Atraso de quase 6 meses na entrega e montagem de cristaleira, com falhas no processo.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

18/07/2026 às 12:06

ID: 254240553

Quase 6 meses de atraso na entrega da cristaleira.

No dia 31/01/2026, adquirimos 01 mesa para home office e 01 cristaleira junto à Italínea GSM (Grupo Sousa Monteiro), CNPJ 61.866.656/0004-29, localizada na Av. Paes de Barros, 954 São Paulo/SP, conforme Contrato n 21755.33001.

O pagamento foi realizado integralmente na data da compra.

A mesa de home office foi entregue e concluída. Entretanto, a cristaleira, que faz parte do mesmo contrato, permanece inacabada até hoje (18/07/2026). Já se passaram quase seis meses desde a compra, e o projeto continua sem conclusão.

Durante esse período enfrentamos uma sucessão de falhas:

- Demora excessiva para realização da medição técnica;
- A medição técnica foi realizada de forma incorreta;
- No dia da montagem foi constatado que a cristaleira veio sem a furação necessária para instalação dos LEDs;
- Após a montagem parcial, verificou-se que as portas entregues estavam incorretas (não eram transparentes, conforme contratado);
- Além disso, diversas peças não foram entregues, impossibilitando a conclusão da montagem.

Desde 26/05/2026, a cristaleira permanece parcialmente montada em nossa residência. A única justificativa apresentada pela loja é que as peças "estão vindo da fábrica", porém nunca é informado um prazo concreto para a conclusão do serviço.

Ressalto que cumprimos integralmente nossa obrigação ao efetuar o pagamento, enquanto a empresa, após quase seis meses, ainda não entregou o produto conforme contratado.

Ainda acreditamos em uma solução amigável. Por isso, concedemos à Italínea GSM que nos informe um prazo final para concluir integralmente a entrega e a montagem da cristaleira, com todas as peças corretas e em perfeitas condições de funcionamento, conforme previsto no contrato.

Caso esse prazo não seja estabelecido ou esteja fora das clausulas contratuais, consideraremos definitivamente descumprido o contrato e adotaremos as medidas cabíveis, incluindo:

- Solicitação de cancelamento da compra da cristaleira;
- Retirada das peças instaladas em nossa residência;
- Devolução integral dos valores pagos referentes à cristaleira, devidamente corrigidos;
- Registro de reclamação junto ao Procon e, se necessário, adoção das medidas judiciais cabíveis para resguardar nossos direitos.

Esperamos que a empresa trate este caso com a seriedade que ele exige e apresente uma solução definitiva dentro do prazo do contrato, evitando que seja necessária a adoção de medidas administrativas e judiciais.

Compartilhe

Resposta da empresa

20/07/2026 às 13:34

Olá, Wagner! Espero que esteja bem.

Agradecemos pelo seu contato com a Italínea, fábrica localizada em Bento Gonçalves/RS. Lamentamos pelos transtornos relatados e estamos à disposição para auxiliá-lo na busca de uma solução.

Registramos o protocolo de atendimento n ***** para acompanhar o seu caso. Entrarei em contato pelo WhatsApp utilizando o número informado aqui no site, por gentileza, peço que nos encaminhe cópia do contrato e fotos e vídeos das situações apontadas para que possamos direcionar a loja responsável e obter esclarecimentos e plano de ação.

Também permanecemos à disposição por meio do WhatsApp (54) 3455-5148 caso necessite.

Atenciosamente,

Departamento de Atendimento ao Consumidor
Italínea Móveis Planejados

Réplica do consumidor

20/07/2026 às 14:57

A empresa entrou em contato por meio do WhatsApp solicitando o envio de documentos, fotografias e o detalhamento dos problemas identificados. Todas as informações solicitadas foram prontamente encaminhadas.
Desde então, permaneço aguardando um posicionamento formal quanto à data de conclusão do projeto. Ressalto que o móvel encontra-se integralmente quitado desde janeiro de 2026, porém, até o presente momento, o projeto ainda não foi finalizado, caracterizando atraso excessivo na conclusão.

Consideração final do consumidor

20/07/2026 às 18:37

Empresa demonstra total falta de compromisso com o consumidor. No momento da venda, o atendimento é excelente e todas as promessas são feitas para garantir o fechamento do contrato. Porém, após a assinatura e o comprometimento do cliente com as parcelas no cartão de crédito, o tratamento muda completamente: o consumidor passa a ser apenas um número.
O mais preocupante é constatar, pelas diversas reclamações já registradas, que o atraso ou até mesmo a não conclusão dos projetos parece ser uma prática recorrente. É inadmissível que uma empresa receba o pagamento integral e não cumpra com os prazos e obrigações assumidos.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0