Solicitação de pausa/transferência para jan-26 e anulação de matrícula ( 1 + 11 x )

Em réplica
Barueri - SP
31/10/2025 às 12:27
ID: 230718113
EFETUEI A MATRICULA NA INFNET EM 29 DE JULHO DE 2025 E AS AULAS COMEÇARAM EM 06 DE OUTUBRO DE 2025, POR MOTIVOS QUE NÃO PODEMOS PREVER DA VIDA, MINHA RENDA DIMINUIU (JÁ ME ANTECIPANDO INFORMEI A INFNET QUE NÃO CONSEGUIRIA HONRAR COM OS BOLETOS FUTUROS, DEVIDO A SITUAÇÃO FINANCEIRA) SOLICITEI A PAUSA / TRANSFERÊNCIA DO MEU CURSO MATRICULADO EM SETEMBRO E QUE INICIOU EM 06/10/2025 PARA INICIAR NOVAMENTE EM JANEIRO DE 2026.
ABRI O REQUERIMENTO N: ***** DIA 10/10/2025 - 4 DIAS APÓS INÍCIO DAS AULAS, E FIQUEI AGUARDANDO ONDE DIA 20/10/2025 ME DERAM RETORNO:
PREZADO, ALUNO,
PEDIMOS DESCULPAS PELA DEMORA EM DAR UM RETORNO. SUA SOLICITAÇÃO FOI RECEBIDA E ESTÁ EM ANÁLISE. EM BREVE RETORNAREMOS COM MAIS INFORMAÇÕES ( PRINT DO E-MAIL EM ANEXO ) SOMENTE DIA 24/10/2025 - 18 DIAS DEPOIS DA ABERTURA DO REQUERIMENTO FOI DADO A RESPOSTA ( PRINT EM ANEXO DO E-MAIL) INFORMARAM SOBRE A TRANSFERÊNCIA INFORMANDO QUE SERIA 12 PARCELAS, ANULANDO MINHA MATRÍCULA.
QUANDO PERGUNTAVA SOBRE, INFORMAVAM QUE TINHA OUTROS ALUNOS NA MESMA SITUAÇÃO QUE A MINHA, E QUE ERA PARA AGUARDAR. NESSE MEIO TEMPO A INFNET TAMBÉM COMEÇOU A ALTERAR A GRADE CURRICULAR DOS CURSOS JÁ CONTRATADOS, ONDE MUITOS ALUNOS FICARAM INSATISFEITOS COM A NOVA GRADE, COMO POR EXEMPLO CURSOS QUE ERAM DE GRADUAÇÃO, VIRARIAM TECNÓLGO. INCLUSIVE O MEU CURSO MATRICULADO DE ENGENHARIA DE DADOS E IA SERIA MODIFICADO.
AGUARDANDO A CONCLUSÃO PARA SABER SE PODERIA SER TRANSFERIDO PARA JANEIRO DE 2026, ONDE ME INFORMARAM QUE IRIAM VERIFICAR SE TERIA VAGA PARA A TRANSFERÊNCIA, ONDE A RESPOSTA SÓ VEIO DIA 24/10/2025 - NÃO INICIEI O CURSO TENDO EM VISTA QUE NÃO PODERIA PAGAR NAQUELE MOMENTO. EM MOMENTO ALGUM ME INFORMARAM QUE EU PERDERIA O VALOR JÁ PAGO DE R$ 985,11 QUE PAGUEI DA MATRÍCULA ONDE NO CONTRATO SERIA 1 DAS 12 PARCELAS, FALTANDO SOMENTE 11 PARCELAS EM BOLETO. REITERO QUE EM MOMENTO ALGUM FOI ME FALADO QUE PODERIA ACONTECER A TRANSFERÊNCIA MAS QUE PERDERIA O VALOR JÁ PAGO DE R$ 985,11 QUE NÃO SERIA APROVEITADO.
PARA MINHA SURPRESA RECEBO E-MAIL INFORMANDO QUE PODERIA EFETUAR A TRANFERÊNCIA NO MEU CURSO PARA JANEIRO DE 2026, INFORMANDO QUE SERIA 12 PARCELAS DE R$ 985,11 QUANDO QUESTIONEI SOBRE AS 12 PARCELAS, INFORMANDO QUE MEU CASO ERA DA PAUSA / TRANSFERÊNCIA QUE PRECISAVA UTILIZAR O VALOR DA MATRÍCULA + 11 PARCELAS COMO JÁ ESTAVA FEITO. FUI SURPREENDIDO INFORMANDO QUE PARA SEGUIR COM A TRANSFERÊNCIA PERDERIA O VALOR DA MATRÍCULA.
