESTRUTURAL

cidade: São Paulo

O que aconteceu

Prezados,

Venho por meio desta plataforma registrar uma reclamação formal contra o IBEE - Instituto Brasileiro de Engenharia Estrutural devido à dificuldade em trancar minha matrícula e a cobrança indevida de mensalidades após a solicitação. A falta de suporte tem sido constante e frustrante.

Matriculei-me no curso de Pós-graduação em Engenharia Estrutural na modalidade EAD. No momento da venda, a equipe foi muito atenciosa e prestativa.

No entanto, devido a problemas financeiros, precisei solicitar o trancamento do curso. Tentei contato com o suporte diversas vezes por meio de WhatsApp. Após uma longa espera, fui informado(a) de que, mesmo trancando o curso, eu teria que continuar pagando as mensalidades, o que é inaceitável e contradiz o Código de Defesa do Consumidor.

Quando pedi mais esclarecimentos sobre essa cobrança, simplesmente fui ignorado(a) e o suporte deixou de me responder. A falta de um processo claro e a demora no atendimento me causaram grande transtorno. Preciso trancar o curso urgentemente, e a instituição está dificultando de forma abusiva.

Solicito a imediata confirmação do trancamento da minha matrícula, com o cancelamento das cobranças futuras. Caso a situação não seja resolvida, tomarei as medidas cabíveis junto ao Procon e outros órgãos de defesa do Consumidor.

Atenciosamente,

*****

E-mail: *****

*****

Reclamações parecidas

2

Interações da reclamação

  1. INSTITUTO BRASILEIRO DE ENGENHARIA ESTRUTURAL respondeu

    15/06/2026 às 11:44

    Olá, Eduardo. Tudo bem?

    Primeiro, peço desculpas pela demora no retorno por este canal do Reclame aqui. Estávamos sem o acesso. De qualquer forma, essa situação foi tratada pelos canais oficiais de suporte ao aluno.

    Sobre sua solicitação, é importante esclarecer que o trancamento acadêmico e as obrigações financeiras da contratação precisam ser analisados conforme o contrato firmado, pois o parcelamento do curso não necessariamente funciona como uma mensalidade de uso avulso.

    Sempre, caso seja identificada qualquer cobrança indevida, faremos a correção necessária.

    Atenciosamente,

    Equipe IBEE.

  2. Consumidor respondeu

    17/06/2026 às 16:53

    Foram me responder depois de 1 ano.... Muita falta de respeito com o consumidor.
  3. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento0

    pessima experiencia