EU ALUNO ABRO O REQUERIMENTO PARA PAUSAR / TRANFERIR MEU CURSO PARA JANEIRO DE 2026 DEVIDO A DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO PODERIA PAGAR DEVIDO A SITUAÇÃO FINANCEIRA, ELES ME VOLTARAM FALANDO QUE EFETUARIA A TRANSFERÊNCIA MAS SERIA UM NOVO CONTRATO COM 12 PARCELAS, VEJO QUE O ''INSTITUTO INFNET" NÃO TEM O MÍNIMO DE SEMSIBILIDADE COM A PESSOA DO OUTRO LADO / ALUNO. EU SOLICITEI PAUSA E TRANSFERÊNCIA, NÃO ASSISTI AS AULAS, NÃO INICIEI O CURSO ACREDITANDO E ESPERANDO O RETORNO PARA VOLTAR EM JANEIRO DE 2026.
VENHO ATRAVÉS DESSA RECLAMAÇÃO PEDIR UM ACORDO, DE ME DEVOLVER O VALOR DE R$ 985,11 OU ME MANTER MATRICULADO EM JANEIRO DE 2026 - COM O VALOR JÁ PAGO DE 985,11 (ONDE NÃO POSSO SIMPLESMENTE PERDER)
PEÇO A AVALIAÇÃO E SENSIBILIDADE DA INFNET EM VERIFICAR O MEU CASO, E INFORMO QUE QUERO ESTUDAR NA INFNET E EFETUAR MEU CURSO. MAS CASO SEJA SEM SUCESSO, PRECISO NO MÍNIMO DO VALOR ESTORNADO DO QUE PAGUEI, TENDO EM VISTA TUDO QUE EXPLIQUEI NO TEXTO, NÃO QUERO TER QUE LEVAR PARA A JUSTIÇA MAS CASO PREVISO FOR, VOU EFETUAR.
AGUARDO CONTATO O MAIS BREVE, OBRIGADO.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/10/2025 às 18:30
Olá, Thiago!
Entendemos sua preocupação e reconhecemos que imprevistos financeiros podem ocorrer.
Após análise do seu caso, verificamos que sua solicitação de pausa/transferência foi registrada em 10/10/*******, após o início das aulas, que ocorreu em 06/10/*******. Nessa data, o período letivo já estava em andamento e todos os serviços educacionais contratados, como acesso à plataforma, conteúdos, equipe docente e estrutura acadêmica, já estavam disponíveis.
Dessa forma, não é possível reaproveitar o valor pago na matrícula como crédito para uma nova turma ou transferi-lo para outro período letivo, uma vez que o curso já havia sido iniciado e os serviços educacionais estavam à disposição do aluno.
Ainda assim, conforme orientação da Secretaria Acadêmica, foi oferecida a possibilidade de reinício em janeiro de *******, com as mesmas condições financeiras vigentes para os novos ingressantes, visando garantir sua continuidade acadêmica.
Em relação à devolução do valor pago, informamos que os pedidos dessa natureza são avaliados exclusivamente pelo setor de Controladoria, mediante abertura de requerimento formal de cancelamento (tipo B09) pelo portal acadêmico. Ressaltamos que a análise não implica necessariamente em reembolso, sendo o parecer emitido de acordo com as cláusulas contratuais, especialmente a Cláusula 23 do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Reforçamos que nosso objetivo é sempre manter um relacionamento claro e respeitoso com nossos alunos. Permanecemos à disposição pelos canais oficiais para prestar todo o suporte necessário.
Cordialmente,
Jéssica Silva
Instituto Infnet
Réplica do consumidor
02/11/2025 às 11:26
Segue conversa via chat com a INFNET:
Quinta-feira, outubro 16
Thiago Faria de Oliveira 3:14 PM
Requerimento:******* de transferência e cancelamento do boleto 20/10
Resposta do requerimento criado:
Olá, THIAGO
A solicitação B04 - Transferência de classe ou programa (informe a classe desejada) foi recebida pela nossa equipe de atendimento.
O ******* foi:*******.
Havendo vagas, e conforme o regulamento do Instituto, faremos a transferência de sua matrícula para a nova turma. você será informado sobre a transferência dentro de 14 dias (exceto se estivermos em férias coletivas). Se você precisar entrar em contato acerca deste requerimento, basta responder a este e-mail.
Obrigado,
Instituto Infnet
Thiago Faria de Oliveira 3:45 PM
No aguardo.
Atendimento | Secretaria Faculdade Infnet 3:52 PM
[Luiza] Boa tarde, Thiago!
Atendimento | Secretaria Faculdade Infnet 3:52 PM
Vou dar uma olhada, só um momento;
Atendimento | Secretaria Faculdade Infnet 3:57 PM
Thiago, no momento, o processo de transferência se encontra parado porque estamos aguardando mais informações sobre as mudanças curriculares para te informar exatamente qual o planejamento de estudos previsto para a sua formação. Em caso de reinício de curso, o valor das mensalidades constuma continuar o mesmo, e todos os boletos com vencimentos posterior à abertura do requerimento de transferência são cancelados. Então, não precisa se preocupar com a fatura de outubro.
Atendimento | Secretaria Faculdade Infnet 4:00 PM
Peço desculpa pela demora em te dar um retorno. Já sinalizamos à direção que temos alguns alunos nessa mesma situação, que estão com solicitações pausadas em detrimento das alterações curriculares, e foi marcada uma reunião amanhã para discutir o seu caso e desses outros colegas. Assim que tivermos mais informações, você será informado.
Thiago Faria de Oliveira 4:17 PM
Entendi, não estou cursando desde o dia 06 onde teve início das aulas, aguardando a transferência.
Obrigado.
Domingo, outubro 19
Thiago Faria de Oliveira 12:37 PM
Bom dia,
Foi efetuada a reunião ? temos algum parecer já ?
Segunda-feira, outubro 20
Atendimento | Secretaria Faculdade Infnet 5:05 PM
[Luiza] Boa tarde, Thiago!
Atendimento | Secretaria Faculdade Infnet 5:06 PM
A reunião precisou ser remarcada para hoje, mas não foi possível avaliar o seu caso especificamente ainda. Amanhã teremos uma nova reunião em que pretendemos levar sua situação para que seja resolvido o quanto antes.
Thiago Faria de Oliveira 6:14 PM
Entendi, no aguardo obrigado.
Boleto com vencimento hoje, não vou pagar devido a abertura da transferência para janeiro, conforme solicitado.
Atendimento | Secretaria Faculdade Infnet 6:20 PM
Sem problemas, não precisa pagar mesmo.
- Criado o requerimento conforme solicitado:
Olá, THIAGO
Recebemos sua solicitação de B09 - Cancelamento de matrícula .
O ******* foi:*******.
Para iniciar o processo, será agendada uma conversa com a equipe da Central de Coaching e Psicopedagogia ou equipe da Secretaria (para cursos de graduação) ou com o Coordenador Pedagógico (para cursos de pós-graduação). Esse bate-papo é importante para entender melhor os motivos do cancelamento.
Após essa conversa, daremos seguimento ao processo, considerando o valor do contrato e a data da abertura do Requerimento. O prazo de retorno da Controladoria é de 7 dias.
Réplica da empresa
03/11/2025 às 17:35
Olá, Thiago!
Verificamos que sua solicitação de transferência foi registrada em 10/10/*******, após o início das aulas, ocorrido em 06/10/*******. As orientações fornecidas pelo atendimento referiam-se à suspensão temporária dos boletos enquanto o ******* em análise, sem qualquer confirmação de que o valor pago na matrícula seria reaproveitado em outro período.
Conforme previsto em contrato, o valor pago na matrícula corresponde à primeira parcela do curso e garante a vaga, o acesso à plataforma e aos demais serviços educacionais disponibilizados a partir do início do período letivo. Por esse motivo, não é possível utilizar esse valor como crédito ou transferi-lo para outra turma.
Verificamos também que o cancelamento da matrícula foi solicitado em 02/11 e informamos que a solicitação já foi encaminhada à equipe da Controladoria, responsável pela finalização do processo. O pedido será concluído com isenção da multa de cancelamento, conforme as normas internas aplicáveis à data da solicitação. Em breve, você receberá, no e-mail cadastrado no requerimento, as informações referentes ao encerramento do processo enviadas por essa equipe.
Permanecemos à disposição pelos canais oficiais para eventuais esclarecimentos.
Cordialmente,
Jéssica Silva
Instituto Infnet